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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca de relações humanas e relações públicas.
O clima organizacional corresponde à percepção que os indivíduos têm da atmosfera em seu ambiente de trabalho, é algo mutável e instantâneo, não se confundindo com a cultura organizacional.
Ao se compreender o conceito de Desenvolvimento Organizacional, entende-se que o desenvolvimento da organização é um processo planejado de modificações culturais e estruturais, permanentemente aplicado a uma organização, visando institucionalizar uma série de tecnologias sociais, de tal forma que a organização fique habilitada a diagnosticar, a planejar e a implementar estas modificações com ou sem assistência externa. Diante desse contexto, questiona-se qual das assertivas não corresponde a um dos pressupostos básicos do Desenvolvimento Organizacional.
A constante e rápida mutação do ambiente.
A necessidade contínua de adaptação.
A interação entre a organização e o ambiente.
Uma organização sensível e flexível, tendo capacidade e versatilidade de redistribuir rapidamente seus recursos, de maneira a maximizar a sua aplicação.
A necessidade de que os colaboradores trabalhem em um ritmo mais acelerado.
Administração - O comportamento organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com base na identificação dos segmentos de mercado, analise as afirmações abaixo:
1. O ponto de partida para a segmentação de mercado é o marketing de massa. Nele a ênfase é na produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores.
2. Analisando a segmentação de mercado, percebe-se que muitas empresas voltam seus olhares para o micromarketing, utilizando alguns segmentos. Analisando-se os níveis do micromarketing podemos afirmar que o marketing de segmento é o mesmo que marketing de nicho, ambos buscam direcionar os esforços de marketing para um público específico dentro de um mercado mais amplo.
3. Existem diversos tipos de mercado de clientes e os principais são: mercado consumidor, mercado organizacional, mercado global e mercado sem fins lucrativos.
4. A customerização é uma excelente alternativa na criação de ofertas tendo em vista que potencializa a satisfação dos clientes. Porém, em alguns produtos específicos ela não deve ser adotada.
Estão corretas apenas:
1 e 3.
2 e 4.
1 e 2.
3 e 4.
1, 3 e 4
Administração - O comportamento organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Por definição, a função administrativa de controle consiste em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para garantir que os objetivos e metas da organização sejam cumpridos. Marque a alternativa que não contém um instrumento de controle:
cronograma
orçamento
normas
administração por objetivos e metas
pesquisa de clima organizacional
Administração - O comportamento organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Considere a seguinte situação:
Uma determinada organização estava passando por uma grande mudança na forma de desenvolver suas atividades. A maior preocupação dos gestores era que o clima de bem estar, ajuda mútua e prazer que existia no ambiente não se extinguisse por conta das mudanças.
Marque a alternativa que melhor define o tipo de cultura existente ma organização descrita:
Cultura de baixo contexto
Cultura individualista
Cultura agressiva
Cultura orientada para resultados
Cultura cooperativista
Administração - O comportamento organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Existe um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. Está sendo citado o padrão de:
cultura organizacional;
socialização organizacional;
desenvolvimento;
ambiente;
estratégia.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
Os aspectos que compõem a cultura organizacional conferem à organização uma identidade, ou seja, um modo particular de ser. A imagem que se constrói da organização influencia somente o modo como a empresa se relaciona com o ambiente externo, não interferindo, portanto, nas decisões internas da organização.
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Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Os valores culturais de uma organização descrevem o que é considerado importante para os seus membros e podem ser estudados mediante entrevistas, observação e questionários.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que um analista de gestão de pessoas, ao realizar uma pesquisa em sua organização, tenha identificado a forma como os problemas são tratados e o modo como as decisões são tomadas e estabelecidas em procedimentos que os empregados realizam em conjunto, é correto afirmar que a pesquisa realizada foi sobre clima organizacional.
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Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.
Uma das funções da cultura organizacional é apreender as percepções de natureza cognitiva sobre diferentes aspectos particulares do trabalho como relações interpessoais, carga de trabalho e políticas de gestão.
O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional.
A socialização determina como a cultura e o clima organizacional são formados ao longo do tempo, caracterizando a forma como as pessoas passam a perceber o contexto das organizações.
O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento é exemplo de cultura organizacional com orientação a resultados.
Cultura organizacional é um termo descritivo sobre como as coisas são feitas em determinada empresa, enquanto clima organizacional é um termo explicativo sobre o que faz as coisas serem como são em determinada empresa.
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