Questões sobre Gestão por Competência

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No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. Na gestão por competências, as ações são prioritariamente direcionadas para o gerenciamento das competências possuídas pelos colaboradores, procurando alinhar a organização a essas competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao modelo de gestão por competências, julgue os itens seguintes. O modelo de gestão por competências tem como meta principal compartimentar os subsistemas e as atividades da organização, considerando que cada um deles possa atuar de modo estanque e autossuficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao modelo de gestão por competências, julgue os itens seguintes. A gestão por competências apoia-se em dois instrumentos fundamentais: o perfil do cargo, contendo as competências e habilidades requeridas para seu desempenho; e a avaliação de potencial das pessoas que integrem a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao modelo de gestão por competências, julgue os itens seguintes. No modelo de gestão por competências, o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais é reconhecido como um ativo essencial e determinante dos bons resultados das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao modelo de gestão por competências, julgue os itens seguintes. No sistema de gestão por competências integrado, a competência constitui a base, pois agrega valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações estão sempre buscando novas pessoas para integrar seus quadros. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de introdução de novos elementos humanos na organização. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. O processo seletivo na gestão por competências tem por objetivo a aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmativas concernentes à gestão por competências, segundo Dutra (2007).

I. Espaço ocupacional tornou-se gradualmente um conceito que procura estabelecer a correlação entre complexidade e entrega.

II. Enquanto na abordagem tradicional de gestão de pessoas pretende-se adequar a pessoa ao cargo, na abordagem por competência, o objetivo é a adequação a uma trajetória.

III. O uso da abordagem por competência na gestão do desenvolvimento das pessoas agrega alto grau de precisão e qualidade.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre gestão por competência, é incorreto afirmar:

  • A. Para alguns autores, a maioria de origem norte-americana, que desenvolveram seus trabalhos nos anos 1970, 1980 e 1990, competência é o conjunto de qualificações que permite à pessoa uma performance superior.
  • B. Alguns autores, como Le Boterf, consideram que competência não é um estado ou conhecimento que se tem. Na verdade, é colocar em prática o que se sabe em determinado contexto.
  • C. Dutra (2007) sugere um mínimo de 15 competências individuais a serem trabalhadas em cada uma das áreas funcionais da organização.
  • D. A caracterização das entregas esperadas ao longo dos níveis da carreira deve ser observável para que elas possam ser acompanhadas.

Em se tratando da gestão por competências, estabelecer as competências organizacionais é fundamental para promover o alinhamento com as competências das pessoas. Nesse contexto, consideram-se competências organizacionais básicas aquelas

  • A. relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais e produtivos para a obtenção de melhores resultados.
  • B. apresentadas nas atividades exercidas na organização, inerentes a cada indivíduo.
  • C. necessárias ao funcionamento organizacional, inerentes à estrutura e à organização para a realização do trabalho.
  • D. que retratam o conjunto interdependente de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a realização das tarefas das equipes.
  • E. relativas a clientes e fornecedores, fundamentais para o sucesso da organização.

Para Rhinesmith, citado por Vergara (2003), competência é uma capacidade específica de executar a ação em um nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o feito desejado.

Entre as competências elencadas por Rhinesmith, é correto afirmar que a gestão da complexidade:

  • A. se condiciona à capacidade de coletar informações em uma base global e utilizá-las.
  • B. diz respeito à capacidade de lidar com muitos interesses concorrentes, contradições e conflitos.
  • C. está relacionada à flexibilidade e à disposição para a mudança.
  • D. se refere à capacidade para lidar com múltiplas habilidades funcionais, níveis diferenciados de experiências e múltiplas origens culturais.
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