Questões sobre Liderança

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A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes. A coerência entre o discurso e as atitudes do líder tende a promover o fortalecimento do processo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações. Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo

  • A. carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
  • B. liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
  • C. consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
  • D. benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
  • E. democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.

Com referência a teorias de estilos de liderança, assinale a opção correta.

  • A. Nas teorias de estilos de liderança estão: a teoria de Lewin, a mais reconhecida no estudo de lideranças, e os estilos autocrático, democrático e liberal.
  • B. Como seu foco converge para as condições em que a liderança se manifesta, a teoria bidimensional está excluída da classificação de teoria de estilo de liderança.
  • C. Os traços de personalidade predominam como elemento central da liderança.
  • D. As teorias de estilos de liderança são também conhecidas como teorias contingenciais de tarefas.
  • E. As teorias de estilos de liderança desconsideram a aprendizagem de liderança e concentram-se somente no líder nato.

Julgue os itens a seguir, referentes a comportamento organizacional. Liderança é a capacidade de uma pessoa, designada para um cargo de direção na organização, influenciar outra para alcançar metas e objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A motivação no trabalho caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional por um breve período. Lideranças focadas no controle das tarefas, das atividades e dos processos de trabalho tendem a ser mais prejudiciais à eficiência dos trabalhos desenvolvidos pelos seus liderados se comparadas àquelas lideranças orientadas para as relações interpessoais e grupais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à liderança a ser exercida nas organizações, julgue os itens subsequentes. As teorias de liderança que defendiam uma abordagem situacional, flexível e rapidamente adaptável às constantes mudanças das organizações evoluíram para uma abordagem que descreve traços e características pessoais necessários aos líderes eficazes bem como ações que eles devem realizar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à liderança a ser exercida nas organizações, julgue os itens subsequentes. Qualquer indivíduo tem potencial para exercer a liderança e para utilizar todos os seus estilos quando for conveniente, pois não existe um único estilo de liderança a ser adotado permanentemente nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à liderança a ser exercida nas organizações, julgue os itens subsequentes. Na liderança autocrática, as decisões são tomadas de forma demorada e as tarefas são realizadas após os líderes consultarem seus subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) assume a forma de seis passagens na carreira profissional ou no pipeline. Cada passagem requer que as pessoas adquiram uma nova forma de gerenciar e liderar nas seguintes áreas

  • A. comunicação, aplicação da experiência e expectativas pessoais.
  • B. habilidades, aplicação do tempo e valores profissionais.
  • C. influência, aplicação do conhecimento e motivações.
  • D. conhecimento, aplicação de técnicas e desejos de carreira.
  • E. atitudes, aplicação de metodologias e interesses profissionais.
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