Questões sobre Motivação

Lista completa de Questões sobre Motivação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa é influenciado por forças internas denominadas motivos da ação humana, as quais produzem a motivação. Podemos citar como exemplos de motivos internos:

I. Discurso de exortação feito por líder político.

II. Valores e habilidades das pessoas.

III. Desafio proposto pelo gerente de vendas.

IV. Escala de progressão salarial.

V. Perspectiva de receber gratificação.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está correta

  • A.

    somente a proposição III.

  • B.

    somente a proposição II.

  • C.

    somente a proposição V.

  • D.

    somente a proposição I.

  • E.

    somente a proposição IV.

Uma pessoa emocionalmente equilibrada quando tenta antecipar uma recompensa recorrendo ao julgamento, sem necessariamente levar em consideração o que já tenha obtido da empresa em que trabalha, está sob um comportamento motivado por:

  • A. expectativa.
  • B. alienação.
  • C. desinteresse.
  • D. egoísmo.
  • E. altruísmo.

Na sua teoria de motivação e higiene Herzberg observou que, quando as pessoas se sentiam insatisfeitas com o seu trabalho, estavam preocupadas com o ambiente em que trabalhavam. Herzberg chamou esta categoria de fatores

  • A. de auto-estima.
  • B. motivadores.
  • C. fisiológicos.
  • D. de higiene.
  • E. de segurança.

A respeito do conceito acima exposto, julgue os itens a seguir.

I São pressupostos da hierarquia das necessidades proposta por Maslow: busca de satisfação das necessidades fisiológicas antes das demais; busca de satisfação da necessidade seguinte depois de satisfeita uma necessidade; priorização das necessidades de independência; liberdade e reconhecimento em detrimento das necessidades de amizade.

II Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, o desempenho das pessoas é afetado pelas condições de trabalho e pelo próprio trabalho. As primeiras englobam fatores como ambiente físico, relacionamento, remuneração e políticas. O segundo engloba oportunidades de aprendizagem, possibilidade de realização, promoção e reconhecimento.

III Os programas de qualidade de vida no trabalho objetivam satisfazer a grande quantidade de necessidades dos funcionários por meio da abordagem de categorias, como compensação justa, salubridade e segurança do ambiente, oportunidade de crescimento pessoal, função de trabalho que promova mínimos impactos no lazer pessoal e nas necessidades familiares.

IV Alargamento de tarefas, rodízio de cargos, delegação de autoridade e programas de reconhecimento são práticas motivacionais utilizadas, atualmente, nas organizações.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

As pessoas são motivadas para preencher necessidades que no momento não estão satisfeitas. Uma implicação importante da abordagem de satisfação de necessidades é que existem dois passos básicos na motivação dos funcionários:

1º) Você precisa saber o que as pessoas desejam, que necessidades elas estão tentando satisfazer. Para saber quais são as necessidades, você pode perguntar diretamente ou observar a pessoa. Você pode obter essa informação indiretamente se conhecer melhor os empregados. Para saber mais a respeito das necessidades dos empregados, imagine algo sobre a vida pessoal dele, sua educação, seu histórico de trabalho, seus interesses externos e suas metas na carreira.

2º) Você precisa dar a cada pessoa a oportunidade de satisfazer necessidades no trabalho. Por exemplo: a uma pessoa com uma forte necessidade de autonomia, convém permitir que ela trabalhe independentemente.

De acordo com as proposições sobre motivação humana, o indivíduo deve ser eficaz na medida em que seu trabalho consegue atingir os objetivos da organização, e eficiente, na medida em que o seu trabalho consegue atingir objetivos pessoais.

De acordo com a proposição sobre a motivação humana de Maslow - hierarquia das necessidades - listada na coluna da esquerda, numere a coluna da direita.

Assinale a alternativa que demonstra as associações corretas.

  • A.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-D / 5-A

  • B.

    1- C / 2-A / 3-D / 4-B / 5-E

  • C.

    1- E / 2-C / 3-B / 4-D / 5-A

  • D.

    1- B / 2-A / 3-C / 4-E / 5-D

  • E.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-A / 5-D

A teoria de motivação no trabalho de Herzberg é dividida em duas categorias: fatores motivadores e fatores de higiene. É correto afirmar:

  • A. Trabalho desafiante, crescimento e desenvolvimento são fatores de higiene.
  • B. Fatores motivadores têm relação com o ambiente e fatores de higiene têm relação com o trabalho em si.
  • C. Reconhecimento do desempenho é um fator de higiene.
  • D. Dinheiro, status e segurança são fatores motivadores.
  • E. Fatores motivadores têm relação com o trabalho em si e fatores de higiene têm relação com o ambiente.

Entre as alternativas a seguir assinale aquela que se refere a características da teoria de Herzberg sobre a motivação humana.

  • A.

    As necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia.

  • B.

    As necessidades têm origem biológica, mas não estão na perspectiva de uma hierarquia. Estas necessidades são de três tipos: poder, afiliação e realização.

  • C.

    A motivação humana é explicada por dois conjuntos de fatores independentes, englobando, por um lado, elementos externos (que variam da insatisfação à não-insatisfação) e, por outro, elementos internos (que oscilam da condição de satisfação à não-satisfação).

  • D.

    A motivação é uma força de natureza emocional e consciente, a qual é ativada no momento em que a pessoa é levada a tomar alguma decisão.

  • E.

    A atribuição do controle do desempenho individual no trabalho a fatores da própria pessoa ou a fatores externos, influência na avaliação que cada um faz de sua motivação.

Na teoria sobre Motivação, Frederick Herzberg afirma que a insatisfação no trabalho decorre de dois conjuntos diferentes de fatores: higiênicos e motivantes. É um fator higiênico na teoria de Frederick Herzberg:

  • A.

    realização;

  • B.

    reconhecimento

  • C.

    responsabilidade;

  • D.

    progresso;

  • E. salário.

O gestor organizacional deve conhecer as necessidades humanas para atuar de forma eficiente na sua organização. Maslow, estudioso dessa matéria, desenvolveu a teoria da motivação. Para ele, as necessidades humanas estão organizadas hierarquicamente. À medida que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades mais elevadas, que estão no topo da hierarquia de Maslow, são:

  • A.

    de auto-realização.

  • B.

    de segurança e de estima.

  • C.

    sociais e de segurança.

  • D.

    fisiológicas e de segurança.

  • E.

    fisiológicas e sociais.

Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Os empregados de uma instituição financeira recebem percentual sobre a venda de produtos e serviços além do salário básico. Nessa situação, é correto afirmar que, quanto maiores forem as metas de venda estabelecidas, maior será a motivação desses funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...