Questões sobre O comportamento organizacional

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Segundo Grunig (2009), a Teoria de Excelência é ampla e geral e se inicia com uma premissa geral sobre o valor das relações públicas para as organizações e para a sociedade, integrando inúmeras teorias intermediárias ou de médio alcance sobre a organização da função de relações públicas, para a condução de seus programas e para a compreensão de seu contexto. O autor apresenta cinco proposições teóricas que definem algumas das condições que organizações com relações públicas excelentes devem possuir. Qual das proposições abaixo NÃO está de acordo com a Teoria de Excelência proposta por Grunig?

  • A. Cultura organizacional autoritária.
  • B. Sistema simétrico de comunicação interna.
  • C. Estruturas orgânicas.
  • D. Programas que igualam as oportunidades para homens, mulheres e minorias.
  • E. Alta satisfação no trabalho entre funcionários.

Clima organizacional pode ser conceituado como a forma visível de manifestação de cultura. A propósito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A cultura diz respeito ao caráter mais profundo da organização, envolvendo suas origens, o processo de definição de seus valores básicos e a modelagem de seus padrões culturais.

  • B.

    ima organizacional refere-se à percepção que as pessoas não-pertencentes à organização têm desta.

  • C.

    Os artefatos constituem-se nos componentes mais profundos da cultura organizacional, caracterizados pela ideologia e pelos julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, tanto em relação aos elementos internos quanto aos externos.

  • D.

    A linguagem é um dos símbolos mais importantes da cultura organizacional. As pessoas que falam a mesma língua partilham a mesma cultura.

  • E.

    Entre os símbolos da cultura organizacional, os mitos relacionam-se à perpetuação da cultura dominante. Uma de suas características é combinarem elementos da realidade e da ficção.

As competências essenciais, o conhecimento corporativo, a cultura organizacional e as relações com os clientes e sua fidelização constituem um elenco de aspectos relacionados aos recursos:

  • A.

    identificáveis da empresa;

  • B.

    fundamentais para a obtenção de receitas;

  • C.

    intangíveis da organização;

  • D.

    que permitem retornos de escala;

  • E.

    passíveis de registro de patente.

A Cultura Organizacional, segundo Schein, busca basicamente:

  • A.

    adaptar-se ao meio ambiente e manter sua coerência interna.

  • B.

    modificar conceitos, valores e práticas gerenciais.

  • C.

    impor ao meio ambiente o que pretende, por que pretende e onde quer chegar.

  • D.

    ser estável, consistente e adequada às demandas sociais e dos clientes.

  • E.

    consolidar princípios e aprendizado heurístico.

Para que a nova estratégia organizacional da empresa Alpha seja implementada e os funcionários reconheçam as novas formas de trabalho, o diretor Alfredo empreende esforços para mudar a cultura da organização enfatizando os aspectos sociais e psicológicos, ou seja, ele promove mudanças

  • A.

    na estrutura organizacional.

  • B.

    na tecnologia de produtos e práticas operacionais.

  • C.

    nas medidas de produtividade.

  • D.

    nos valores organizacionais.

  • E.

    nos sistemas e procedimentos organizacionais.

São características das organizações que aprendem, exceto:

  • A.

    clima organizacional favorável.

  • B.

    equilíbrio entre os objetivos individuais, coletivos e da organização.

  • C.

    conhecimento como investimento.

  • D.

    gestão da mudança.

  • E.

    comunicação assimétrica.

Assinale a assertiva que contenha três condições para que a organização cumpra seu papel no processo de criação do conhecimento organizacional.

  • A.

    Variedade de requisitos/estrutura hierarquizada/ visão sistêmica.

  • B.

    Intenção/autonomia/redundância.

  • C.

    Baixa maturidade/controle/planejamento.

  • D.

    Organização linear/ hierarquia/caos criativo.

  • E.

    Flexibilidade/ordem criativa/controle rígido.

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna, julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica. Sua função é disseminar informações da alta direção para os empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna, julgue os itens que se seguem.

A política de comunicação interna deve desprezar as redes informais, já que estas não podem ser consideradas oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna, julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna e a cultura organizacional são independentes e atuam paralelamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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