Questões sobre Motivação

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Para criar satisfação e motivação, uma organização pode atribuir ao indivíduo trabalhos estimulantes, responsabilidades e possibilidades de ascensão na carreira. Tais ações são capazes de motivar e orientar o comportamento positivo dos funcionários no trabalho por atender

  • A. às necessidades humanas de igualdade, relacionadas às recompensas justas pelos esforços desempenhados.
  • B. aos fatores motivacionais extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.
  • C. às necessidades humanas sociais, relativas à vida associativa do funcionário.
  • D. aos fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.
  • E. às necessidades humanas de existência, relacionadas à segurança e à estabilidade profissional.

Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de

  • A. expectativa.
  • B. autorrealização.
  • C. manutenção.
  • D. valência.
  • E. reforço intermitente.

Em relação às teorias de motivação, de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow, as necessidades humanas podem ser divididas em níveis hierárquicos de importância, como exposto na figura a seguir.

 Nesse sentido, o orgulho e o reconhecimento devem ser classificados como necessidades

  • A. de auto-realização.
  • B. de estima.
  • C. sociais.
  • D. de segurança.
  • E. fisiológicas.

Acerca de comprometimento no trabalho, tipologias de comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho, julgue os itens subsequentes. A motivação do ganho material, a motivação do reconhecimento social e a motivação interior da realização pessoal são três tipos de motivações consideradas eficazes para que o empregado se comprometa com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comprometimento no trabalho, tipologias de comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho, julgue os itens subsequentes. De acordo com a teoria dos dois fatores (satisfação e motivação), a motivação vem do trabalho e não do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso das teorias sobre Motivação é visto como saída para melhorar o desempenho e a satisfação dos trabalhadores. T endo em vista essa temática, é correto:

  • A. A Teoria de Equidade, que envolve o trinômio valência- expectativa-força, é considerada uma teoria de processo, e não simplesmente de conteúdo, pois identifica relações entre variáveis dinâmicas que explicam o comportamento humano das pessoas no trabalho.
  • B. A Hierarquia de Maslow afirma que todos os níveis de necessidades humanas atuam simultaneamente, o que faz com que a falta de satisfação de uma necessidade aumente a importância das necessidades de níveis mais baixos.
  • C. Uma aplicação frequente da teoria de Edwin Locke pode ser encontrada no modelo de Administração por Objetivos, pois possui implicações fortes em avaliações de desempenho e aferições de produtividade.
  • D. A teoria de 2 Fatores diferencia-se das demais por reconhecer a capacidade de planejamento do ser humano e é aplicável na gestão compartilhada de carreiras.
  • E. O tema central da Teoria da Expectativa é definido pela razão entre o esforço e a recompensa que o indivíduo percebe na situação profissional.

F. Herzberg formulou a Teoria dos Dois Fatores, na qual buscou explicar a capacidade de influência destes na motivação do trabalhador e no seu comportamento, criando satisfação ou insatisfação. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Fatores satisfacientes geram desmotivação quando retirados do ambiente de trabalho.

II. Essa teoria trata os fatores capazes de conferir satisfação ou insatisfação como elementos distintos.

III. Salário e reconhecimento são exemplos de fatores satisfacientes.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:

  • A. cursos e outras ações de desenvolvimento pessoal são pouco indicados para aumentar a motivação;
  • B. palestrantes renomados em geral são rejeitados por funcionários de organizações públicas;
  • C. a motivação das pessoas depende, sobretudo, de variáveis contextuais;
  • D. o palestrante deve ter dado exemplos descontextualizados do setor público;
  • E. a motivação é algo individual e cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa.

Segundo a Teoria de Herzberg, é considerado Fator Motivacional:

  • A. Desenvolver uma nova política de gestão na empresa.
  • B. Fornecer mais responsabilidade e maior autonomia para as pessoas no trabalho.
  • C. Aumentar a periodicidade de confraternizações na empresa.
  • D. Melhorar os móveis e a decoração do ambiente de trabalho.
  • E. Conceder anualmente um aumento salarial para os empregados com melhor desempenho.

Considere que determinada organização pretenda incrementar os fatores motivacionais de sua equipe, utilizando, como base, a Teoria Bifatorial desenvolvida por Herzberg. Nesse contexto, a elevação do salário dos seus colaboradores constituiria um fator

  • A. extrínseco, gerador de satisfação pelo reconhecimento da importância relativa do trabalho.
  • B. de motivação, associado a sentimentos positivos relacionados ao cargo.
  • C. intrínseco, ligado à autorrealização e crescimento profissional.
  • D. de higiene, que previne a insatisfação, mas não é considerado um fator de motivação.
  • E. endógeno, associado à satisfação de necessidades sociais.
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