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Uma das formas de estudar a liderança consiste em focalizar a personalidade dos líderes. Esse tipo de estudo baseia-se em biografias e em:
Existem várias teorias sobre a liderança, as quais podem ser reunidas em três grandes grupos: teorias de traços de personalidade, teorias relativas aos estilos de liderança e teorias situacionais de liderança. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
I As teorias dos traços de personalidade baseiam-se no pressuposto de que certas pessoas possuem uma mistura de traços de personalidade que, depois de definidos, podem ser utilizados para identificar potenciais líderes e para avaliar a eficácia da liderança.
II As teorias situacionais de liderança tentam explicá-la, recorrendo a variáveis situacionais. Essas teorias permitem ao líder uma maior versatilidade na sua atuação, uma vez que o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, de acordo com a situação.
III As teorias dos estilos de liderança estudam a liderança em uma perspectiva de comportamento do líder em relação às pessoas de um grupo ou de uma organização.
IV Nas teorias dos estilos de liderança destaca-se a que utiliza três estilos de liderança: autocrático, democrático e o liberal.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
4
A divisão dos poderes de decisão entre o chefe e a equipe é uma característica do estilo de liderança denominado
A influência exercida pelo líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele denomina-se poder
Conduzir uma equipe de trabalho com o objetivo de se alcançarem as metas propostas é função do
presidente.
líder.
disseminador.
monitor.
controlador de distúrbios.
A respeito da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.
retende criar uma auditoria de processos gerenciais, que avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos diversos setores componentes da organização. Para compor sua equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização. Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações.
Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela evocado, julgue os próximos itens.
Maria, em termos de liderança, se pauta na teoria X de McGregor.Segundo Likert, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um gerente com estilo de liderança autoritário coercitivo.
Criação de ambiente de completa confiança, em que os subordinados sentem-se livres para agir, com ideias de uso construtivo.
Criação de ambiente de desconfiança dos subordinados, com decisões centralizadas no topo da organização, pouca comunicação e ênfase nas punições.
Criação de clima de confiança condescendente, com poucas comunicações, algumas decisões descentralizadas, pouca interação pessoal e presença de castigos potenciais.
Estímulo ao envolvimento grupal e à responsabilidade pessoal em todos os níveis.
Estímulo a recompensas sociais e poucas punições aplicadas.
O diretor de uma grande empresa argumenta que a liderança transformacional é necessária para gerenciar mudanças e ajudar a organização a superar crises, porque esse tipo de líder
utiliza os poderes de legitimidade, recompensa e de coerção para dar ordens e trocar gratificações por serviços prestados.
foca nas atividades rotineiras relacionadas ao trabalho, tais como atribuir tarefas, avaliar desempenhos e tomar decisões.
concentra-se em atividades de planejamento e aplicação de recursos organizacionais.
garante que as organizações operem de forma eficiente e eficaz.
possui um conjunto de capacidades que lhe permite criar e realizar uma visão de modo eficaz.
O tipo de comportamento de liderança em que o gerente toma a decisão e tenta ganhar a aceitação por meio da persuasão, no continuum de liderança de Tannenbaum e Schmidt, está indicado em:
Toma a decisão e a anuncia.
Apresenta ideias e estimula perguntas.
Vende a decisão e aguarda mudanças.
Apresenta uma decisão possível e aceita discussão.
Define o limite e solicita ao grupo a tomada de decisões.
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