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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
O desenvolvimento de competências serve de pilar para a busca da manutenção de desempenhos e perpetuação, nos mesmos moldes, do modelo organizacional.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
A transferência e a consolidação de competências ocorrem independentemente do relacionamento com outras pessoas.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
As core competences, ou competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
A definição das competências essenciais da organização garante que a empresa se torne mais competitiva.
Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.
Especialização; Portabilidade; Segmentação; Orientação a Objetivos.
Laboriosidade; Focalização; Customização; Transparência.
Humanização; Comunicabilidade; Interatividade; Operabilidade.
Extensão; Intercambiabilidade; Objetividade; Facilitação.
Flexibilidade; Transferibilidade; Polivalência; Empregabilidade.
A remuneração por competência consiste em
pagar salários previamente estabelecidos pelo Plano de Cargos e Salários da organização.
definir um salário fixo em função do dissídio coletivo.
receber bônus relacionados com as metas alcançadas apenas para os executivos mais competentes.
pagar benefícios aos funcionários quando os negócios da empresa prosperam.
remunerar as pessoas de acordo com a sua avaliação de desempenho.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, considerando a avaliação da aprendizagem em suas diferentes dimensões.
O desenvolvimento de competências é um dos objetivos de uma avaliação que supera a concepção de certificação.
Administração - Gestão por Competência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O domínio de determinadas competências faz com que profissionais e organizações façam a diferença no mercado. Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que
os indicadores de competências gerenciais relacionados à experiência adquirida devem primar pelo respeito aos objetivos organizacionais.
os indicadores de competências gerenciais relativos às qualidades de fundo dizem respeito à formação e valorização dos colaboradores.
os indicadores de competências gerenciais associados à experiência adquirida enfatizam a qualidade nos contatos internos e externos.
os indicadores de competências gerenciais relacionados às qualidades de fundo consideram aspectos relativos a criatividade e à ambição.
Administração - Gestão por Competência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Para alguns autores estudiosos das competências organizacionais existem recursos e competências importantes para as empresas, uma vez que constituem fontes para sustentar atuais ou potenciais vantagens competitivas.
as essenciais são fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.
as distintivas são aquelas reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores.
as de unidades de negócio constituem um grande número de atividades-chave esperadas pela organização das unidades de negócio.
as de suporte constituem atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização.
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