Questões sobre Liderança

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Com base nas implicações da teoria da atribuição e da liderança organizacional, especialmente quando a liderança é vista pelos olhos dos seguidores, tem-se que:

  • A. comportamentos observados em um contexto associado à liderança não atribuem habilidades à pessoa que demonstra esses comportamentos.
  • B. não há relação entre o que se atribui a um indivíduo e a seu comportamento como líder.
  • C. quando se avalia o comportamento de um líder, tende- -se a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos internos ou pessoais.
  • D. para salvar a reputação dos líderes, os indivíduos atribuem o seu sucesso a fatores externos e colocam a culpa de seus fracassos em fatores internos.
  • E. a consistência, a diferenciação e a coerência das decisões dos líderes não são comportamentos avaliados pelos seguidores no cotidiano organizacional.

Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias

  • A. cognitivas, que consideram que a liderança pode ser aprendida, independentemente de quaisquer características específicas do indivíduo.
  • B. comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.
  • C. situacionais, que apontam que o comportamento do líder considera, também, as contingências e situações apresentadas pelo ambiente de trabalho.
  • D. estruturalistas, que apregoam que a liderança é um fator externo ao indivíduo, decorrente da estrutura de poder da organização.
  • E. institucionais, que consideram, simultaneamente, os traços individuais, passíveis de aprimoramento, e as características exógenas, decorrentes da posição ocupada na instituição.

Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o

  • A. autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B. diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • C. consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas.
  • D. carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
  • E. benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.

A liderança formal e informal é um processo interpessoal que ocorre dentro de um contexto formado por quatro elementos interdependentes.

Assinale a alternativa que não faz parte desses quatro elementos.

  • A. Habilidades e motivações do líder.
  • B. Motivações e competências dos liderados.
  • C. Contrato psicológico ou envolvimento do tipo moral do liderado, em relação às tarefas.
  • D. Conjuntura social, econômica e política.

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que

  • A. os líderes possuem habilidades inatas, ligadas ao desempenho da tarefa, não passíveis de serem desenvolvidas.
  • B. os traços de personalidade, como o carisma, são determinantes para a construção da liderança.
  • C. existem características individuais, de natureza universal, relativas à liderança, notadamente os traços intelectuais.
  • D. o que determina o desenvolvimento do líder são as contingências apresentadas pelo ambiente.
  • E. a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.

Bons líderes são capazes de fazer o diagnóstico do nível de desenvolvimento do colaborador e adaptar-se à necessidade para lidar com o problema de desempenho existente. Essas premissas referem-se à Teoria

  • A. da Liderança Situacional.
  • B. das Contingências.
  • C. Y.
  • D. dos Traços.
  • E. do Grid Gerencial.

A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes. Um líder que se comunica de maneira clara e fluente garante a eficácia da comunicação com os receptores da mensagem, ainda que eles não a compreendam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes. O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a característica descrita e o tipo de liderança associado.

  • A. O líder não faz qualquer tentativa de avaliar os processos – liderança democrática.
  • B. A divisão das tarefas fica a critério do grupo – liderança autocrática.
  • C. O líder determina providências para a execução das tarefas – liderança liberal.
  • D. As decisões são tomadas sem a participação do líder – liderança liberal.
  • E. O líder é pessoal nos elogios e nas críticas – liderança autocrática.

A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Ambas diferem, pois

  • A. a autoridade formal é ilimitada no espaço organizacional.
  • B. os limites da liderança extrapolam a área de influência do líder.
  • C. um agente público que exerce poder de polícia não precisa exercer liderança informal para o cumprimento de suas tarefas.
  • D. a liderança tem duração que extrapola a utilidade do líder para o grupo de seguidores.
  • E. em uma associação informal o exercício da liderança informal requer a existência de um cargo com autoridade formal.
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