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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.
Entre as características pessoais que compõem o conceito de competência, a teoria da expectativa ou da expectância afeta de forma mais preponderante a habilidade e a capacidade de fazer.
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A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.
Em uma organização, uma forma de avaliar o poder relativo de suas competências e seus processos essenciais é por meio do benchmarking, um método objetivo para classificar as atividades em comparação com atividades semelhantes realizadas por organizações reconhecidas por suas melhores práticas.
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Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
Na gestão por competências, pode ocorrer a captação pela seleção externa de competências e sua integração ao ambiente organizacional, podendo ocorrer tanto pelo recrutamento e pela seleção, no nível individual, e no meio organizacional, por meio de alianças estratégicas.
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Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
A conversão do conhecimento de tácito em explícito efetuase, segundo Nonaka e Takeuchi, de três modos: absorção, identificação e prática.
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Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimento combinado.
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Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
Na gestão do conhecimento, o modo de internalização só pode ocorrer caso se possa reexperimentar as experiências de outras pessoas.
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Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.
A gestão por competências exige atenção prioritária aos aspectos qualitativos do investimento em pessoas e deve ser utilizada para a seleção de pessoas, para o planejamento de carreiras, para a gestão de desempenho e para o desenvolvimento pessoal.
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Uma das principais práticas de gestão contemporânea está relacionada ao mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pelos profissionais em seu cotidiano. Esse conjunto de comportamentos e características, usualmente chamados de competências, tem sido visto como o núcleo dos subsistemas de recursos humanos. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Na abordagem de gestão por competências, o planejamento estratégico e a definição das competências essenciais da organização devem anteceder a definição de perfis de competências profissionais (funções e postos de trabalho) desejados. Esses, por sua vez, definem as bases dos processos de recrutamento e seleção, políticas de sucessão, desenvolvimento profissional e mobilidade, entre outros.
Competência interpessoal é a habilidade de
utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.
separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.
resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.
envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.
desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.
Com relação à gestão por competências, considere:
I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.
II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.
III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.
IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.
V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.
Está correto o que se afirma APENAS em
II, III e V.
II, III, IV e V.
II e IV.
I e III.
I, II, III e IV.
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