Questões sobre Métodos e Processos

Lista completa de Questões sobre Métodos e Processos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.

Essa modalidade de gestão não elimina o departamento propriamente dito, mas requer uma visão global de gestão dos serviços e processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.

Sem a tecnologia de informação é impossível a implementação da gestão de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão da qualidade dos serviços públicos o ciclo PDCA (plan, do, check, action) é uma prática gerencial que promove a melhoria contínua e sistemática da organização, cujo fornecimento de educação e treinamento ocorre

  • A.

    nas fases de Execução (do) e de Verificação (check).

  • B.

    na fase de Planejamento (plan).

  • C.

    na fase de Execução (do).

  • D.

    na fase de Correção da ação (action).

  • E.

    nas fases de Verificação e de Correção (check e action).

As organizações sempre foram constituídas por processos. No entanto, a administração das organizações é feita por meio de uma estrutura que privilegia as áreas funcionais. Considerando que a era digital contempla a administração de processos, assinale a alternativa correta dentro dessa nova perspectiva.

  • A.

    A verticalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema.

  • B.

    Todas as organizações podem ser desmembradas em áreas funcionais que atravessam as fronteiras dos processos.

  • C.

    O processo de compras é considerado como um dos mais importantes processos centrais nas organizações.

  • D.

    A necessidade de uma ligação estreita entre as fontes de insumos e os clientes é fator determinante na identificação dos processos centrais.

  • E.

    Entre os processos de apoio, destaca-se o desenvolvimento de produtos e serviços.

Acerca das funções, dos fundamentos organizacionais e do processo de organização, julgue os itens seguintes.

Em uma organização, o processo de apoio é entendido como uma sequência de atividades integradas que possuem início, meio e fim, e se relaciona com a transformação de insumos em produtos ou serviços destinados aos clientes externos ou internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

Em um projeto de mapeamento de processos, o maior consumo de recursos ocorre nos processos de execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de mapeamento de processos, julgue os próximos itens.

O estudo de processos críticos na organização tem o objetivo de assegurar a fluidez da movimentação entre pessoas e unidades da organização, estabelecendo limites de decisão que permitam o aumento da eficácia e da eficiência dessas ações sistemáticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre descrição de processos produtivos, é correto afirmar:

  • A.

    “processo finalístico” é aquele que caracteriza a atuação da organização e é apoiado por outros processos internos.

  • B.

    “macroprocesso” é o conjunto de etapas que envolvem atividades de um ou mais departamentos.

  • C.

    “subprocesso” é o conjunto de processos fundamentais, críticos para o cumprimento da Missão, que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, no atendimento das expectativas dos clientes.

  • D.

    “atividade” é um conjuntos de tarefas, executadas por um departamento ou por uma pessoa.

  • E.

    “processo” é um conjunto de documentos que registram as decisões e os passos da burocracia para a consecução de ações organizacionais.

Entre as dez mudanças frequentes que ocorrem nas empresas com a reengenharia dos processos, temos:

  • A.

    as unidades de trabalho mudam, passando de equipes para departamentos.

  • B.

    os critérios de promoção mudam de desempenho individual para desempenho grupal.

  • C.

    as estruturas mudam de hierárquicas para pessoas.

  • D.

    a preparação dos empregados para o serviço muda, deixando de ser treinamento para ser instrução.

  • E.

    os serviços das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais.

Em uma unidade de informação, os fluxos e o mapeamento dos processos de trabalho

  • A.

    permitem visão completa do fluxo de trabalho dentro e entre as diversas áreas da biblioteca.

  • B.

    permitem economia em razão de estimularem a utilização máxima de tecnologias nas atividades de produção.

  • C.

    permitem economia em razão de estimularem a utilização máxima de tecnologias nas atividades de produção.

  • D.

    permitem maior flexibilidade para o desenvolvimento das atividades.

  • E.

    estabelecem os níveis de autoridade e as responsabilidades inerentes a cada processo organizacional da biblioteca.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...