Questões sobre Liderança

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Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.

De acordo com os estudos clássicos a respeito de estilos de liderança, administrador que conduz seus subordinados por meio de liderança liberal obtém produtividade superior à obtida por aquele que adota liderança autocrática, em razão da criatividade e da inovação geradas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

O psicodrama é a técnica de seleção de pessoal indicada para gestores que busquem uma medida objetiva — com resultados em percentis — de comportamento e aptidões de uma pessoa em determinados trabalhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Liderança não é uma qualidade intrínseca da organização formal, surgindo de forma natural nos agrupamentos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os principais métodos tradicionais de avaliação de desempenho utilizados nas organizações, a técnica em que o líder observa e registra fatos excepcionalmente positivos e os excepcionalmente negativos na atuação do avaliado, focalizando as exceções positivas e negativas, no comportamento profissional das pessoas, denomina-se método

  • A.

    dos incidentes críticos.

  • B.

    das escalas gráficas.

  • C.

    da pesquisa de campo.

  • D.

    da escolha forçada.

  • E.

    de frases descritivas.

O poder é a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais, o que distingue a posição de liderança. Dos tipos de poder organizacional, aquele que está baseado nos talentos e nas habilidades, que deriva dos talentos especiais, do conhecimento e da experiência anterior de um gerente, é o poder

  • A.

    carismático.

  • B.

    de referência.

  • C.

    de informação.

  • D.

    de especialização.

  • E.

    coercitivo.

As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos:

  • A.

    inteligência geral; interesses e atitudinais.

  • B.

    contingenciais; reforço e motivacionais.

  • C.

    traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais.

  • D.

    traços de caráter; contingenciais e aprendizagem.

  • E.

    estilos de poder; sistêmicas e comportamentais.

Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança

  • A.

    liberal.

  • B.

    autocrática.

  • C.

    democrática.

  • D.

    situacional.

  • E.

    centralizadora.

A respeito do trabalho em equipe nas organizações e da administração da diversidade de funcionários, julgue os itens seguintes.

Em uma equipe, o poder deve ser compartilhado entre os membros para que a liderança não seja confundida com chefia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como se denomina o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas?

  • A. Liderança.
  • B. Consentimento.
  • C. Missão.
  • D. Autoridade.
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