Questões sobre Liderança

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Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

São comportamentos que o líder tende a apresentar ao praticar o estilo de liderança orientado para as tarefas, EXCETO:

  • A. Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas.
  • B. Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.
  • C. Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
  • D. Insiste na necessidade de cumprir as metas e superar a concorrência ou o desempenho passado.

O enfoque situacional ou contingencial da liderança propõe que

  • A. a ação do líder seja vista como uma variável restrita, ou seja, a ênfase é colocada na ação do líder sobre a atitude passiva dos subordinados.
  • B. a liderança é um fenômeno que depende basicamente dos seguidores de determinado indivíduo.
  • C. as características do líder, dos liderados e da situação, em conjunto, determinam o fenômeno denominado liderança.
  • D. um estilo padrão particular de comportamento do líder é eficaz nas mais diversas situações que ocorrem em uma organização.
  • E. o estilo básico do líder deve se manter, independentemente das características dos liderados.

No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes. O impacto das ações do líder sobre os indivíduos e o compromisso permanente e duradouro com a mudança pessoal devem ser considerados para a sustentabilidade da liderança e para a motivação das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A YZX é uma empresa de médio porte que produz papéis de segurança. A empresa é caracterizada por ter metas explícitas e formalizadas, regras e procedimentos rígidos para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de funcionários bastante experientes. A direção da empresa vem percebendo uma piora na produtividade das equipes e atribui essa situação à predominância, nos níveis gerenciais, do estilo de liderança orientado para a tarefa. Como forma de testar uma mudança gradual no estilo de liderança, a direção da YZX optou por substituir apenas o gerente da área de TI e observar o impacto dessa iniciativa. O novo gerente, com estilo de liderança claramente orientado para as pessoas, foi bem recebido e apoiado pela equipe. No entanto, ao fim de seis meses, não houve alteração na produtividade da equipe, embora os membros estivessem satisfeitos com o novo gerente. É provável que tenha ocorrido:

  • A. o tamanho da empresa torna disfuncional a formalização, neutralizando o efeito de qualquer estilo de liderança;
  • B. o grau de formalização e a experiência dos funcionários neutralizaram a liderança orientada para as pessoas;
  • C. a experiência representou uma barreira comportamental a mudanças e o grau de formalização substituiu a liderança orientada para as pessoas;
  • D. o estilo de liderança orientado para as pessoas não tem efeito positivo em empresas de pequeno e médio porte;
  • E. a experiência dos funcionários substituiu a liderança orientada para as pessoas e o grau de formalização neutralizou os ganhos de produtividade.

Um órgão público com atuação em todas as unidades da federação é caracterizado pela excelente qualificação, profissionalismo e competência do quadro de funcionários. As equipes de trabalho são coesas e as tarefas fortemente estruturadas. O órgão vem enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetivo no desempenho de sua missão institucional. A direção do órgão acredita que a melhoria no desempenho passa por uma mudança na cultura da empresa, especialmente no estilo de liderança. Assim, foi iniciado um processo de substituição de líderes orientados para a tarefa por líderes orientados para as pessoas. No contexto descrito, de acordo com as teorias de liderança, é provável que:

  • A. a experiência e a competência dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • B. o porte da organização e o grau de estruturação das tarefas neutralizem a liderança orientada para as pessoas;
  • C. a coesão dos grupos e o profissionalismo dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • D. a distribuição geográfica e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança;
  • E. o porte da organização e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança.

A literatura aponta entre as teorias sobre liderança a denominada Teoria do Grid (ou grade) Gerencial, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos essenciais:

  • A. ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
  • B. programa de incentivos e rol de punições.
  • C. alinhamento de objetivos e atingimento de metas.
  • D. colaboração e comprometimento com resultados.
  • E. foco no processo e visão de futuro.

As redes de comunicação organizacional podem diferir das estruturas hierárquicas, pois os funcionários procuram a melhor informação para realizar o seu trabalho. As funções que os indivíduos desempenham nas redes organizacionais podem ser analisadas de acordo com as suas contribuições para o funcionamento da rede.

Assim, o funcionário que desempenha a função de cosmopolita

  • A. tem uma posição estratégica na rede que lhe permite controlar as informações, movendo-se para qualquer direção do canal.
  • B. serve de ponte entre os grupos, unindo-os e facilitando o fluxo de comunicação necessário para integrar as atividades grupais.
  • C. tende a trabalhar sozinho, interagindo e se comunicando pouco com outros já que não tem função importante na rede de comunicação.
  • D. favorece a rotatividade de funcionários compartilhando sentimentos sobre a organização e influenciando quem deseja sair ou ficar.
  • E. liga a organização ao ambiente externo participando de convenções e feiras, podendo ser um líder de opinião no grupo.

Independentemente das características ou dos comportamentos do líder, ninguém pode ser um líder sem a capacidade de influenciar os outros; portanto, para aumentar a capacidade de afetar as percepções, as atitudes e os comportamentos dos outros são utilizadas algumas táticas, como as três apresentadas a seguir:

  • A. persuasão racional, apelo inspiracional e coalização
  • B. persuasão racional, pacificação terceirizada e negociação
  • C. negociação, coalização e socialização
  • D. pacificação terceirizada, coalização e decodificação
  • E. decodificação, apelo inspiracional e socialização

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes. A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle.

  • C. Certo
  • E. Errado
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