Questões sobre Motivação

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Motivos internos para realização do trabalho são aqueles que surgem das próprias pessoas. Assinale a alternativa que não contém um motivo interno.

  • A. Aptidões e habilidades
  • B. Necessidades e frustrações
  • C. Atitudes e interesses
  • D. Escala de progressão salarial

No âmbito da motivação no trabalho, de acordo com a teoria dos dois fatores, de Herzberg, as relações interpessoais, as condições físicas no trabalho, o salário, o sistema gerencial e os benefícios dizem respeito a fatores

  • A. motivacionais.
  • B. organizacionais.
  • C. sistêmicos.
  • D. higiênicos.
  • E. reforçadores.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o criador de uma das teorias que buscam explicar a motivação, bem como o nome da respectiva teoria.

  • A. Mayo – Administração Científica.
  • B. Locke – Equidade.
  • C. Maslow – Estrutura Dual (Fatores Motivacionais e de Sanidade).
  • D. Alderfer – ERC (Existência, Relacionamentos, Crescimento).
  • E. Taylor – Interações Humanas.

Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas. A implementação de um programa de benefícios sociais se justifica na medida em que os investimentos tendem a retornar para a organização mediante a maior motivação para o trabalho, o aumento da produtividade e a retenção de talentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um gerente recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas de recompensa no trabalho realizada junto a sua equipe. Os resultados da pesquisa foram os seguintes: os membros da equipe valorizam a cooperação e o bom relacionamento com os pares; os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho; a maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; os membros da equipe percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas. De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:

  • A. necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de distribuição;
  • B. necessidade de afiliação, necessidade de poder e percepção de justiça de processo;
  • C. necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de processo;
  • D. necessidade de afiliação, necessidade de realização e percepção de justiça de distribuição;
  • E. necessidade de afiliação, necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de processo.

Os denominados fatores motivacionais podem ser classificados, de acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, em

  • A. punição e recompensa.
  • B. fatores de higiene (extrínsecos) e fatores de motivação (intrínsecos).
  • C. financeiros e sociais.
  • D. reforço positivo e desestímulo a práticas indesejadas.
  • E. compensação (fator de indução) e reconhecimento (fator de reforço).

O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação.

A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da

  • A. teoria X e teoria Y
  • B. teoria dos dois fatores
  • C. fixação de objetivos
  • D. hierarquia das necessidades
  • E. abordagem dos sistemas abertos

Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde

  • A. à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
  • B. ao grau de esforço dispendido pelo indivíduo para obtenção de determinado resultado, que varia de acordo com a escala de expectativas individuais.
  • C. à tensão existente entre a inércia e o início do processo para obtenção do resultado, e que leva ao início do ciclo motivacional.
  • D. ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.
  • E. à quantidade ou grau da recompensa necessária para induzir determinado comportamento em um indivíduo.

A teoria das expectativas é o mais complexo modelo de motivação dos funcionários nas organizações.

Um dos componentes dessa teoria é a expectativa do resultado-desempenho, que é a(o)

  • A. probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
  • B. crença de que nossos esforços levarão a um melhor desempenho quando os resultados forem previsíveis.
  • C. percepção do indivíduo sobre a probabilidade de que o desempenho conduzirá a determinados resultados.
  • D. tendência para agir de determinada maneira, de forma que essa ação traga resultados e recompensas organizacionais.
  • E. grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo.

Para que um sistema de informações gerenciais (SIG) funcione de forma correta e eficaz, gerando as informações necessárias ao processo decisório da empresa, é necessário que existam alguns aspectos que colaborem com esse sistema.

Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta um desses aspectos.

  • A. Apoio global tanto dos vários planejamentos da empresa (estratégico, tático e operacional) quanto da adequada estrutura organizacional e dos métodos administrativos da empresa.
  • B. Envolvimento adequado da alta e média administração com o SIG e também o apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos e orçamentos).
  • C. Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários dentro da empresa, aumentando a motivação das pessoas envolvidas.
  • D. Uso de um plano-mestre, que deve ser implementado, adaptado e operacionalizado pelas várias unidades organizacionais da empresa, de acordo com as necessidades de informações.
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