Questões sobre Motivação

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As pessoas que fazem parte de uma organização reprentam sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a administração de recursos humanos tem papel essencial na busca e no desenvolvimento dos talentos humanos da organização, os quais deverão trabalhar de forma mais eficiente e eficaz possível, para o alcance das metas organizacionais.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir:

Segundo a teoria motivacional baseada na hierarquia das necessidades, quando o ser humano satisfaz suas necessidades mais básicas, a busca pela satisfação de outras mais elevadas passa a predominar em seu comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

As atividades de desenvolvimento de recursos humanos contribuem para a melhoria da motivação dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções:          Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.

A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.

Relacionando a Teoria X e Y de McGregor com a Grade Gerencial de Blake e Mouton é correto concluir que

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

A motivação intrínseca é caracterizada pela:

  • A.

    habitualidade de aumentos salariais.

  • B.

    presença de variáveis tangíveis.

  • C.

    automotivação.

  • D.

    habitualidade de quaisquer ações produtivas.

  • E.

    motivação.

Allan Katcher e Stuart Atkins, psicólogos americanos, identificaram e propuseram estilos de comportamento motivacional para a gestão de pessoas denominado LIFO − Life Orientation. O estilo que caracteriza o indivíduo pela diplomacia e flexibilidade é:

  • a.

    adapta e negocia.

  • b.

    dá e apóia.

  • c.

    dá e apóia.

  • d.

    mantém e conserva.

  • e.

    adapta e controla.

Segundo Herzberg, é fator de higiene

  • A.

    a realização pessoal.

  • B.

    o reconhecimento profissional.

  • C.

    o progresso na organizacional.

  • D.

    a responsabilidade profissional.

  • E.

    as condições do ambiente de trabalho.

A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética. João, empregado com histórico de excelente produtividade, vem demonstrando falta de motivação no trabalho por sentir que tem potencial e conhecimento para fazer muito mais que o que lhe vem sendo atribuído. Nessa situação, uma das soluções possíveis para o problema de João é o enriquecimento de seu cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abraham Maslow procurou explicar a motivação, a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas. Comer e dormir, segundo Maslow, são exemplos de necessidades:

  • A. Segurança.
  • B. Realização.
  • C. Fisiológicas.
  • D. Estima.

Segundo a Teoria das Necessidades de Maslow, estabilidade no emprego, seguro-saúde e planos de aposentadoria, pertencem às necessidades de:

  • A. Auto-realização.
  • B. Status.
  • C. Segurança.
  • D. Afiliação.

O desafio de Carlos é motivar seu pessoal e canalizar seus esforços na direção certa. Para tanto, está correto afirmar que a partir do estado de equilíbrio inicial do organismo cria-se um ciclo de motivação que, até alcançar o novo estado de equilíbrio, passa pelas seguintes etapas:

I - estímulo ou incentivo;

II - comportamento ou ação;

III - tensão;

IV - satisfação;

V - necessidade.

A seqüência correta dessas etapas é:

  • A. I - II - III - IV - V
  • B. I - V - III - II - IV
  • C. II - III - I - IV - V
  • D. III - V - I - IV - II
  • E. V - III - I - II - IV
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