Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o modelo racional de administração, as instituições basicamente determinam os estados mentais dos participantes ao estabelecerem as condições para o exercício da docilidade e ,portanto, da racionalidade , na sociedade humana. Neste modelo há a substituição do clássico homem econômico por outro modelo mais institucionalizado. Este modelo foi proposto por Herbert Simon em 1957 e recebeu o nome de:

  • A. homem eficiente
  • B. homem administrativo
  • C. homem valoroso
  • D. homem incremental
  • E. homem racional

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma das ferramentas da qualidade. As cartas de controle, que constituem um instrumento do CEP, podem ser utilizadas, por exemplo, para analisar os números da criminalidade em uma determinada cidade ou região Sobre o CEP se pode afirmar que, EXCETO:

  • A. constitui um instrumento para gerenciar a variabilidade dos processos.
  • B. as cartas de controle permitem visualizar as “variações normais” e as “variações anormais”;
  • C. as variações normais têm origem em causas especiais enquanto as variações anormais têm origem em causas comuns de variação;
  • D. cabe aos gestores compreenderem a “voz do processo” e empreender ações para remover as causas comuns de variação nos processos.
  • E. quando se remove uma causa de variação anormal não significa que o processo está sendo melhorado de modo consistente.

O BSC, acrônimo do inglês Balanced Scorecard, tem como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa. Ele é dividido em quatro dimensões, ou perspectivas de negócio. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

  • A. Aplicações; informações; infraestrutura; e, pessoas.
  • B. Financeira; cliente; processos internos; e, aprendizado e crescimento.
  • C. Planejar; adquirir; suportar; e, monitorar.
  • D. Esclarecer; comunicar; planejar; e, melhorar.
  • E. Forças; fraquezas; oportunidades; e, ameaças.

Assinale a resposta correta sobre o Diagrama de Ishikawa:

  • A. O Diagrama de Ishikawa é um gráfico de barras para visualizar as causas do problema.
  • B. O Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido por Diagrama de Ishikawa , estrutura as causas e efeitos por meio de um gráfico de barras
  • C. O Diagrama de Ishikawa tem como princípio visualizar que 20% das consequências advêm de 20% das causas
  • D. O Diagrama de Ishikawa tem como principal papel analisar as causas e efeito.
  • E. Também conhecido como Gráfico de barras, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de gestão da qualidade.

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. Inicialmente admitida como diferencial, a inovação hoje é tida como imperativo para as organizações, inclusive para as que fazem parte da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da organização. Ao se implantar essa ferramenta, a organização deve considerar os seguintes componentes:

  • A. financeiro, cliente, desenvolvimento de pessoas e processos.
  • B. objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos operacionais.
  • C. planos de Ação, indicadores e ferramentas da qualidade.
  • D. mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação.
  • E. objetivos estratégicos, metas, indicadores e responsabilidade social.

Método gerencial que abrange todos os níveis da organização, utilizado para a promoção da melhoria contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo. Trata-se do conceito de

  • A. Kaizen.
  • B. Gráfico de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Muda.
  • D. Ciclo PDCA.
  • E. QFC − Quality Function Deployment.

As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque.

Assim, uma empresa com estratégia de

  • A. diferenciação seleciona para atender apenas a um segmento da indústria, ou, no máximo, a um pequeno grupo de segmentos.
  • B. liderança de custo procura tornar-se o produtor de custo mais baixo da sua indústria, ampliando o leque de produtos para usufruir economias de escopo.
  • C. enfoque procura ser a única empresa com certos atributos valiosos e importantes para todos os compradores da indústria.
  • D. liderança de custo tem a menor variedade possível de produtos para aproveitar as economias de escopo.
  • E. diferenciação vende um produto padrão, sem maquiagem ou variedades especiais.

Para Norbert Wiener, “a soma da informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a ____________ é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro”.

O termo que completa a afirmação do conceito elaborado pelo matemático americano é

  • A. decalagem
  • B. difração
  • C. hiponímia
  • D. entropia
  • E. isotopia

Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem. A técnica do brainstorming é utilizada para comparar os indicadores de desempenho de um processo entre duas organizações, com vistas à melhoria dos processos internos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...