Questões sobre Gestão por Competência

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A gestão por competências tem sido apontada por vários autores como uma das formas das organizações obterem vantagem competiva. Com relação a essa frase é correto afirmar que:

  • a.

    a vantagem competitiva provém do processo de negociação que se estabelece entre as lideranças dos funcionários e a direção da organização.

  • b.

    a vantagem competitiva provém do esforço da organização em identificar requisitos básicos para preenchimento de cargos.

  • c.

    a vantagem competitiva provém do processo de remuneração variável que se implanta na organização.

  • d.

    a vantagem competitiva provém do esforço de capacitação voltado para melhoria da qualidade e atendimento ao cliente.

  • e.

    a vantagem competitiva provém do esforço de relacionar as aptidões do quadro de funcionários a resultados organizacionais.

A gestão de competência no Brasil é um tema relativamente novo e tem despertado interesse tanto dos estudiosos quanto dos responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização:

  • A.

    determine com clareza seus macro-objetivos, metas, missão e visão organizacionais.

  • B.

    possua um quadro de funcionários atento às tendências do macro-ambiente organizacional.

  • C.

    identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.

  • D.

    treine seu quadro funcional para que desenvolva suas funções adequadamente.

  • E.

    selecione de forma adequada seus gestores e funcionários, a partir de perfis predeterminados.

O sucesso da organização está diretamente relacionado com o compromisso com a qualidade dos serviços por ela prestados. O comprometimento vem da compatibilização dos objetivos da organização e de seus empregados e do interesse destes nos resultados. Para isso, é preciso que a atuação dos profissionais seja voltada para a(o):

  • A. especificação das tarefas
  • B. simplificação das atividades.
  • C. uniformidade dos procedimentos
  • D. nivelamento das ações.
  • E. desenvolvimento de competências.

A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

A competência interpessoal é a habilidade de ser eficaz nas relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada às necessidades de cada uma.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações interpessoais interna e externa no local de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A era do conhecimento que estamos vivendo vem valorizando nas pessoas a capacidade específica de executar uma ação em um nível tal de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. Tal capacidade denomina-se:

  • A.

    competência.

  • B.

    aprendizado.

  • C.

    complexidade.

  • D.

    mentalidade global.

  • E.

    característica pessoal.

Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.

Competência corresponde a adquirir, usar, mobilizar, integrar, desenvolver e transferir conhecimentos, recursos, habilidades e experiências que agreguem valor à organização e valor social ao indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.

A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.

É consensual entre os diversos autores a noção de que as competências individuais não formam a base das competências organizacionais e que a aprendizagem não é capaz de promover o desenvolvimento das mesmas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.

Gestão por competências, muito mais do que uma forma de administrar, é uma filosofia de desenvolvimento de talentos nas empresas. Por meio dela é possível orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e os seus objetivos traçados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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