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Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.
De acordo com os estudos clássicos a respeito de estilos de liderança, administrador que conduz seus subordinados por meio de liderança liberal obtém produtividade superior à obtida por aquele que adota liderança autocrática, em razão da criatividade e da inovação geradas.
Com relação a administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
O psicodrama é a técnica de seleção de pessoal indicada para gestores que busquem uma medida objetiva com resultados em percentis de comportamento e aptidões de uma pessoa em determinados trabalhos.
A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.
I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.
II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.
III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.
IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Liderança não é uma qualidade intrínseca da organização formal, surgindo de forma natural nos agrupamentos humanos.
Entre os principais métodos tradicionais de avaliação de desempenho utilizados nas organizações, a técnica em que o líder observa e registra fatos excepcionalmente positivos e os excepcionalmente negativos na atuação do avaliado, focalizando as exceções positivas e negativas, no comportamento profissional das pessoas, denomina-se método
dos incidentes críticos.
das escalas gráficas.
da pesquisa de campo.
da escolha forçada.
de frases descritivas.
O poder é a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais, o que distingue a posição de liderança. Dos tipos de poder organizacional, aquele que está baseado nos talentos e nas habilidades, que deriva dos talentos especiais, do conhecimento e da experiência anterior de um gerente, é o poder
carismático.
de referência.
de informação.
de especialização.
coercitivo.
As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos:
inteligência geral; interesses e atitudinais.
contingenciais; reforço e motivacionais.
traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais.
traços de caráter; contingenciais e aprendizagem.
estilos de poder; sistêmicas e comportamentais.
Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança
liberal.
autocrática.
democrática.
situacional.
centralizadora.
A respeito do trabalho em equipe nas organizações e da administração da diversidade de funcionários, julgue os itens seguintes.
Em uma equipe, o poder deve ser compartilhado entre os membros para que a liderança não seja confundida com chefia.
Como se denomina o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas?
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