Questões sobre Liderança

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A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.

Os gestores que conseguem que seus liderados realizem as metas necessárias para a organização, possuem características como autoconfiança e inteligência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A liderança pode ser exercida sob dois aspectos: comportamentos do líder orientados para o relacionamento com os liderados, e comportamentos do líder orientados para as tarefas dos liderados. De acordo com as características definidoras da liderança, assinale a opção correta.

  • A.

    As tarefas altamente estruturadas e definidas podem neutralizar a influência do líder que tenha comportamentos orientados para o relacionamento com os liderados.

  • B.

    O trabalho que apresenta feedback pode neutralizar a influência do líder orientado para as tarefas.

  • C.

    Um funcionário que tenha experiência e treinamento pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para as tarefas dos liderados.

  • D.

    As metas explicitamente formalizadas podem substituir os líderes orientados para o relacionamento com seus liderados.

  • E.

    Um funcionário indiferente às recompensas oferecidas pela organização pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para o relacionamento com os liderados.

O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O estilo de liderança autocrático, que enfoca as relações humanas em detrimento da produção e permite a participação das pessoas na tomada de decisões, é próprio de empresas em que há pessoas mais qualificadas que necessitam de precisão nas tarefas executadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem comportamental de liderança, o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

A liderança é considerada mola mestre para o sucesso de qualquer organização. No ambiente de trabalho existem diferentes tipos de poder. Com relação aos tipos de poder na organização é correto airmar:

  • A. Poder de Recompensa está associado a pessoas que estão em uma posição para punir, atuar sobre os outros.
  • B. Poder de Conexão está relacionado às habilidades do líder, ao seu talento e a sua bagagem de experiência anterior.
  • C. Poder Coercitivo é o poder que o líder tem de inluenciar os seus liderados, por seu caráter, por ser respeitado.
  • D. Poder de Convencimento é inerente também à organização. Está associado ao título de uma pessoa e a suas responsabilidades de trabalho.
  • E. Poder Legítimo é o poder inerente à estrutura da organização, é atribuído de acordo com a posição que o indivíduo ocupa nesta.

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, objetivando o alcance de metas organizacionais por meio da direção dos colaboradores. Sobre os estilos e modelos de liderança, é INCORRETO afirmar que

  • A. a liderança transacional apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos subordinados, a partir de uma política de recompensas (materiais e/ou psicológicas), ou ainda, de ameaças, para conseguir a realização das metas.
  • B. a liderança voltada para pessoas compreende a criação de uma clima no qual estas se sintam confortáveis. Quando esse tipo de liderança é levado ao extremo, permite-se a classificação do líder como permissivo ou omisso.
  • C. a liderança orientada para tarefa foca a busca do cumprimento de metas e da superação da concorrência, ou seja, possui muito mais preocupação com as atividades do que com o grupo que a executa.
  • D. a liderança carismática consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas, sendo capaz de incentivar os seguidores a superar seu desempenho passado e seu interesse pessoal, criando um sentido de comprometimento em relação aos objetivos.
  • E. a liderança autocrática concentra o poder de decisão no líder, enquanto que a liderança democrática tem o poder de decisão influenciado pelos integrantes do grupo. Esses estilos são reconhecidos desde a Antiguidade Clássica, assim como suas disfunções: a demagogia e a tirania, respectivamente.

Hospitais e clínicas são instituições com estrutura pública ou particular com inalidade também de ensino e pesquisa; os serviços são pessoais, porque não existe a enfermidade, existe o enfermo; a autoridade médica é maior que a administrativa; o pessoal que trabalha é heterogêneo e de nível universitário; nunca se encerra o serviço, deve-se contar com pessoal para trabalhar 24 horas; é de difícil medição e interpretação, pois não dá para medir quanta saúde se tem obtido, mas quantas cirurgias e quantas consultas; e muitas unidades trabalham provocando déicit econômico, mas não podem ser desativadas. Na organização hospitalar existe uma constante renovação na área técnica/ médica. Porém, na área administrativa, o mesmo não ocorre com tanta frequência, o que provoca a acomodação do administrador em busca de mudanças das rotinas de trabalho. Para se exercer a função de gestor hospitalar, é correto dizer que é necessário:

