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Administração - Manuais de Organizações - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Descrever as atividades que interessam aos diversos órgãos da empresa e explicitar como elas devem ser desenvolvidas é objetivo do:
Formulário.
Fluxograma.
Organograma.
Relatório técnico.
Manual de procedimentos.
A área de OS&M em uma empresa propicia uma ferramenta através da qual se busca analisar a capacidade profissional dos colaboradores e ter uma visão panorâmica de todas as tarefas atribuídas a cada uma das unidades orgânicas existentes. Nesse caso, estamos nos referindo ao:
Análise de fluxo de trabalho.
Diagrama de dispersão.
Gráfico de processamento.
Quadro de Distribuição do trabalho.
Processo de Estratificação.
Administração - Manuais de Organizações - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Os manuais facilitam a organização do trabalho dentro das empresas. Diversos são os tipos de manuais existentes.
Assinale a alternativa que corresponde a um manual de organização.
Oferece instruções e rotinas de serviços.
Define estruturas e níveis hierárquicos da empresa.
Define o horário de trabalho e os benefícios que a empresa oferece.
Reúne leis, normas disciplinares, éticas e morais.
Exibe os formulários em uso na empresa, definindo sua importância e seu preenchimento correto.
Foi solicitada pela direção da empresa uma reunião com os representantes do corpo técnico de produção da organização. Pediu-se que os representantes elaborassem um relatório que apresentasse os indicadores de desempenho de cada área, além da integração sintética desses com os resultados da empresa. São atividades esperadas, no processo de construção desse relatório, EXCETO
realizar o levantamento das informações de cada área.
solicitar aos departamentos de marketing e de recursos humanos os seus indicadores próprios, e ao departamento econômico-financeiro não só seus indicadores próprios como também aqueles relacionados ao desempenho final da organização.
realizar encontros dos representantes técnicos para analisar as informações recolhidas em cada departamento, além daquelas levantadas em cada área técnica.
promover a síntese das informações, documentando as principais observações na redação do relatório a ser entregue.
receber a avaliação da apresentação feita pela direção da empresa e os encaminhamentos para cada área.
Considere que uma empresa deseja confeccionar um manual que tem como escopo divulgar políticas e diretrizes organizacionais que dizem respeito à função da organização, aos critérios de departamentalização e à manualização e sistemas de informações. Esse documento é classificado como manual de:
serviço
política
autoridade
procedimento
organização
Administração - Manuais de Organizações - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
São vantagens do uso de manuais administrativos, EXCETO:
Representam uma restrição para a improvisação inadequada que aparece na empresa nas mais variadas formas.
Ajudam a fixar critérios e padrões, bem como uniformizam a terminologia técnica básica do processo administrativo.
Os manuais administrativos são as soluções para todos os problemas formais que podem ocorrer na empresa.
Facilitam o processo de efetivar normas, procedimentos e funções administrativas.
Administração - Manuais de Organizações - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Um manual pode ser elaborado de diversas formas, desde situações simplificadas até formas complexas, podendo haver diferenças na sua estrutura. Entretanto, normalmente um manual contém algumas partes básicas, dentre elas está o glossário. Pode-se afirmar, sobre este que:
O glossário é um conjunto de temas relativos ao assunto do manual e sua localização ao longo do manual.
O glossário é uma lista das referências bibliográficas citadas no texto.
O glossário enfoca o objetivo do manual e geralmente contém uma carta de apresentação do presidente da empresa.
O glossário é uma espécie de dicionário de termos técnicos, que serve para homogeneizar a conceituação dos termos básicos utilizados.
Administração - Manuais de Organizações - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Os manuais de normas e procedimentos:
É um parâmetro para a tomada de decisão, pois contem a descrição detalhada das políticas da empresa.
Tem por finalidade enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos da empresa, definindo deveres e responsabilidades.
Tem como objetivo descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais da empresa, bem como detalhar como elas devem ser desenvolvidas.
É um parâmetro para o crescimento organizacional, pois contem a descrição detalhada dos recursos utilizados pela empresa e a alocação dos mesmos.
A veiculação de instruções aos preparadores das informações utilizadas pela organização é uma das aplicações do Manual de:
Organização;
Normas e Procedimentos;
Formulários;
Métodos Operacionais;
Normas.
Administração - Manuais de Organizações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao arquivamento, ao protocolo e aos procedimentos administrativos, julgue os itens de 51 a 59.
Protocolo é o setor encarregado do recebimento e da expedição de documentos. É o responsável, também, pelo arquivamento, que consiste em definir o tipo de armazenamento correto (pasta, caixa, prateleira) para a guarda de cada documento, segundo o suporte (papel, filme, fita magnética) e o formato (caderno, mapa, fotografia).
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