Questões sobre Gráfico de Processamento

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Modernamente entende-se que o trabalho em equipe tende a proporcionar melhores resultados no alcance de objetivos predeterminados. Contudo, temos no campo da administração a utilização de grupos e de equipes. Nesse sentido, sugere-se que as organizações procurem diferenciar equipes de grupos. No seu entendimento:

  • A.

    não há diferenciação entre equipes e grupos.

  • B.

    a equipe exige uma formação mínima, e o grupo tem formação numérica indefinida.

  • C.

    o rótulo equipe ou grupo é dado pelos membros que compõem um ou outro.

  • D.

    a equipe deve ter um elemento de identidade, de natureza simbólica e atuar de forma a colocar os objetivos dos seus membros acima dos interesses pessoais.

  • E.

    a diferença entre grupo e equipe está na remuneração  normalmente os membros de equipe são mais bem remunerados.

O "triângulo", dentro da simbologia do fluxograma, representa a função

  • A. demora.
  • B. inspeção.
  • C. operação.
  • D. transporte.
  • E. armazenagem.

Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou seqüência de procedimentos e rotinas. Os fluxogramas permitem um tipo de análise diferente do que é proporcionado pelas descrições de funções, pois estas se concentram em posições da estrutura organizacional e em órgãos, enquanto os fluxogramas seguem os passos dos processos e rotinas, acompanhando-os na passagem de um órgão para outro.

Os fluxogramas facilitam o trabalho do analista ao permitir melhor compreensão da rotina administrativa. Portanto, pode-se concluir que os fluxogramas (ou gráficos de organização) servem para

I. estabelecer as atribuições de cada órgão ou cargo, em função de situações e condições do ambiente externo à organização.

II. identificar as relações informais entre as pessoas que trabalham em um mesmo órgão ou unidade administrativa.

III. representar a seqüência de procedimentos e rotinas administrativas e operacionais, isto é, a tramitação dos documentos que circulam intra e inter-órgãos.

IV. identificar os passos dos processos e rotinas e acompanhar o percurso dos documentos e informações entre as unidades organizacionais.

V. estabelecer a estrutura hierárquica dos cargos que compõe cada órgão, bem como apresentar novo arranjo físico dos móveis e dos equipamentos em cada órgão.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    somente a proposição II.

  • B.

    somente as proposições III e IV.

  • C.

    somente a proposição V.

  • D.

    somente as proposições I e II.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Instruções: Para responder às questões de números 65 e 66 considere as seguintes informações:

As figuras A, B e C, abaixo, representam modelos contigenciais desenvolvidos por James D. Thompson que examinam tecnologias freqüentemente empregadas nas organizações de serviços e auxiliam a formulação do desenho organizacional destas instituições. Nas figuras, os retângulos representam grupos de trabalho ou organizações, os círculos representam os funcionários e as setas representam o fluxo de trabalho.

As figuras A, B e C representam, respectivamente, tecnologias

  • A. mediadora, intensiva e de vínculo extenso.
  • B. mediadora, de vínculo extenso e intensiva.
  • C. intensiva, mediadora e de vínculo extenso.
  • D. intensiva, de vínculo extenso e mediadora.
  • E. de vínculo extenso, mediadora e intensiva.

Instruções: Para responder às questões de números 65 e 66 considere as seguintes informações:

As figuras A, B e C, abaixo, representam modelos contigenciais desenvolvidos por James D. Thompson que examinam tecnologias freqüentemente empregadas nas organizações de serviços e auxiliam a formulação do desenho organizacional destas instituições. Nas figuras, os retângulos representam grupos de trabalho ou organizações, os círculos representam os funcionários e as setas representam o fluxo de trabalho.

Associando-se as tecnologias identificadas por Thompson com o tipo de serviço prestado pelas empresas, aquelas que utilizam tecnologia intensiva tendem a ser dotadas por estruturas

  • A. apenas funcionais ou divisionais.
  • B. mecanicistas (funcionais e divisionais).
  • C. funcionais ou divisionais de vinculação lateral ou por estruturas matriciais.
  • D. unicamente divisionais de vinculação lateral.
  • E. unicamente de vinculações matriciais.

Um aspecto essencial hoje, no mundo globalizado e cada vez mais ávido por novas tecnologias, diz respeito ao processo de adoção de novos produtos, notadamente a questão do tempo que as pessoas levam para adotar inovações.

Em relação ao tempo de adoção, as pessoas são classificadas em cinco categorias, a saber: inovadores, adotantes imediatos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. As duas faixas de maioria estão concentradas simetricamente em torno do tempo médio de adoção. Os retardatários são, evidentemente, os que mais demoram para aderir.

 O gráfico abaixo considera um modelo normal para os tempos de adoção e divide a curva nas cinco faixas de classificação:

No gráfico, os grupos inovadores e adotantes imediatos correspondem, respectivamente, às seguintes faixas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    IV e V;

  • D.

    II e I;

  • E.

    V e IV.

A sociometria é uma ferramenta analítica que pode ser utilizada no estudo de interações entre grupos, geralmente através de entrevistas e questionários. Os sociogramas são diagramas que mapeiam as interações sociais, e entre seus elementos temos:

  • A.

    as redes prescritas - grupos informais não oficiais;

  • B.

    os agrupamentos sociais - grupos formais como equipes de trabalho ou forças-tarefa;

  • C.

    os agrupamentos gerais - conjuntos formados pela união de redes prescritas e emergentes;

  • D.

    as redes emergentes - grupos definidos por novos departamentos ou seções que surgem na organização

  • E.

    as coalizões - agrupamentos de indivíduos que temporariamente se juntam para atingir um objetivo comum.

Analise as seguintes afirmativas sobre o Diagrama de Entidade-Relacionamento do Sistema de Marcação de Consulta Médica e escolha a opção CORRETA:

I. Como cada ocorrência da entidade Médico está relacionada a apenas uma ocorrência da entidade Especialidade, cada ocorrência da entidade Horário Atendimento é de uma única especialidade.
II. Um paciente pode ser atendido em consultórios distintos, desde que em horários de atendimento diferentes.
III. Uma ocorrência da entidade Horário Atendimento permite identificar relacionamentos existentes entre ocorrências das entidades: Médico, Consultório e Paciente.

  • A.

    Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

  • D.

    Todas as afirmativas são verdadeiras.

Em gestão de projetos várias ferramentas estão à disposição dos administradores.A ferramenta que apresenta a duração de cada atividade, a sua seqüência lógica, quando ela pode ser iniciada, assim como as suas atividades paralelas, chama-se:

  • A.

    Revisão de programas

  • B.

    Gráfico de Gantt

  • C.

    Caminho crítico

  • D.

    Fluxograma de processos

  • E.

    Avaliação de programas

Considere o fluxograma abaixo.

Os números 1, 2, 3, 4 e 5 representam, respectivamente,

  • a.

    conferência, formulário, operação, arquivamento e conferência.

  • b.

    formulário, emissão, análise, arquivamento e formulário.

  • c.

    emissão, relatório, análise, aprovação e arquivamento.

  • d.

    análise, formulário, decisão, arquivamento e análise.

  • e.

    operação, formulário, decisão, arquivamento e operação.

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