Questões sobre O comportamento organizacional

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os teóricos da Teoria de Campo, ao estudar o grupo como uma unidade psicológica, por meio da dinâmica de grupo, estabelecem a base para o estudo da organização como uma entidade psicológica. Sobre a organização como uma entidade psicológica, é correto afirmar que o (a):

I. organização é uma entidade psicológica que desenvolve processos psicológicos próprios, assim como seu sistema de valores, sua cultura, seus objetivos.

II. comportamento da organização pode ser identificado como um comportamento diferente do comportamento de seus membros, ou de seus grupos.

III. comportamento da organização pode ser identificado como um comportamento semelhante ao do comportamento de seus membros, ou de seus grupos.

IV. organização tem uma função geopolítica muito importante, na medida em que pode possibilitar a libertação humana ou manter a sua dominação de uma forma poderosa, impedindo o crescimento mental dos seus membros.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Os valores individuais dos membros organizacionais são considerados o núcleo da cultura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As culturas não se transformam totalmente em outras culturas. Uma vez existentes, sempre manterão traços desenvolvidos, valores essenciais, o que corresponde

  • A. às competências da cultura.
  • B. à empatia da cultura.
  • C. às crenças da cultura.
  • D. à personalidade da cultura.
  • E. às habilidades da cultura.

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

As dimensões que interagem para composição do clima organizacional são dimensão cultural, estrutural e perceptual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

As características organizacionais alteradas compõem, obrigatoriamente, os elementos-chave do sistema organizacional, o que indica que uma alteração em uma unidade específica caracterizará uma mudança organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

A mudança organizacional é caracterizada por alterar apenas o sistema organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

Ao proporcionar ordem e consistência aos participantes da organização, a cultura sugere sinais para realização de possíveis mudanças e favorabilidade dos indivíduos ao processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As frases a seguir referem-se aos temas cultura e clima organizacional. Classifique as alternativas em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. O clima organizacional é o reflexo do estado de espírito ou do ânimo das pessoas, que predomina numa organização em um determinado período, sendo instável, conforme a influência que sofre de algumas variáveis ao longo do tempo.

II. A cultura organizacional é o elo entre o nível individual e o nível organizacional no sentido de expressar a compatibilidade das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais.

III. O clima organizacional é afetado por conflitos e por fatores positivos e negativos que ocorrem no ambiente de trabalho, no contexto sócio-econômico e político da organização como, também, na vida particular dos funcionários.

IV. A cultura organizacional é formada por valores que definem questões que são prioritárias para a organização e estabelecem padrões a serem seguidos que fornecem um senso de direção comum para todos e um guia para o comportamento diário.

V. O clima organizacional é caracterizado pela presença de heróis que personificam os valores e condensam a força da organização com a função de tornar o sucesso atingível, fornecer modelos, estabelecer padrões de desempenho e motivar os empregados.

Aponte a resposta que contém apenas as opções corretas.

  • a.

    II, IV e V

  • b.

    I, III e V

  • c.

    II, III e V

  • d.

    I, III e IV

  • e.

    II e IV

Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:

  • A.

    à estratégia empresarial estabelecida.

  • B.

    às estruturas e processos organizacionais.

  • C.

    ao tipo de tecnologia de informação empregado.

  • D.

    ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

  • E.

    ao caráter reativo do modelo de gestão.

As empresas refletem em seu clima e em sua cultura os desvios comportamentais daqueles que as dirigem. De Vries e Miller descrevem tipologias comportamentais apresentadas pelos executivos que refletem na cultura organizacional. O executivo que exige obediência irrestrita e é meticuloso, projeta uma organização perfeccionista; os relacionamentos interpessoais pautam-se pela dominância / submissão; há falta de espontaneidade; as regras devem ser seguidas com obstinação. Esse tipo caracteriza uma organização

  • a.

    paranóide.

  • b. esquizóide.
  • c.

    dramática.

  • d.

    depressiva.

  • e.

    compulsiva.

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