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A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura nacional da área, esta fase consiste
Considerando a competência realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I A competência está incompleta, pois não possui condição.
II O trecho utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos é a condição da competência.
III A competência está incompleta, pois não possui critério.
IV O trecho utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos é o critério da competência.
V O trecho com precisão é o critério da competência.
VI O trecho com precisão é a condição da competência.
Estão CORRETAS as afirmativas
As competências podem ser agrupadas e organizadas em diferentes tipologias. Uma das principais categorias de competências refere-se às atividades mais importantes da organização, fundamentais para a sua sobrevivência e centrais para sua estratégia. Esse tipo de competência é denominado de:
Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado
O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.
"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".
I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;
II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;
III Carece de critério associado a esta competência;
IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;
V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.
Estão CORRRETAS as afirmativas
De acordo com a literatura, o objetivo do mapeamento de competências, enquanto ferramenta de gestão de pessoas, é
Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir:
I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: saber o quê e saber o porquê.
II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a querer fazer.
III. A dimensão atitude envolve saber como e a capacidade técnica de uma pessoa.
Quais estão corretas?
Administração - Gestão por Competência - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:
Administração - Gestão por Competência - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Sobre competências individuais, assinale a alternativa incorreta.
Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda implementar mecanismos de gestão por competências, utilizando-se dos conceitos e práticas correspondentes. Nesse contexto, iniciou identificando, a partir dos conhecimentos e habilidades requeridos para cada cargo, as competências necessárias para o seu desempenho e, paralelamente, aquelas efetivamente disponíveis na organização. Tal conduta se mostra
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