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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão de pessoas por competências busca identificar os pontos de excelência e os pontos de carência, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis.
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Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão de pessoas por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de pessoas que podem agregar valor à organização.
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Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
O primeiro passo para implementação da gestão de pessoas por competências em uma organização é a instituição de um programa de remuneração por competências.
Os modelos tradicionais de gestão de competências enfatizam o conhecimento técnico e a capacidade operacional que um profissional deve ter como requisito mínimo para ocupar um cargo. A partir dos estudos feitos por Daniel Goleman na década de 90, ficou comprovado que os profissionais mais bem sucedidos são aqueles que possuem
capacidade de suportar ofensas pessoais.
elevado quociente de inteligência.
capacidade de liderança situacional.
elevada competência comportamental.
capacidade de evitar conflitos organizacionais.
Dentre as características principais das competências essenciais de uma empresa, aquela que fornece a sustentação a vários produtos ou negócios dentro de uma corporação e que não é propriedade de uma área ou indivíduo isoladamente constitui a(o)
É tarefa essencial da gestão de competências
articular competências técnicas e comportamentais dos indivíduos e integrá-las aos objetivos estratégicos da organização.
descobrir o talento natural de cada pessoa, talentos que podem vir a ser aprimorados por meio de estratégias de coaching.
procurar desenvolver as capacidades produtivas inerentes a uma pessoa. Essas capacidades devem ser relacionadas com o desempenho de uma tarefa específica.
enfatizar os conhecimentos formais e comportamentais que a pessoa precisa adquirir para desempenhar uma tarefa.
aperfeiçoar, nos gerentes, as habilidades práticas relacionadas com a administração competente dos funcionários de uma organização.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema abordado, no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
O modelo de gestão baseado em competências possibilita visão mais clara das possibilidades de ascensão, uma vez que determina um conjunto específico de competências para diferentes níveis de carreira do mesmo eixo, ou mesmo para eixos distintos. Valoriza-se, nesse modelo, o saber fazer.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As mudanças sociopolíticas e socioeconômicas que se operam no cenário internacional e nacional provocam alterações nas políticas internas das organizações. Para sobreviverem, as organizações tendem a espelhar o tempo e o lugar no qual estão instaladas. Conseqüentemente, constata-se mudanças nas práticas da administração de recursos humanos, em razão da chamada "era do conhecimento" em que é destacado o lado humano no discurso empresarial. A partir dessa perspectiva, julgue os itens subseqüentes.
Gestão de pessoas é uma nova designação dada às ações relacionadas ao gerenciamento das competências dos trabalhadores nas organizações, como uma forma de garantir a produtividade em níveis cada vez mais elevados.
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As mudanças sociopolíticas e socioeconômicas que se operam no cenário internacional e nacional provocam alterações nas políticas internas das organizações. Para sobreviverem, as organizações tendem a espelhar o tempo e o lugar no qual estão instaladas. Conseqüentemente, constata-se mudanças nas práticas da administração de recursos humanos, em razão da chamada "era do conhecimento" em que é destacado o lado humano no discurso empresarial. A partir dessa perspectiva, julgue os itens subseqüentes.
As competências dos trabalhadores são naturalmente adquiridas e há uma integração entre as competências individuais e organizacionais; caso contrário, as organizações não sobreviveriam.
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Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências, julgue os itens que seguem.
Competências funcionais de uma organização são aquelas que a diferenciam de seus concorrentes e clientes. Constituem a razão de sua sobrevivência e devem ser desempenhadas em todas as áreas, por grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados.
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