Questões sobre Liderança

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Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.

A liderança não está associada a estímulos e incentivos que possam provocar motivação nas pessoas para a realização da missão e dos objetivos organizacionais, visto que tal função é uma atribuição da chefia dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Para exercer a liderança é necessário que o funcionário tenha habilidade de relacionamento com as equipes e motivação para condução das atividades propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes a respeito de funções administrativas.

O controle técnico é exercido pelos gerentes ou líderes, que utilizam o poder racional legal do seu cargo para induzir ou inibir algum comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à liderança, assinale a alternativa correta.

  • A. O líder transformador focaliza os interesses dos seguidores na missão ou causa.
  • B. O líder transacional possui a capacidade de motivar os subordinados para transcender seu desempenho esperado.
  • C. O líder ditador enfatiza os relacionamentos e o auxílio aos outros para desenvolver seu potencial mais alto.
  • D. O líder carismático oferece recompensas em troca de desempenho.
  • E. O líder interativo lidera por meio de intimidação e medo que incute nos subordinados.

Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que depende mais da eficiência dos processos produtivos e que permite que seus preços atuem como barreira contra novos ingressantes e produtos substitutos.

  • A. Foco em produtos em particular.
  • B. Foco em grupos específicos de clientes.
  • C. Liderança do custo.
  • D. Foco em mercados geográficos específicos.
  • E. Diferenciação.

O líder assume, na equipe de trabalho, um papel fundamental, especialmente quando manifesta a priorização do elemento humano, contribuindo, de forma efetiva e permanente, para o crescimento dos componentes da equipe e a busca, de forma coerente e coletiva, do alcance dos objetivos da organização. A liderança manifesta-se e consolida-se nas relações

  • A. intrapessoais no ambiente de trabalho. Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. A liderança é inata.
  • B. formais das empresas. Um líder é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e, geralmente, recebe o título de gerente, diretor ou supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder. A liderança é inata, mas exige conhecimento técnico.
  • C. interpessoais no ambiente de trabalho. Conduzem pessoas e organizações em direções que, sozinhas, não seguiriam. A liderança pode ser ensinada e aprendida.
  • D. internas da organização empresarial. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação intrapessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.
  • E. sociais. É a força da autoridade que os chefes, em geral, possuem, devido a sua posição privilegiada no organograma da organização, que dá a ele a eficácia em dirigir pessoas. Essa autorização é sacramentada e garante o desempenho do verdadeiro líder.

Os valores humanos da sensibilidade, do cuidado, da convivência e da sustentabilidade podem impor limites à voracidade do poder-dominação e à produção-exploração. O maior patrimônio da empresa é o ser humano e, para isso, a empresa precisa conscientizar seus líderes a valorizarem, saberem comunicar-se e relacionar-se com seus colaboradores. Com a perspectiva descrita, assinale a alternativa incorreta.

  • A. O verdadeiro líder de uma equipe deve compartilhar a liderança com outros membros da equipe, inclusive estimulando esse compartilhamento, pois, assim, estará elevando a autoestima e a satisfação pessoal daqueles que assumem compromissos com a equipe em situações específicas, bem como fará aumentar a busca de aperfeiçoamento e de novos conhecimentos e competências.
  • B. O verdadeiro líder de uma equipe deve estar atento às necessidades de seus liderados, quer seja no campo pessoal, quer seja no desempenho profissional. Deve estar constantemente empenhado na melhoria das relações interpessoais do grupo, no crescimento individual de cada componente desse grupo, na aquisição de novos conhecimentos, no desenvolvimento de novas competências, no autoconhecimento e na aceitação do outro como um indivíduo especial.
  • C. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber mandar e conseguir que a equipe execute as metas da empresa. É, ao mesmo tempo, saber agradar e mostrar simpatia às pessoas, sabendo que os objetivos das organizações vigentes não combinam com a fantasia e a criatividade dos trabalhadores. Deles só quer utilizar a força de trabalho, muscular ou intelectual.
  • D. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber elogiar, pois as pessoas gostam de se sentir especiais. O melhor elogio que alguém pode receber é aquele dado pelo seu líder. O bom líder dedica um tempo observando o trabalho dos outros e não hesita em dizer quando eles fizerem um bom trabalho. É generoso e sincero nos seus elogios.
  • E. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber ouvir.

O ambiente das organizações apresenta-se cada vez mais desafiador. A liderança neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional, presente em todos os momentos. Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.

  • A. Na escola de Administração Científica, a função do líder era a de estabelecer um relacionamento interpessoal eficaz e motivador para, assim, cumprir critérios de desempenho, no intuito de alcançar os resultados esperados.
  • B. Na escola das Relações Humanas, a função do líder era a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender aos objetivos organizacionais.
  • C. No modelo da Grade Gerencial ou Grid Gerencial, proposto por Blake e Mouton, os estilos gerenciais são baseados na “preocupação com pessoas”, sendo essa a única variável que compõe o modelo.
  • D. Na teoria situacional de Hersey e Blanchard, apesar de considerar que todas as variáveis situacionais sejam importantes, a ênfase recai sobre o comportamento do líder em relação aos subordinados.
  • E. A teoria situacional de Hersey e Blanchard pertence à escola comportamental ou abordagem comportamental.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A liderança e o poder relacionam-se à área de comportamento organizacional, dado que são fenômenos sociais e interacionais que ocorrem nas organizações, e fora delas, por influência interpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.

De acordo com princípios da gerência colaborativa, os gestores devem abdicar de sua posição de liderança e destiná-la a seus subordinados, a fim de que estes tomem as decisões sobre as mudanças nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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