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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à gestão do clima organizacional, julgue os próximos itens.
O estilo de liderança adotado por um líder de equipe não interfere no clima organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à gestão do clima organizacional, julgue os próximos itens.
Na relação entre cultura e clima organizacional, a primeira influencia o segundo, embora não seja seu único determinante.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à gestão do clima organizacional, julgue os próximos itens.
O investimento na melhoria das relações interpessoais constitui fator relevante para a melhoria do clima organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
É necessário articular as diversas mídias externas e internas e os diversos suportes da comunicação, para se evidenciar a sofisticação da tecnologia, o que irá permitir a mobilização de todos os atuantes no processo de estabelecemento da cultura organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Se cultura organizacional é um processo de interação entre públicos, e a comunicação integrada pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto com esses públicos, então o processo de tomada de decisões deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade, além daquelas vinculadas especificamente à comunicação e marketing.
A cultura organizacional é um conceito essencial à construção das estruturas organizacionais. Quanto ao conceito de cultura organizacional está correto o que se afirma em:
A cultura organizacional resulta de um pacto formal entre líderes e subordinados. Geralmente, esses pactos se expressam em documentos escritos que vinculam todos os membros da organização ao seu cumprimento rígido.
A cultura organizacional refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expressam em normas e regulamentos e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
A cultura organizacional é expressão dos valores, crenças e estilos de ação dos líderes. A incorporação desses valores e crenças pelos subordinados caracteriza uma cultura organizacional dinâmica e inovadora.
A cultura organizacional assume o papel de legitimadora do sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma organização, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos.
Uma cultura organizacional resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem apenas de mudanças no fatores externos.
Assinale como falsa (F) ou verdadeira (V) as afirmações sobre o conceito de clima organizacional.
− A pesquisa de clima organizacional permite ligar as variáveis psicológicas às organizacionais através da dimensão transacional das organizações, ou seja, como as pessoas avaliam recompensas e todas as diferentes formas de reconhecimento que estão recebendo da organização pelas contribuições que estão prestando ao exercer diferentes funções.
− As pesquisas de clima organizacional procuram estimular os valores, normas e crenças mobilizados pelos membros da organização em suas relações com as lideranças.
− As pesquisa de clima organizacional incluem as seguintes dimensões: comunicação, integração entre as diferentes áreas funcionais, estilo de gerência, administração de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira), modelo de gestão adotado pela organização, natureza do trabalho realizado, relacionamento interpessoal, grau de identificação com a organização e clareza de objetivos.
− As pesquisas de clima organizacional envolvem avaliações de todos os membros da organização, além de parceiros e clientes. Nestes casos, todos se avaliam mutuamente levando em conta o nível de satisfação com a atuação das lideranças.
− As pesquisas de clima organizacional levam em consideração fatores externos, enquanto ameaças e oportunidades, e fatores internos, como forças e fraquezas da organização na avaliação das relações cotidianas entre lideranças e colaboradores.
V; V; F; F; V.
F; F; V; F; F.
V; F; V; F; F.
V; F; F; V; F.
V; F; V; F; V.
Estudos sobre o papel da liderança destacaram a distinção entre gerência e liderança. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa distinção.
Enquanto a boa gerência preocupa-se com o bom funcionamento da organização, a liderança define-se pela orientação para a inovação e a mudança.
A gerência se orienta em primeiro lugar para a construção de novas identidades e metas organizacionais; a liderança se preocupa em garantir bons resultados a partir dos recursos já existentes na organização.
A gerência baseia seu poder no carisma, isto é, na rotinização do seu papel hierarquicamente superior; a liderança depende exclusivamente do conhecimento técnico e administrativo.
A gerência está mais orientada para a realização das mudanças no presente, enquanto a liderança se afirma unicamente pela capacidade de antecipação das tendências futuras e da montagem de cenários estratégicos.
Um bom gerente atua sempre a partir de metas consensualmente estabelecidas; a liderança deve recorrer sempre a sua posição hierarquicamente superior para impor suas idéias aos membros da organização.
O tipo de relacionamento interpessoal é crucial para a construção de um bom clima organizacional. Neste sentido, os fluxos direcionais de informação que mais fortalecem a coordenação e integração dentro de uma organização são os fluxos
recorrentes.
ascendentes.
descendentes.
laterais ou horizontais.
intermediários.
"Uma ____I____ é um grupo que ____II____, principalmente para partilhar ____III___ e para tomar ____IV_____ que ajudem cada membro a se desempenhar dentro de sua _____V_______."
Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que represente o preenchimento CORRETO das lacunas numeradas, segundo a literatura.
I – reunião de empregados; II – se interpela; III – ações sociais; IV – decisões organizacionais; V – vida pessoal.
I – equipe de trabalho; II – se reúne; III – decisões; IV – atitudes pessoais; V – ambiência contingenciada.
I – reunião de pessoas físicas; II – interage; III – ações; IV – decisões; V – vida pessoal.
I – equipe de trabalho; II – interage; III – informação; IV – decisões; V – área de responsabilidade.
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