Questões sobre Gestão por Competência

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A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.

Entre as características pessoais que compõem o conceito de competência, a teoria da expectativa ou da expectância afeta de forma mais preponderante a habilidade e a capacidade de fazer.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.

Em uma organização, uma forma de avaliar o poder relativo de suas competências e seus processos essenciais é por meio do benchmarking, um método objetivo para classificar as atividades em comparação com atividades semelhantes realizadas por organizações reconhecidas por suas melhores práticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Na gestão por competências, pode ocorrer a captação pela seleção externa de competências e sua integração ao ambiente organizacional, podendo ocorrer tanto pelo recrutamento e pela seleção, no nível individual, e no meio organizacional, por meio de alianças estratégicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

A conversão do conhecimento de tácito em explícito efetuase, segundo Nonaka e Takeuchi, de três modos: absorção, identificação e prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimento combinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Na gestão do conhecimento, o modo de internalização só pode ocorrer caso se possa reexperimentar as experiências de outras pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.

A gestão por competências exige atenção prioritária aos aspectos qualitativos do investimento em pessoas e deve ser utilizada para a seleção de pessoas, para o planejamento de carreiras, para a gestão de desempenho e para o desenvolvimento pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais práticas de gestão contemporânea está relacionada ao mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pelos profissionais em seu cotidiano. Esse conjunto de comportamentos e características, usualmente chamados de competências, tem sido visto como o núcleo dos subsistemas de recursos humanos. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Na abordagem de gestão por competências, o planejamento estratégico e a definição das competências essenciais da organização devem anteceder a definição de perfis de competências profissionais (funções e postos de trabalho) desejados. Esses, por sua vez, definem as bases dos processos de recrutamento e seleção, políticas de sucessão, desenvolvimento profissional e mobilidade, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Competência interpessoal é a habilidade de

  • A.

    utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.

  • B.

    separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.

  • C.

    resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.

  • D.

    envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.

  • E.

    desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.

Com relação à gestão por competências, considere:

I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I, II, III e IV.

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