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Na fase final de um processo de treinamento e imersão, um grupo de jovens trainees foi exposto a uma série de elementos informais relacionados aos valores e normas de conduta da empresa. Em visitas aos diferentes escritórios e fábricas da empresa, eles puderam observar certos comportamentos, usos e costumes compartilhados pelos demais colaboradores. Essa ação possibilita ensinar aos novos integrantes a forma de perceber, pensar e agir na empresa.
A descrição conduz à conclusão de que se trata de um processo dirigido à valorizaçãoÉ possível definir a cultura organizacional de diferentes formas, o que implica compreender adequadamente seus possíveis significados para o mundo dos negócios. A esse respeito, analise os significados apresentados a seguir.
I - Valores, crenças e padrões de comportamento. II - Normas e rotinas envolvendo grupos de trabalho. III - Perspectiva que guia as políticas organizacionais. IV - Regras rígidas que impedem influências externas. Estão corretos APENAS os significadosO conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de
Cultura organizacional
I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização.
II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações.
III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização.
IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios.
V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e IV.
I, II e IV.
II e IV.
III, IV e V.
III e V.
Numa organização construída sob uma cultura organizacional tradicional predominam os processos motivacionais
preventivos e positivos.
preventivos e negativos.
profiláticos e neutros.
corretivos e negativos.
corretivos e positivos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Emoções e afetos das pessoas nas organizações são aspectos importantes que as pesquisas de clima organizacional devem revelar para que se possa gerenciar a qualidade de vida no trabalho.
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No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os valores individuais e organizacionais representam dois produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional.
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Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.
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Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.
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Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.
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