Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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No que se refere à gestão da qualidade e a modelos de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.

Entre os fundamentos do modelo de excelência gerencial inclui-se a compreensão das relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, sendo o ciclo PDCA utilizado como ferramenta de auxílio para o aprimoramento contínuo desse modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard − BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para “alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta”. O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva

  • A. dos clientes: analisa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
  • B. dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência.
  • C. do aprendizado e crescimento: analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro.
  • D. financeira: as medidas financeiras demonstram as consequências econômicas das ações consumadas.
  • E. da mudança: corresponde ao mapa estratégico do BSC, decorrente do feedback institucional recebido.

Julgue os itens seguintes, referentes a medição de desempenho e indicadores empresariais.

O balanced scorecard (BSC) permite medir o desempenho estratégico com base em indicadores que não se restringem aos aspectos financeiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ciclo de controle/gerenciamento PDCA (Plan=planejar, Do=fazer, Check=verificar and Act=agir) é:

  • A.

    Um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, com a finalidade de estimular o desenvolvimento de uma cultura da qualidade por meio da educação continuada.

  • B.

    Um método de gestão com a finalidade de atingir metas. baseia-se na definição das metas, determinação dos métodos para alcance das metas, educação/treinamento, execução do trabalho, verificação dos efeitos do trabalho executado e atuação no processo mediante resultados.

  • C.

    Um método de avaliação de serviço que deve ser aplicado apenas quando todas as áreas apresentarem padrões mínimos de qualidade.

  • D.

    Conhecido também como diagrama de causa e efeito, sendo um método para determinar as características importantes e identificar um efeito desejado, permitindo visualização dos objetivos.

O ciclo PDCA consiste basicamente

  • A.

    na menor diferença entre indicações mostradas que pode ser significativamente percebida.

  • B.

    na equivalência entre precisão e exatidão.

  • C.

    na precisão do instrumento de medição obtida pela relação entre a menor divisão da escala principal pelo número de divisões no nônio ou vernier.

  • D.

    em (Plan) Planejar: análise do processo; (Do) Fazer: execução de procedimentos; (Check) Verificar: avaliar os procedimentos, medir; (Act) Agir: atuar corretivamente atacando as causas.

  • E.

    em um valor numérico expresso no certificado de calibração.

O modelo PDCA pode ser aplicado

  • A.

    sempre junto ao controle estatístico de processos (CEP).

  • B.

    apenas nos processos de manufatura.

  • C.

    em todos os processos.

  • D.

    apenas nos processos de serviço.

  • E.

    apenas nos processos de medição de itens manufaturados.

O diagrama de causa e efeito, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa, tem como objetivo

  • A.

    mostrar a dispersão de valores das causas e efeitos em eixos x-y.

  • B.

    identificar os 20% das causas mais influentes em relação a 80% dos efeitos.

  • C.

    identificar os principais defeitos em um determinado produto.

  • D.

    identificar as possíveis causas, agrupadas por categoria, que levam a um determinado efeito.

  • E.

    representar as causas principais da variabilidade em um determinado processo.

O transporte aéreo sofreu constantes mudanças ao longo dos anos e necessita de eficiência operacional cada vez maior. Para atender esta necessidade, uma empresa de manutenção aeronáutica usa um modelo de gestão por indicadores e utilizou o balanced scorecard para elaborar o quadro de indicadores. Sobre este modelo, é correto afirmar que:

  • A.

    em resumo, o balanced scorecard usa essencialmente a medição integral de desempenho para acompanhar e ajustar a estratégia do negócio e além da perspectiva financeira, incorpora a perspectiva do cliente, as operações e a capacidade de inovação e aprendizado da organização.

  • B.

    a premissa básica do balanced scorecard é: faz mais sentido investir onde existe crescimento econômico do qual você possa se beneficiar. Ele define as prioridades em um portfólio de produtos.

  • C.

    o balanced scorecard é um esquema para identificar as oportunidades de crescimento da corporação em duas dimensões: produtos e mercados, através de 4 estratégias genéricas de crescimento: penetração no mercado, desenvolvimento do mercado, desenvolvimento do produto e diversificação.

  • D.

    o balanced scorecard é a comparação sistemática dos processos e desempenhos organizacionais para criar novos padrões ou melhorar processos e existem quatro tipos básicos: interno, competitivo, funcional ou genérico.

  • E.

    o balanced scorecard ajuda a administração a definir uma abordagem para gerir com sucesso a mudança organizacional. Os quadrantes de mudança podem ser úteis para definir quem são os agentes de mudança, identificar participantes ativos no processo e estabelecer o alcance da mudança.

O PDCA – ciclo de melhoria contínua, no qual suas siglas, em inglês, significam Plan (Planejar), Do (Fazer/Executar), Check (Verificar/Controlar) e Act (Agir/Realizar ação) – é um método de solução ou acompanhamento de problemas, cujo objetivo é realizar, de maneira simples e segura, as etapas de preparação e execução de certas atividades, visando o aprimoramento de processos e foi implantado na década de 50, no Japão, por

  • A.

    Crosby.

  • B.

    Deming.

  • C.

    Juran.

  • D.

    Ishikawa.

  • E.

    Feigenbaum.

Uma das características da metodologia conhecida como PDCA (PLANEJAR-EXECUTAR-VERIFICAR-AGIR) é que no

  • A.

    AGIR há o monitoramento dos processos para verificar sua conformidade com a política ambiental.

  • B.

    EXECUTAR há ação continuada para melhorar os sistemas de minimização de riscos ao cliente.

  • C.

    PLANEJAR há o estabelecimento dos objetivos e dos processos para atingir os resultados.

  • D.

    VERIFICAR há uma reunião da alta administração para redirecionar os rumos da empresa.

  • E.

    VERIFICAR há discussões sobre os resultados da implementação dos sistemas de gestão.

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