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Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Laura é escriturária de uma instituição financeira e, após 3 meses sem atingir a meta de venda mínima estipulada pela organização, foi informada pela gerência de vendas de que, se não alcançasse o desempenho mínimo necessário, seria demitida. Nessa situação, a atitude da gerência de vendas refere-se a um instrumento de motivação denominado extinção.
Um pressuposto básico da Teoria X, de Mc Gregor, é que:
o ser humano médio não gosta de trabalhar;
o prazer em obter bons resultados é parte fundamental da remuneração indireta;
as potencialidades intelectuais do ser humano médio são utilizadas apenas parcialmente;
o homem praticará a auto-orientação e o autocontrole a serviço dos objetivos que se empenhou em alcançar;
o ser humano médio aprende, em condições apropriadas, a aceitar e procurar responsabilidades.
Suponha que os integrantes de uma organização atingiram o estágio de plena satisfação de suas necessidades relacionadas à amizade, inter-relacionamento humano e interação na família organizacional. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o próximo estágio que os motivará refere-se às necessidades:
Administração - Motivação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Avalie a correção das afirmativas abaixo a respeito das Teorias de Motivação. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as Falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a seqüência correta.
V, V, F
F, F, V
V, F, V
F, V, F
Administração - Motivação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O conjunto de pressuposições negativas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessária para elas, refere-se à Teoria
X
das decisões
Y
do equilíbrio organizacional
Segundo Maslow, a necessidade relacionada com o desejo do ser humano de realizar seu potencial criativo e utilizar seu talento é denominada:
social
estima
segurança
auto-realização
Julgue os itens seguintes, relativos a dimensionamento de pessoal.
A estratégia de horário flexível é uma forma de redimensionar o pessoal. Os empregados têm de trabalhar um número específico de horas por semana, mas são livres para variar as horas de trabalho dentro de certos limites. É uma estratégia viável para qualquer cargo organizacional, pois possibilita alta motivação e autonomia para o empregado.
A Teoria da Necessidade desenvolvida por David McClelland enfoca três necessidades relativas à motivação: realização, poder e afiliação. A necessidade de afiliação trata do:
desejo de fazer com que os outros se comportem de maneiras afins, compatíveis;
desejo de fazer com que os outros se comportem de maneira diferente da por eles desejada;
impulso de destacar-se em relação a um conjunto de pessoas;
impulso de destacar-se em relação a um conjunto de padrões;
desejo por relações interpessoais amigáveis e próximas;
A Teoria das Necessidades de Maslow talvez tenha sido a teoria de motivação que mais ganhou atenção por parte dos administradores. Classifi que as necessidades de Maslow em uma escala crescente - de baixo para cima da pirâmide:
Fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.
Fisiológicas, de segurança, estima, sociais e de auto-realização.
De segurança, fi siológicas, estima, sociais e de auto-realização.
Sociais, fi siológicas, de segurança, estima e de auto-realização.
A tarefa mais importante e freqüentemente a mais difícil é motivar. A melhor forma de motivar em um programa de segurança está expressa em:
Aplicar penalidades disciplinares no envolvimento e no engajamento do funcionário no esforço de segurança.
Instituir um programa que leve os funcionários ao envolvimento e engajamento de ações de segurança que os exponham publicamente, demonstrando de forma ostensiva o comportamento inseguro.
Conscientizar por meio da disciplina demonstrada e, nesta linha, institucionalizar a hipótese de demissão para assegurar o cumprimento dos padrões de desempenho.
Reconhecer e premiar habilidades, esforços, idéias e sugestões e resultados individuais e coletivos obtidos, em relação às ações de segurança.
Solicitar ao acidentado, em atividades especiais de reuniões de segurança, que explique à platéia as causas do acidente, demonstrando, como exemplo de liderança e participação, toda sua culpa.
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