Questões sobre O comportamento organizacional

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Considerando as afirmativas abaixo, que tratam da cultura organizacional, identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) É impossível para uma organização implementar com sucesso uma estratégia que contradiga sua cultura.

( ) Quanto maior a congruência entre as crenças e atitudes do funcionário e a cultura da organização, maiores as chances de um bom desempenho desse funcionário.

( ) Quanto maior for o conhecimento dos funcionários de uma organização, melhor será a cultura organizacional.

( ) As organizações que valorizam o planejamento têm maiores chances de sucesso na implementação de suas estratégias.

( ) A cultura das empresas privadas influencia menos o comportamento e expectativas dos empregados do que a cultura das organizações públicas.

A seqüência correta é:

  • A. V F V F V
  • B. F F V V V
  • C. V V F F F
  • D. F V F F V
  • E. V V V V F

Um consultor de recursos humanos constatou, através de uma pesquisa de clima organizacional numa autarquia de limpeza urbana, que os funcionários entrevistados destacaram os seguintes aspectos como pontos fracos:

I. Tipo de supervisão.

II. Reconhecimento no exercício da função.

III. Salários.

IV. Possibilidade de enfrentar desafios.

V. Plano de carreira.

VI. Iluminação do local de trabalho.

VII. Segurança no trabalho. Analisando esses pontos fracos segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg,

é correto afirmar que são considerados fatores de motivação apenas:

  • A. I, IV e VI
  • B. I, III e VII
  • C. II, V e VI
  • D. II, IV e V
  • E. III e VII

Um determinado órgão público resolveu adotar ensino via Internet (e-learning), como complemento aos programas de capacitação já existentes.

Tal decisão foi baseada em resultados obtidos por algumas empresas privadas que substituíram os métodos tradicionais de aprendizagem pelo e-learning.

Para a surpresa do órgão público, os resultados alcançados pelo novo método não foram satisfatórios. Nesse contexto, é correto afirmar que o fracasso dessa experiência foi devido à inexistência, no órgão, de:

  • A. Instrutores com formação em tecnologia da informação.
  • B. Cultura organizacional favorável.
  • C. Núcleo de informática bem estruturado.
  • D. Microcomputadores de última geração.
  • E. Vinculação do método de aprendizagem a recompensas financeiras.

A figura abaixo delineia os vários ambientes de uma organização. Para cada um dos três ambientes - ambiente interno de ação direta (1), ambiente externo de ação direta (2) e ambiente de ação indireta (3) - correspondem vários tipos de elementos (indivíduos, grupos, organizações e forças/variáveis).

Nesse contexto, o tipo de ambiente e os elementos que o constituem estão, corretamente, exemplificados em:

  • A. Ambiente Interno de Ação Direta: funcionários, dirigentes e clientes/usuários
  • B. Ambiente Externo de Ação Direta: clientes, fornecedores, governos, grupos de interesses especiais, mídia e sindicatos.
  • C. Ambiente de Ação Indireta: funcionários, acionistas, clientes, sindicatos.
  • D. Ambiente Externo de Ação Direta: variáveis tecnológicas e econômicas, competidores e sindicatos.
  • E. Ambiente de Ação Indireta: variáveis políticas, econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas e acionistas.

Assinale a alternativa que indica o conceito de missão organizacional.

  • A. A definição do papel da organização na sociedade, sua razão de ser e existir
  • B. O arranjo lógico dos componentes da organização.
  • C. As entradas de informação, energia e materiais.
  • D. A adequação dos meios utilizados, visando aos objetivos.
  • E. A racionalidade técnica e operacional.

O sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a das outras, é denominado de

  • A. pensamento grupal.
  • B. divisão de trabalho.
  • C. conflito.
  • D. cultura organizacional.
  • E. mudança grupal.

A organização informal compreende os grupos, normas, cultura, percepções e sentimentos em relação à realidade objetiva da organização formal. O produto dos sentimentos individuais e grupais em relação a esta realidade denomina-se

  • A.

    cultura organizacional.

  • B.

    clima organizacional.

  • C.

    desenvolvimento organizacional.

  • D.

    individualidade dos sentimentos.

  • E.

    identidade da cultura.

No que se refere a gestão de desempenho e clima organizacional nas organizações, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, o trabalho executado nem sempre corresponde às expectativas dessa organização. Nessa situação, gerir o desempenho significa avaliar a extensão da discrepância, identificar os fatos geradores e intervir para eliminar as variáveis que constituem fontes de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão de desempenho e clima organizacional nas organizações, julgue os itens a seguir.

Em uma visão panorâmica, a gestão de desempenho é um processo construído para integrar o universo corporativo por meio de planos, interligando as unidades de negócio, as equipes, os indivíduos e a liderança, interessados na sustentação da empresa no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão de desempenho e clima organizacional nas organizações, julgue os itens a seguir.

Clima organizacional é a qualidade do ambiente do mercado externo percebida pelos membros de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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