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Acerca da dinâmica das organizações e dos processos organizacionais, julgue os itens subseqüentes.
O estilo de liderança é uma variável que contribui de forma decisiva para o sucesso ou fracasso de programas de mudança cultural planejada.
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das organizações.
O exercício pleno da liderança depende da ocupação de cargo de chefia pelo líder.
Acerca da dinâmica das organizações e dos processos organizacionais, julgue os itens subseqüentes.
No trabalho em equipe, o estilo de liderança democrático, por compartilhar o processo decisório, contribui para o aumento da motivação dos membros da equipe.
Considerando que os estilos de liderança podem-se desenvolver de forma autocrática, democrática ou liberal (laissez-faire), assinale, entre as opções a seguir, aquela que aponta uma característica correta na aplicação de uma dessas formas.
Liberal: o líder determina as providências e as técnicas para execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
Autocrática: a divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros.
Democrática: o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando conselho técnico ao líder, a quem cabe sugerir, se necessário, duas ou mais alternativas para o grupo escolher.
Democrática: há liberdade completa para as decisões individuais ou grupais, sendo mínima a ação do líder.
Autocrática: tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos companheiros fi ca totalmente a cargo do grupo, em decorrência de uma absoluta falta de participação do líder.
Liderança é a forma de se influenciar pessoas, interagindo no seu comportamento por meio de processo de comunicação, visando alcançar objetivos comuns. Portanto, liderar é conhecer a motivação humana e saber conduzir pessoas. O subordinado, ao aceitar as ordens de um líder, por se basear na percepção ou na crença de que quem o influencia tem alguma especialização importante ou algum conhecimento especial que ele, o subordinado, não possui, corrobora que tipo de poder do líder?
Poder da recompensa.
Poder coercitivo.
Poder legítimo.
Poder da especialização.
Poder da referência.
Administração - Liderança - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador, relacionadas com o diagnóstico de situações e com a formulação de alternativas para solução dos problemas, permitindo-lhe planejar o futuro, interpretar a missão e desenvolver a visão organizacional, correspondem às suas habilidades
Administração - Liderança - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Para que o administrador atue como um agente de mudanças dentro da organização, usando seu estilo pessoal para fazer as coisas acontecerem, ele deve possuir a seguinte competência:
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
O pior estilo de liderança é o que se baseia na eficiência para o alcance dos resultados esperados.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
O líder atua como um elo entre a visão estratégica da alta direção da organização e a operacionalização dos planos, que deve ocorrer nas equipes de trabalho.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
A liderança situacional caracteriza-se como aquela em que se observam as características dos liderados.
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