Questões sobre Motivação

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Na teoria da hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow, aquelas que incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um determinado grupo são denominadas

  • A.

    fisiológicas.

  • B.

    segurança.

  • C.

    sociais.

  • D.

    estima.

  • E.

    autorrealização.

Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e

  • A.

    relacionamento.

  • B.

    realização.

  • C.

    poder.

  • D.

    associação.

  • E.

    busca por excelência.

No filme O Náufrago (Direção de Robert Zemeckis, 2000), o ator Tom Hanks interpreta o personagem Chuck Noland, engenheiro de sistemas da maior empresa de logística americana, que está no topo de sua carreira, e tem suas necessidades de estima, autoestima e realização atendidas. Porém, após um acidente com o avião em que estava, acaba indo parar em uma ilha deserta, onde permanece por quatro anos, tendo que lidar com a própria sobrevivência física e mental, mudando, portanto, radicalmente suas demandas motivacionais. Que autor e que teoria, no campo da motivação, melhor explicariam essas mudanças?

  • A.

    McGregor; no campo motivacional existem dois tipos de fatores: os que causam satisfação (Motivadores) e os que causam insatisfação (Higiênicos).

  • B.

    Maslow; a motivação dos indivíduos objetiva satisfazer as necessidades, que vão das mais simples, primárias, até as mais complexas ou psicológicas.

  • C.

    Herzberg; a motivação do trabalhador vem com o atendimento das suas necessidades, que acontece com a satisfação do próprio trabalho.

  • D.

    Skinner; o comportamento humano é sempre orientado para resultados: as pessoas atuam sempre esperando obter benefícios.

  • E.

    Vromm; as pessoas que experimentam o sucesso após assumir uma atitude tendem a repetir aquela atitude para obter novos sucessos.

Motivação indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Existem diversas teorias motivacionais, que podem ser divididas em duas linhas teóricas básicas:

  • A. Teorias de conteúdo e Teorias de processo.
  • B. Teorias da expectativa e Teorias comportamentais.
  • C. Teorias da motivação pelo êxito e Teorias da motivação pelo medo.
  • D. Teorias de autoeficácia e Teorias de reforço.
  • E. Teorias unifatoriais e Teorias multifa toriais.

No que se refere à motivação considerada como premissa para o comportamento humano, julgue os itens a seguir.

I - A motivação, que é um fator interno, pode ser influenciada por estímulos externos ou internos.

II - Todo comportamento é orientado, mesmo que varie para um mesmo indivíduo, ao longo do tempo.

III - A motivação pode provir de um desconforto ou uma insatisfação.

IV - As necessidades sociais e do ego são anteriores às necessidades de autorrealização, de acordo com a hierarquia das necessidades.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Dentre os principais fatores motivacionais, numa organização contemporânea deve-se priorizar

  • A.

    as condições adequadas de trabalho.

  • B.

    o reconhecimento profissional.

  • C.

    os benefícios e serviços sociais generosos.

  • D.

    as relações amistosas com os supervisores.

  • E.

    a justa remuneração salarial.

Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 69 e 70.

A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à motivação, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A hierarquia das necessidades de Maslow sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer a uma gama de necessidades.
  • B. As teorias de processo examinam como as pessoas lidam para selecionar as recompensas com as quais satisfazer suas necessidades.
  • C. A teoria da equidade diz que as pessoas comparam suas atribuições e os resultados com os dos outros.
  • D. A teoria da expectativa indica que os funcionários estarão mais motivados se tiverem metas claras e específicas e receberem regularmente feedback com relação ao seu progresso em direção ao alcance das metas.
  • E. A teoria dos dois fatores de Herzberg sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer uma gama de necessidades.

Motivar pessoas a atingir elevados padrões de desempenho organizacional é, hoje, uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Segundo Idalberto Chiavenato (1997), a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. As necessidades ou motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. A palavra “motivação” provém do latim, “movere”, o que significa

  • A. conhecer. Deve-se conhecer a meta antes do percurso. É o conhecimento que provoca a ação do sujeito.
  • B. ação. Exige uma supervisão próxima, com comportamento diretivo.
  • C. realização. Exige uma supervisão ampla com comportamento de apoio.
  • D. mover. Indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. É tudo o que impulsiona a pessoa a agir de certa forma.
  • E. percepção. É a capacidade humana de explicitar a necessidade básica do seu momento gerencial e relacioná-la com as metas empresariais, movendose para executá-las.

 

Tendo como referência inicial o fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes acerca da gestão de pessoas.

No campo da motivação humana, a teoria da equidade é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se dois indivíduos realizam o mesmo esforço e a recompensa de um não é igual à recompensa de outro, ocorre o efeito halo, que consiste no julgamento de uma situação a partir da constatação da iniquidade, o que gera estereótipos e preconceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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