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Autoridade, obediência, liderança, autogestão, disciplina e autonomia são ingredientes que se combinam em várias dosagens para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Um maior grau de autogestão, disciplina e autonomia na organização caracteriza um modelo de administração
tecno-mecanicista.
diretiva.
diretivo-autoritária.
participativa.
diretivo-participativa.
No contexto de Gestão de Pessoas, é necessário que estas assumam um papel mais de colaboradoras do que subordinadas, pois é imprescindível a sua adesão aos objetivos organizacionais. Assim, o gestor de pessoas tem que desempenhar o papel de líder. Marque a alternativa CORRETA.
McGregor descreve a Teoria Gerencial Convencional, denominando-a de Teoria "Y", que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica. A ideologia da Teoria "Y" afirma que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder.
Muitos alegavam que a expressão Recursos Humanos não é a mais adequada para referirse aos indivíduos que atuam nas organizações. Surge, então, a expressão Gestão de Pessoas. Porém, muitos consideram que mudar a denominação não altera o fato de esses indivíduos continuarem a ser considerados um recurso e explorados como tal. A mudança, apenas da denominação, visa ocultar esse aspecto.
Argyris se contrapôs à idéia de adaptar as estruturas organizacionais às necessidades psicológicas e motivacionais dos indivíduos, tendo em vista que isso não traria maiores ganhos para a efetivação dos objetivos organizacionais.
O Modelo Político de Gestão de Pessoas se tangencia ao Modelo Instrumental, sobretudo pela incorporação da idéia de conflito e divergência, tendo em vista os diferentes interesses dos atores organizacionais.
O Sistema de Aplicação abrange todas as atividades realizadas com a finalidade de criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para a atuação das pessoas.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à diferença entre liderança e poder.
I. Os líderes não devem confundir liderança com prestígio e credibilidade, evitando a qualquer custo o uso do poder.
II. O poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.
III. O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização em que uma das partes controla a outra.
IV. O poder se define como a capacidade de forçar as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito à posição exercida pelo líder, mesmo contra a vontade destas.
V. A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está
o estabelecimento de metas e de padrões.
a identificação e a solução de problemas.
a tomada de decisões e a avaliação de riscos.
o pensar clara e analiticamente.
a avaliação de pessoal e de desempenho.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Sobre liderança situacional:
I. O líder é aquele que procura adequar a situação ao seu estilo de comando.
II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático.
III. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.
IV. A Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard propõe um modelo de liderança adequado para cada nível de maturidade dos liderados, no qual o líder deve identificar em que nível se encontram os liderados para, então, optar por um dos quatro estilos de liderança.
V. Um problema da Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard é a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderança não estimularia o desenvolvimento dos subordinados.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Ao optar pela liderança situacional, um gestor de pessoas deve:
A atuação do gestor de recursos humanos caracterizada pela liderança centrada nas pessoas
preocupa-se com os métodos de trabalho das pessoas.
define claramente os padrões de trabalho a serem desenvolvidos pelas pessoas.
atribui as responsabilidades de acordo com a tarefa desenvolvida pelas pessoas.
focaliza a produtividade e a qualidade das atividades das pessoas.
expõe os objetivos do trabalho para as pessoas.
O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas tarefas
atua como apoio e retaguarda para as pessoas.
respeita os sentimentos das pessoas.
procura ensinar as tarefas e desenvolver as pessoas.
monitora os resultados do desempenho das pessoas.
demonstra confiança nas pessoas.
Uma das teorias que buscaram integrar a gerência de recursos humanos com a gestão estratégica foi a do desenvolvimento organizacional (DO). A respeito dessa teoria, assinale a opção correta.
Um dos objetivos do DO é centralizar a administração na alta direção, a qual define os papéis dos funcionários e os respectivos métodos de trabalho.
Um dos pressupostos básicos do DO é o de que a mutação do ambiente se dá de maneira gradativa, exercendo pouca influência sobre o desenvolvimento e o êxito das organizações.
As comunicações e as interações constituem os aspectos fundamentais do DO para que ele obtenha a multiplicação dos esforços rumo à mudança.
O DO focaliza setores específicos da organização, visando, desse modo, mudanças gradativas e consistentes.
O DO segue procedimento rígido e imutável para garantir a homogeneidade do desenvolvimento no âmbito da organização.
A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O estilo de liderança denominado laissez faire (liderança liberal) prescinde de liberdade na execução de tarefas e atividades de um projeto.
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