Questões sobre O comportamento organizacional

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Na fase final de um processo de treinamento e imersão, um grupo de jovens trainees foi exposto a uma série de elementos informais relacionados aos valores e normas de conduta da empresa. Em visitas aos diferentes escritórios e fábricas da empresa, eles puderam observar certos comportamentos, usos e costumes compartilhados pelos demais colaboradores. Essa ação possibilita ensinar aos novos integrantes a forma de perceber, pensar e agir na empresa.

A descrição conduz à conclusão de que se trata de um processo dirigido à valorização

  • A. de replicação de processos.
  • B. da vantagem competitiva.
  • C. da cultura organizacional.
  • D. do intercâmbio técnico.
  • E. do contrato de desenvolvimento.

É possível definir a cultura organizacional de diferentes formas, o que implica compreender adequadamente seus possíveis significados para o mundo dos negócios. A esse respeito, analise os significados apresentados a seguir.

I - Valores, crenças e padrões de comportamento.

II - Normas e rotinas envolvendo grupos de trabalho.

III - Perspectiva que guia as políticas organizacionais.

IV - Regras rígidas que impedem influências externas.

Estão corretos APENAS os significados

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. D) I, II e III.
  • E. II, III e IV.

O conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de

  • A. concepções e normas que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração.
  • B. concepções e normas submersas à vida de uma organização e que devem ser comunicadas a seus membros através de formas simbólicas tangíveis.
  • C. concepções, normas e valores expressos em paradigmas cognitivos que reforçam a identidade social, a negociação coletiva e o poder de coesão.
  • D. valores e pressupostos considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir os problemas cotidianos.
  • E. valores e pressupostos que tanto agem como elementos de comunicação e consenso como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação.

Cultura organizacional

I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização.

II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações.

III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização.

IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios.

V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    III e V.

Numa organização construída sob uma cultura organizacional tradicional predominam os processos motivacionais

  • A.

    preventivos e positivos.

  • B.

    preventivos e negativos.

  • C.

    profiláticos e neutros.

  • D.

    corretivos e negativos.

  • E.

    corretivos e positivos.

No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Emoções e afetos das pessoas nas organizações são aspectos importantes que as pesquisas de clima organizacional devem revelar para que se possa gerenciar a qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Os valores individuais e organizacionais representam dois produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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