Questões sobre Liderança

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A teoria da liderança carismática defende que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias aos próprios líderes ao observarem determinados comportamentos. Assinale a alternativa que indica a(s) característica(s) de um líder carismático.

  • A. Recompensa contigente.
  • B. Sensibilidade às necessidades dos liderados.
  • C. Comportamentos convencionais.
  • D. Estímulo intelectual.
  • E. Introversão e autoconfiança.

Na administração, é importante o profissional ter o conhecimento da personalidade e do modo de agir das pessoas. Quais são as habilidades que o administrador precisa ter para executar eficazmente o processo administrativo?

  • A. Técnica, tecnológica e humana.
  • B. Técnica, humana e conceitual.
  • C. Técnica, tecnológica e de supervisão.
  • D. Técnica e tecnológica.
  • E. Técnica, conceitual e tecnológica.

Assinale a alternativa que indica a função da área de recursos humanos que busca trabalhar com as pessoas para assegurar a realização dos objetivos.

  • A. Planejamento.
  • B. Organização.
  • C. Liderança.
  • D. Execução.
  • E. Controle..

A dominação em geral é um fenômeno que permeia a maioria dos tipos de ação social, inclusive as relações econômicas e políticas. A dominação pode ser fortalecida de duas formas: por meio da legitimação e/ou por meio de uma equipe administrativa. Weber mostra que cada forma de dominação corresponde a um formato específico de administração e cada uma dessas administrações é organizada e remunerada de maneira distinta. O tipo de dominação caracterizado pela obediência inspirada pelo caráter extraordinário do líder é

  • A. legal.
  • B. patrimonialista.
  • C. carismática.
  • D. feudal.
  • E. organizacional.

Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo. Um gerente que adota um estilo de liderança liberal enfatiza as tarefas e a forma de obtenção dos resultados por intermédio de sua equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias da administração trouxeram à tona a questão dos grupos dentro das organizações. Segundo Sobral e Peci (2013), um dos tipos de grupos é aquele que é construído em termos das relações determinadas pela autoridade formal e que se reportam diretamente a um superior hierárquico. Esse é o grupo de

  • A. competência.
  • B. comando.
  • C. controle.
  • D. referência.

Liderança envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos. Há vários estilos de liderança, aquele em que o líder é focado apenas nas tarefas denomina-se _________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A. Liderança autocrática.
  • B. Liderança democrática.
  • C. Liderança liberal.
  • D. Liderança paternalista.

Um dos temas mais importantes no estudo de liderança é o processo racional de tomada de decisão, objetivo de análise e de propostas de modelos. Com relação a esse tema, condiz com os estilos de liderança estudados nas relações humanas na administração,

  • A.

    o nível de planejamento estratégico empresarial, possibilitando a análise e trabalho em equipe.

  • B.

    as variáveis de nível macroambiental e microambiental que favorecem a análise ambiental.

  • C.

    as variáveis da política de regras e políticas disciplinares em relação ao ambiente externo.

  • D.

    as variáveis da política de regras e políticas disciplinares em relação ao ambiente interno.

  • E.

    as lideranças autocrática, democrática e liberal.

O administrador é o proissional que gerencia a organização, soluciona problemas, dimensiona recursos, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações, enim, toma decisões embasadas em fatos concretos. O conhecimento tecnológico da administração é fundamental para o exercício de suas funções, mas há um elemento pertencente ao processo que precisa ser considerado – a personalidade e o modo de agir do administrador, ou seja, suas habilidades. Habilidade é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis. Para um administrador executar eicazmente um processo administrativo, são necessárias ao menos três habilidades:

  • A. habilidade técnica, gerencial e humana
  • B. habilidade de controle, humana e gerencial
  • C. habilidade humana, gerencial e conceitual
  • D. habilidade de controle, técnica e conceitual
  • E. habilidade técnica, humana e conceitual

A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.

Segundo o modelo de liderança proposto por Fiedler, o desempenho eficaz das equipes é o resultado da combinação entre o estilo de interagir do líder com os membros da equipe e o controle e influência do líder sobre a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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