  • A. Saber articular as equipes para contornar os problemas; renovar projetos de tecnologia com proissionais que possam acompanhar as inovações, nos preceitos da legislação vigente; promover o pessoal para trabalhar com melhores remunerações. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser um negociador, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição durável, que deve dar lucros por muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de vantagens sociais e econômicas.
  • B. Saber ordenar as pessoas para não se esquivarem das responsabilidades; atuar nos programas de concorrência dos proissionais para garantir os recursos, pois sem recursos o hospital irá fechar; promover a competição interna com o pessoal para o trabalho render mais que as capacidades individuais. E cabe ao diretor dar o exemplo de submissão ao trabalho. O diretor deve ser um ágil trabalhador, de forma que os proissionais pensem nele como referência no hospital e uma personalidade estável, que deve se manter muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e econômicos para a equipe.
  • C. Saber coordenar as complexas atribuições das equipes multidisciplinares em suas atividades; renovar o pessoal com a frequência necessária para acompanhar a inovação tecnológica, pois sem renovação o hospital irá declinar e morrer; promover a motivação do pessoal para trabalhar sem os recursos necessários. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser rápido em detectar os desvios dos objetivos, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição sustentável, que deve durar muitas gestões e ser um multiplicador e acelerador de benefícios pessoais e econô
  • D. Saber coordenar as atividades para se atingir os objetivos; promover programas de capacitação dos proissionais para acompanhar as inovações, pois sem renovação o hospital irá declinar e morrer; promover a motivação do pessoal para trabalhar com entusiasmo. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser um hábil negociador, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição estável, que deve durar muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e econômicos.
  • E. Saber completar as atividades para se atingir os objetivos; atuar em programas de capacitação para renovar os proissionais com as inovações, pois sem inovação o hospital irá icar no passado; promover a movimentação do pessoal para trabalhar em qualquer setor do hospital com entusiasmo. E cabe ao diretor dar o exemplo dessa dedicação ao serviço. O diretor deve ser um hábil trabalhador, de forma que os proissionais pensem nele como uma referência na instituição, estável, mantendo-se por muitas gestões e sendo um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e administrativos.

A gestão de pessoas compreende uma infinidade de variáveis que influenciam o comportamento humano, e a liderança é uma delas. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta o nome do modelo de liderança que emerge de estudos contemporâneos e foca nas relações de interesse dos liderados, muitas vezes oferecendo recompensas ou ameaças.

  • A. Liderança Carismática
  • B. Liderança Situacional
  • C. Liderança Bidimensional
  • D. Liderança Transformadora
  • E. Liderança Transacional

Quando falamos da gerência dos serviços de saúde, se não podemos airmar que exista uma forma ótima de gerenciar, podemos, pelo menos, identiicar os fatores que diicultam uma gerência eicaz dos serviços de saúde.

Nesse sentido, o papel do gerente é fundamental na articulação das relações entre as pessoas, as estruturas, as tecnologias, as metas e o meio ambiente, incluindo aí os usuários dos serviços. Assinale a alternativa correta:

  • A. O gerente não é apenas o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos, mas também por mobilizar e comprometer seus funcionários na organização e produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades de saúde da população.
  • B. O gerente é apenas responsável pelo planejamento e organização. A coordenação e controle é uma competência dos auxiliares e estagiários, que devem alocar, de maneira adequada, os recursos; também devem se mobilizar e se comprometer, como funcionários, na organização, e executar a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população.
  • C. O gerente é o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos. Mas por mobilizar e comprometer os funcionários na organização, deve recorrer à diretoria desta para que a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população seja realizada.
  • D. O gerente não é apenas o responsável pelo plano da organização e pela coordenação do controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos dispostos a colaborar, mas, também, por mobilizar e comprometer a direção da organização. Deles depende a produção dos serviços de saúde, que assistam as necessidades da produção.
  • E. E) O gerente não é apenas o responsável pela organização, deve ter coordenação e controle, para aferir, de maneira adequada, os recursos propostos, mas também por agilizar o comprometimento de seus funcionários, para obter na organização a produção dos serviços e a saúde da força de trabalho e que atendam às suas necessidades de saúde.

A liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deve ser um líder para lidar com as pessoas com as quais trabalha. (CHIAvENATO, I. Administração nos novos tempos. Brasil: Elsevier, 2005) Com base na conceituação de Liderança, analise as afirmações abaixo:

I- A abordagem Situacional de Liderança indica que a liderança depende de forças presentes no administrador, nos subordinados e nas situações.

II- Estilo de liderança é um comportamento específico do líder para melhor influenciar as pessoas.

III- Liderança liberal é o estilo no qual o líder se comporta de modo comunicativo, encorajando a participação dos membros, orientando o grupo e ajudando-o na solução de problemas.

IV- Liderança é sinônimo de administração.

É correto apenas o afirmado em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I e IV.

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