Questões sobre Gestão por Competência

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Considere que determinada organização pretenda adotar o modelo de gestão por competências e tenha iniciado o referido processo com a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado para ocuparem posições estratégicas. Com isso, objetiva a disseminação das competências individuais desses profissionais por toda a organização. A abordagem adotada

  • A. Considere que determinada organização pretenda adotar o modelo de gestão por competências e tenha iniciado o referido processo com a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado para ocuparem posições estratégicas. Com isso, objetiva a disseminação das competências individuais desses profissionais por toda a organização. A abordagem adotada
  • B. não se coaduna com o modelo de gestão por competências, cuja primeira etapa consiste em identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada uma das atividades.
  • C. mostra-se equivocada, pois a gestão por competências não se aplica ao alto escalão das organizações, mas apenas aos cargos que requerem competências técnicas.
  • D. encontra-se superada, eis que atualmente são adotados instrumentos mais modernos de seleção de competências, como o grupo focal.
  • E. é pertinente, desde que adotada, na etapa seguinte, o mapeamento das lacunas existentes na organização entre as competências adquiridas na seleção e aquelas anteriormente disponíveis na organização.

As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas:

  I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas.

II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas a Delatel utiliza o conceito de core competence e gestão de competências.
  • B. Apenas a Macrosul utiliza o conceito de core competence e gestão de competências.
  • C. A Delatel e a Macrosul utilizam o conceito de core competence e gestão por competências.
  • D. A Delatel e a Macrosul não utilizam o conceito de core competence e gestão por competências.

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. Competência é o talento natural que a pessoa apresenta e que pode ser aprimorado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. Habilidade é o que as pessoas precisam aprender para desempenhar uma tarefa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após a realização do diagnóstico de competências, em uma organização pública, identificou-se que as competências de um departamento foram classificadas como emergentes, transversais e gerenciais.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta dos atributos utilizados para classificar as competências identificadas na situação hipotética apresentada.

  • A. relevância, papel ocupacional e amplitude
  • B. amplitude, relevância e papel ocupacional
  • C. amplitude, papel ocupacional e relevância
  • D. papel ocupacional, amplitude e relevância
  • E. relevância, amplitude e papel ocupacional

A agregação de valor das pessoas constitui uma forma de contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter suas vantagens competitivas no tempo. Essa afirmação refere-se a uma estreita relação entre

  • A. estratégia organizacional e inovação em produtos.
  • B. conhecimentos e habilidades dos trabalhadores.
  • C. volume de vendas e excelência operacional.
  • D. perfil do cargo e características de seus ocupantes.
  • E. competências individuais e organizacionais.

Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A. Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador.
  • B. O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes.
  • C. As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica.
  • D. As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
  • E. O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional.

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes. Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes. A gestão por competências contribui para manter a rigidez, o isolamento e a estabilidade de cada departamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes. Em razão da dinamicidade das organizações, o desenvolvimento de competências individuais no ambiente organizacional pressupõe a aquisição de conhecimentos ou de saberes por meio da aprendizagem contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado
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