Questões sobre Liderança

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Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma organização. Nestes termos, define-se liderança como um/a

  • A. processo monótono e repetitivo, que varia de situação para situação, sem a preocupação de provocar mudanças nos líderes, nos seguidores e nas situações.
  • B. habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • C. artifício gerencial que tem como finalidade influenciar a realização de atividades de um indivíduo e de um grupo, para a realização de objetivos aleatórios ou indefinidos.
  • D. característica marcante de qualidade de personalidade de determinadas pessoas cujo desempenho é considerado adequado aos objetivos da organização.

Assinale a alternativa correta. É o uso da influência não coerciva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização dos objetivos do grupo. Trata-se da:

  • A. Hierarquia
  • B. Motivação
  • C. Liderança
  • D. Discrição
  • E. Cortesia

Você foi indicado para substituir o líder de uma força-tarefa que está atrasada na apresentação das recomendações solicitadas para obtenção de certificação. O grupo está incerto quanto à meta, o que sugere certa desestruturação da tarefa a ser realizada. A relação entre o grupo e o líder anterior era boa, mas nada garante a você que tal relacionamento irá se manter – ao menos no curto prazo. Como você está iniciando o trabalho de direção do grupo, é de se supor que o poder de posição, por ora, seja fraco. Considerando tais condições e a partir do modelo de liderança contingencial de Fiedler, pode-se supor que o estilo de liderança mais eficaz na situação será o

  • A. autocrático.
  • B. orientado para tarefa.
  • C. orientado para relacionamento.
  • D. orientado para relacionamento.
  • E. carismático.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
  • B. Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
  • C. Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
  • D. Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
  • E. Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

O processo de liderança é bastante complexo. Em relação às abordagens acerca da liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A. A abordagem dos traços é bastante popular, porém sua aceitação no âmbito das empresas não tem implicações práticas.
  • B. Na abordagem do comportamento, a eficácia dos líderes estava ligada substancialmente aos traços pessoais.
  • C. Na abordagem situacional, a abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.
  • D. Tanto na abordagem situacional quanto na abordagem comportamental, a liderança mais eficaz não varia de acordo com maturidade dos subordinados.
  • E. Na abordagem do comportamento, a escola clássica acentuava o interesse pelas pessoas, enquanto o movimento das relações humanas enfatizava o interesse pelo trabalho.

Considerando a abordagem de liderança situacional de Hersey e Blanchard, é correto afirmar:

  • A. O comportamento de tarefa do líder é o fator preponderante da abordagem de liderança situacional.
  • B. O estilo de liderança mais adequado depende da disposição dos subordinados em relação à tarefa.
  • C. Se um subordinado é definido como capaz e disposto ou confiante, o líder deve atuar como um vendedor, explicando as decisões e dando oportunidades para esclarecimento.
  • D. A decisão deve ser tomada pelo líder quando o preparo do liderado for considerado alto.

Analise as afirmações sobre Liderança e assinale a alternativa correta.

I. Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos.

II. Liderança é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e leválos à realização dos objetivos do grupo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II
  • D. Nenhuma

A liderança orientada para pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. Sendo assim, assinale a alternativa que indica o que o líder orientado para pessoas tende a não apresentar.

  • A. Focaliza o próprio funcionário ou grupo
  • B. Ouve e presta atenção
  • C. Apoia os funcionários
  • D. Esclarece responsabilidades individuais

No que se refere a comportamento organizacional: motivação; liderança; e desempenho, julgue os itens subsequentes. Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos e o estilo de liderança laissez-faire refere-se ao líder que determina o que os subordinados farão, buscando a participação deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diferentes teorias foram desenvolvidas para explicar o fenômeno da liderança, algumas mais centradas nas características pessoais do líder e outras com foco na sua interação com o ambiente. Nesse contexto, o modelo proposto nos estudos de Fielder, que isolou determinados critérios situacionais, apresenta, entre outras, a seguinte conclusão:

  • A. o líder orientado para a tarefa tende a ter desempenho melhor em situações extremas, incluindo as muito desfavoráveis.
  • B. o estresse afeta, favoravelmente, a atuação do líder, aguçando a racionalidade e propiciando a motivação da equipe.
  • C. em situações muito favoráveis, o líder orientado para as pessoas é o mais adequado, porém enseja desmotivação e rotatividade.
  • D. a maturidade dos subordinados é um elemento fundamental e deve ser cotejada com o estilo de liderança adotada.
  • E. o líder eficaz orienta sua atuação para dois aspectos, simultaneamente: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
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