Questões sobre Logística

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O serviço logístico básico é medido em termos de

  • A.

    confiabilidade dos serviços, velocidade média dos veículos e trajeto sugerido pelo contratado

  • B.

    desempenho operacional da frota, apresentação do condutor e trajeto sugerido pelo contratante

  • C.

    velocidade máxima dos veículos transportadores, apresentação do condutor e pontualidade da frota

  • D.

    pontualidade da frota, percurso habitualmente adotado pelo prestador e velocidade máxima dos veículos

  • E.

    disponibilidade de veículos, desempenho operacional da frota e confiabilidade dos serviços

Uma forma eficaz de aumentar a velocidade de um sistema logístico de transporte, com vistas à otimização da eficiência da cadeia de suprimento, é

  • A.

    aprimorar a forma como a cadeia lida com produtos que não estão em movimento.

  • B.

    combinar o uso de veículos leves com veículos médios, compatíveis com o volume de tráfego urbano.

  • C.

    gerenciar as etapas do sistema logístico de tal forma que o tempo de transporte seja real.

  • D.

    optar pela utilização de veículos de alta performance a despeito de possível aumento do ônus.

  • E.

    reduzir, a qualquer custo, o tempo de viagem entre o ponto de coleta de passageiros e a empresa.

A característica que se destaca como diferencial na comparação entre os modais de transporte rodoviário e ferroviário é que o transporte rodoviário

  • A.

    é menos oneroso, no que se refere ao custo de mão de obra de manutenção.

  • B.

    é a solução mais adequada para movimentação de grandes cargas a longas distâncias.

  • C.

    tem menor custo variável, relativamente à operação, já que cada veículo é operado por um condutor.

  • D.

    tem como característica menor flexibilidade, pois suas transportadoras são capazes de operar, a baixo custo.

  • E.

    necessita de investimentos fixos relativamente pequenos em terminais e operam em rodovias de manutenção pública.

Todos os custos contraídos associados a terminais e portões de embarque, sejam os veículos utilizados ou não, caracterizam o(a)

  • A.

    custo operacional fixo assumido pelo transportador para a prestação de seus serviços.

  • B.

    investimento que poderá ser recuperado em caso de negociação da empresa para venda.

  • C.

    valor dispendido pela instituição para o cumprimento de suas obrigações perante a receita federal.

  • D.

    despesa com quadro de pessoal técnico-operacional contratado por jornadas variáveis.

  • E.

    quantia necessária a se reaver para minimização das despesas com obras e adequação operacional.

Do ponto de vista da logística, a tomada de decisão em relação à transportadora contratada é uma decisão de projeto. Já a escolha do meio de transporte para um determinado serviço é um(a)

  • A.

    evento secundário

  • B.

    problema financeiro

  • C.

    despesa prevista

  • D.

    decisão operacional

  • E.

    característica sistêmica

A adoção de serviços de transporte terceirizados é indicada para casos em que o(a)

  • A.

    tamanho da carga a ser entregue é pequeno.

  • B.

    tempo exigido pelo cliente para entrega é muito curto.

  • C.

    carga é volumosa e de grande peso.

  • D.

    rota oferece risco de avaria no equipamento.

  • E.

    logística requer estudos minuciosos das rotas.

Nas grandes cidades, o trânsito flui por vias caracterizadas por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Tais vias são conhecidas como

  • A.

    local de conexão

  • B.

    de trânsito rápido

  • C.

    de velocidade liberada

  • D.

    arterial ponto a ponto

  • E.

    expressas, de velocidade

As vias de tráfego urbano são hierarquizadas, entre outras características, pela velocidade de segurança permitida aos veículos.

Assim, na via arterial, desprovida de sinalização regulamentadora, é permitida a velocidade máxima, em km/h, de

  • A.

    40

  • B.

    50

  • C.

    60

  • D.

    70

  • E.

    80

A análise de tráfego tem diversas abordagens, dentre as quais a mesoscópica. Suas unidades são grupamentos de veículos que se formam nas correntes de tráfego dos sistemas viários, chamados de pelotões. A utilidade da análise mesoscópica é

  • A.

    descrever o comportamento das correntes de tráfego.

  • B.

    atender às expectativas de escoamento adequado do tráfego urbano.

  • C.

    antever a interação entre dois veículos consecutivos numa corrente de tráfego.

  • D.

    estabelecer políticas de coordenação semafórica.

  • E.

    estabelecer políticas de incremento de velocidade dos veículos.

De acordo com a Teoria do Fluxo de Tráfego, o número de veículos que cruzam uma determinada seção de uma via em um determinado intervalo de tempo e o número de veículos presentes numa determinada extensão de vias estão relacionados, respectivamente, a

  • A.

    fluxo e densidade

  • B.

    trânsito e escoamento

  • C.

    fluidez e concentração

  • D.

    densidade e quantidade

  • E.

    quantidade e escoamento

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