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A imagem usada para representar a cultura organizacional é a de um iceberg.
Escolha a opção que corretamente indica componentes invisíveis do iceberg.
Estrutura organizacional, políticas e diretrizes de pessoal, medidas financeiras.
Padrões de influência, sentimentos e percepções, normas informais.
Métodos e procedimentos, atitudes e relações afetivas, objetivos organizacionais.
Práticas operacionais, normas não escritas de conduta, missão da organização.
Conflitos, estrutura organizacional e medidas de produtividade
Indique se as frases abaixo são verdadeiras(V) ou falsas( F).
( ) Clima organizacional é a qualidade do ambiente organizacional interno percebido pelos participantes da organização.
( ) Clima organizacional é um conjunto de: hábitos, crenças, valores e tradições percebido pelos stakeholders da organização.
( ) As propriedades do ambiente interno da organização provocam motivação para determinados comportamentos.
Escolha a opção correta.
V, F, V
F, V, V
V, V, F
F, F, V
F, V, F
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Existem três razões que explicam a existência das organizações. Assinale a alternativa correta:
Razões materiais, razões estáticas, razões emocionais.
Razões psicológicas, razões fi nanceiras e razões causais.
Razões sociais, razões materiais e efeito sinérgico.
Razões sociais, razões materiais e razões óbvias.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
Os elementos da cultura organizacional incluem valores e normas.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.
A socialização organizacional dificilmente pode ser utilizada para ajudar os empregados a se adaptarem à cultura da organização, especialmente para repassar elementos fundamentais da cultura organizacional como os valores.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
O fato de o indivíduo assumir a defensiva não pode ocasionar falha de comunicação.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
As pessoas são diferentes, possuem personalidades diferentes, identidades distintas. Assim também são as organizações, sendo que suas diferenças são percebidas por meio do que chamamos de argamassa social, cujo papel principal é o de ajudar a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer. Este meio tem o papel de definidor de fronteiras e é conhecido como:
clima organizacional.
cultura organizacional.
psicologia organizacional.
comportamento organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
A utilização de linguagem apropriada, de comunicação face a face, sempre que possível, e o fornecimento de informações claras contribuem para a eficácia da comunicação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
O padrão cadeia de comunicação é uma forma mais tradicional de relacionamento hierárquico entre gerentes e subordinados no processo de comunicação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
A transparência na gestão é uma prática útil para serem evitados, ou ao menos diminuídos, os rumores nas organizações.
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