Questões sobre Motivação

Lista completa de Questões sobre Motivação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre motivação, embora seja impossível identifi car todas as necessidades humanas, várias teorias têm sido desenvolvidas para ajudar os gerentes a entender melhor essas necessidades. Apontar abaixo as teorias sobre motivação:

Assinale a seqüência correta:

  • A.

    1, 2, 3, 4

  • B.

    1, 2, 8, 9

  • C.

    1, 3, 6, 7

  • D.

    1, 4, 5, 8

As teorias motivacionais podem ser classificadas em três grandes áreas de interesse

 A coluna A diz respeito às principais áreas de interesse das teorias motivacionais e a coluna B às descrições dessas teorias.

Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.

  • a.

    AI-BII, AII-BI, AIII-BIII

  • b.

    AI-BII, AII-BIII, AIII-BI

  • c.

    AI-BIII, AII-BII, AIII-BI

  • d.

    AI-BIII, AII-BI, AIII-BII

  • e.

    AI-BI, AII-BIII, AIII-BII

Abraham Maslow desenvolveu a teoria da motivação, tendo como eixo condutor as necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão organizadas hierarquicamente e a busca de satisfazê-las motiva a pessoa a tomar uma direção. À medida em que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades primárias ou as mais baixas da hierarquia de Maslow são:

  • A.

    de estima e de auto-realização.

  • B.

    de segurança e de estima.

  • C.

    sociais e de segurança.

  • D.

    fisiológicas e de segurança.

  • E.

    fisiológicas e sociais.

MacGregor, teórico da administração, desenvolveu uma teoria que compara dois estilos opostos de dirigir uma organização. Receberam o nome de Teoria X e Teoria Y. A organização que adota o estilo de administrar baseado na Teoria Y se caracteriza por acreditar que as pessoas:

  • A.

    são esforçadas.

  • B.

    são ingênuas

  • C.

    precisam ser controladas

  • D.

    evitam o trabalho.

  • E.

    evitam a responsabilidade.

Marta, psicóloga e analista de organizações, quando consultada sobre o desinteresse e a falta de entusiasmo dos empregados de um Centro de Saúde, decidiu aplicar uma teoria motivacional, diretamente relacionada com a realização do trabalho, justificando que as pessoas, à medida que se desenvolvem profissionalmente, adquirem experiência, tornam-se maduras e passam a valorizar mais fatores como estima e auto-realização. Esta teoria admite haver duas categorias básicas de necessidades, independentes entre si, que influem diferentemente no comportamento das pessoas, ou seja, a primeira relaciona-se a fatores de higiene ou de manutenção e a segunda, a fatores de motivação. Conclui-se, portanto, que Marta baseou-se na Teoria de:

  • A.

    Maslow.

  • B.

    Herzberg.

  • C.

    Likert.

  • D.

    Kurt Lewin.

  • E.

    Douglas Mc Gregor.

Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.

O estabelecimento de metas desafiadoras, porém atingíveis, é capaz de aumentar o nível de motivação dos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

No campo das principais teorias motivacionais, as necessidades podem ser categorizadas em primárias e secundárias. De modo geral, as necessidades primárias são aquelas que são influenciadas pela sociedade, pela personalidade e pelas diferenças individuais, enquanto as secundárias referem-se às necessidades comuns a todas as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Considere que um funcionário foi penalizado pela gerência do Hotel Maresia por ter atendido um cliente sem a devida cortesia. Nesse caso, o referido funcionário está sendo parte de um método de motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração geral, julgue os itens abaixo.

Pessoas mais motivadas intrinsecamente tendem a estar mais comprometidas com o trabalho e a estabelecer relação mais profunda com a organização e com as pessoas que a compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Quanto a motivação, o fator ético é uma das principais críticas realizadas à teoria do condicionamento e reforço operantes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...