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Uma organização realiza sua avaliação e diagnóstico da gestão organizacional com base no modelo de excelência da gestão. Essa empresa compreende claramente a relação de interdependência entre seus diversos componentes, e também entre a organização e seus fornecedores, clientes e sociedade. Seus gestores atuam de forma aberta, democrática e motivadora, visando à promoção da cultura da excelência, além de perseguir o alcance de resultados consistentes que assegurem a perenidade da organização, com o aumento do capital intelectual e financeiro, além da relevância da marca.
Tendo por base os critérios de excelência, julgue os itens a seguir, relativos à organização hipotética acima descrita.
Como critério de excelência, essa organização adota o fundamento liderança e constância de propósito.
Considerando os estilos de liderança, um estilo que se caracteriza pelo excesso de liberdade permitida aos subordinados, possibilitando uma situação em que as pessoas não conhecem os objetivos e/ou realizem algo é denominado:
Liberal.
Autocrático.
Democrático.
Equipe.
Julgue o próximo item, relativo a aspectos da função de direção.
As competências gerenciais são divididas em três categorias de habilidades: conceituais, humanas e técnicas, variando a ênfase de acordo com o nível hierárquico ocupado na organização.
Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.
Nem todo chefe pode ser considerado um líder, assim como nem todo líder pode ser visto como um chefe.
Julgue os itens a seguir, acerca de descentralização e delegação, cultura organizacional e motivação e liderança.
A liderança autocrática não produz resultados em grupos de baixa maturidade, pois não é focada nas tarefas e sim na opinião das pessoas.
Considerando os conflitos nas organizações e os estilos de negociações, o estilo que ao mesmo tempo é confrontador e cooperativo, sendo útil quando se necessita encontrar soluções nas quais os dois lados tenham seus interesses preservados; portanto, requer um compromisso mútuo é denominado:
Colaborativo.
Contestador.
Confrontador.
Dificultador.
Julgue os itens que se seguem, referentes às relações humanas no trabalho e aos diferentes tipos de liderança.
De acordo com o modelo de liderança liberal, o líder deve ser pessoal nos elogios e nas críticas, e a divisão das tarefas deve ocorrer a critério do próprio grupo.
Julgue os itens que se seguem, referentes às relações humanas no trabalho e aos diferentes tipos de liderança.
Emergente é o líder que reúne habilidades para conduzir a equipe a objetivos específicos, porém, nessa situação, a equipe geralmente se desorganiza, o que pode gerar insegurança e atritos entre os membros da equipe.
Julgue os itens que se seguem, referentes às relações humanas no trabalho e aos diferentes tipos de liderança.
O líder situacional assume o seu estilo de liderar conforme as diferentes situações cotidianas e, consequentemente, o grupo se sente mais motivado e seguro.
Julgue os itens que se seguem, referentes às relações humanas no trabalho e aos diferentes tipos de liderança.
O líder autocrático pronuncia comentários irregulares sobre as atividades dos membros da equipe e determina as providências para a execução das tarefas apenas quando solicitado.
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