Lista completa de Questões sobre Logística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O serviço logístico básico é medido em termos de
confiabilidade dos serviços, velocidade média dos veículos e trajeto sugerido pelo contratado
desempenho operacional da frota, apresentação do condutor e trajeto sugerido pelo contratante
velocidade máxima dos veículos transportadores, apresentação do condutor e pontualidade da frota
pontualidade da frota, percurso habitualmente adotado pelo prestador e velocidade máxima dos veículos
disponibilidade de veículos, desempenho operacional da frota e confiabilidade dos serviços
Uma forma eficaz de aumentar a velocidade de um sistema logístico de transporte, com vistas à otimização da eficiência da cadeia de suprimento, é
aprimorar a forma como a cadeia lida com produtos que não estão em movimento.
combinar o uso de veículos leves com veículos médios, compatíveis com o volume de tráfego urbano.
gerenciar as etapas do sistema logístico de tal forma que o tempo de transporte seja real.
optar pela utilização de veículos de alta performance a despeito de possível aumento do ônus.
reduzir, a qualquer custo, o tempo de viagem entre o ponto de coleta de passageiros e a empresa.
A característica que se destaca como diferencial na comparação entre os modais de transporte rodoviário e ferroviário é que o transporte rodoviário
é menos oneroso, no que se refere ao custo de mão de obra de manutenção.
é a solução mais adequada para movimentação de grandes cargas a longas distâncias.
tem menor custo variável, relativamente à operação, já que cada veículo é operado por um condutor.
tem como característica menor flexibilidade, pois suas transportadoras são capazes de operar, a baixo custo.
necessita de investimentos fixos relativamente pequenos em terminais e operam em rodovias de manutenção pública.
Todos os custos contraídos associados a terminais e portões de embarque, sejam os veículos utilizados ou não, caracterizam o(a)
custo operacional fixo assumido pelo transportador para a prestação de seus serviços.
investimento que poderá ser recuperado em caso de negociação da empresa para venda.
valor dispendido pela instituição para o cumprimento de suas obrigações perante a receita federal.
despesa com quadro de pessoal técnico-operacional contratado por jornadas variáveis.
quantia necessária a se reaver para minimização das despesas com obras e adequação operacional.
Do ponto de vista da logística, a tomada de decisão em relação à transportadora contratada é uma decisão de projeto. Já a escolha do meio de transporte para um determinado serviço é um(a)
evento secundário
problema financeiro
despesa prevista
decisão operacional
característica sistêmica
A adoção de serviços de transporte terceirizados é indicada para casos em que o(a)
tamanho da carga a ser entregue é pequeno.
tempo exigido pelo cliente para entrega é muito curto.
carga é volumosa e de grande peso.
rota oferece risco de avaria no equipamento.
logística requer estudos minuciosos das rotas.
Nas grandes cidades, o trânsito flui por vias caracterizadas por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Tais vias são conhecidas como
local de conexão
de trânsito rápido
de velocidade liberada
arterial ponto a ponto
expressas, de velocidade
As vias de tráfego urbano são hierarquizadas, entre outras características, pela velocidade de segurança permitida aos veículos.
Assim, na via arterial, desprovida de sinalização regulamentadora, é permitida a velocidade máxima, em km/h, de
40
50
60
70
80
A análise de tráfego tem diversas abordagens, dentre as quais a mesoscópica. Suas unidades são grupamentos de veículos que se formam nas correntes de tráfego dos sistemas viários, chamados de pelotões. A utilidade da análise mesoscópica é
descrever o comportamento das correntes de tráfego.
atender às expectativas de escoamento adequado do tráfego urbano.
antever a interação entre dois veículos consecutivos numa corrente de tráfego.
estabelecer políticas de coordenação semafórica.
estabelecer políticas de incremento de velocidade dos veículos.
De acordo com a Teoria do Fluxo de Tráfego, o número de veículos que cruzam uma determinada seção de uma via em um determinado intervalo de tempo e o número de veículos presentes numa determinada extensão de vias estão relacionados, respectivamente, a
fluxo e densidade
trânsito e escoamento
fluidez e concentração
densidade e quantidade
quantidade e escoamento
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...