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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Cultura organizacional não se confunde com clima organizacional, que tem uma história de pesquisa mais longa e pode ser observado e medido mais diretamente do que a cultura organizacional.
Em uma construtora, os colaboradores passam por um processo de absorção da cultura organizacional desde o momento de ingresso, por meio de sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. A que mecanismo(s) os colaboradores são expostos?
Histórico.
Linguagem.
Personalização.
Símbolos materiais.
Rituais e cerimônias.
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Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.
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Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
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Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.
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Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
São níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.
I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.
II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.
III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.
IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.
V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança.
Estão corretas SOMENTE
I e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I, II, III e V.
III e IV.
Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela
é o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
II e III.
I, II, III e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
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Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.
Na visão culturalista, a organização constitui um sistema de comportamento cooperativo orientado pelo planejamento, o qual tem a função de tornar os comportamentos previsíveis em sua estrutura.
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