Questões sobre O comportamento organizacional

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O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois defi ne como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, isto é, procura atender a quatro requisitos fundamentais. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Como estrutura básica, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.

  • B.

    Como estrutura de planejamento formal, como mecanismo de controle, como mecanismo de organização e como mecanismo de coordenação entre as partes.

  • C.

    Como estrutura de planejamento, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de controle.

  • D.

    Como estrutura departamental, como mecanismo de operação e controle, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.

A respeito do comportamento organizacional, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:

( ) O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da efi cácia organizacional.

( ) O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário para trabalhar.

( ) A rotatividade é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária.

( ) Habilidades técnicas referem-se à capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidades específi cas.

(  ) Habilidades humanas referem-se à capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo- as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos.

( ) Habilidades conceituais referem-se à capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    V, V, V, V, V, V

  • B.

    V, F, V, F, V, V

  • C.

    F, V, F, V, V, V

  • D.

    F, F, F, V, V, V

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Condicionamento clássico: um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição.

  • B.

    Condicionamento operante: um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produzia tal resposta

  • C.

    A habilidade não infl uencia diretamente o nível de desempenho e de satisfação do funcionário.

  • D.

    Aprendizagem: qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência.

Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.

Um funcionário satisfeito é necessariamente mais produtivo que um funcionário insatisfeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sentimentos positivos, negativos ou de indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes são denominados

  • A.

    normas de conduta.

  • B.

    cultura organizacional.

  • C.

    ética e valores.

  • D.

    conflitos organizacionais.

  • E.

    clima organizacional.

Cultura organizacional é um conjunto de

  • A.

    procedimentos informais da organização.

  • B.

    normas emitidas pela organização que forma o código de conduta pelo qual todos os seus membros se submetem.

  • C.

    pessoas instruídas que atuam como formadoras de opinião dentro da organização.

  • D.

    procedimentos formais da organização.

  • E.

    mecanismos reguladores e adaptativos de pessoas ou grupos a determinado ambiente, em determinado tempo.

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

O conteúdo inerente à cultura organizacional do Hotel Maresia é decorrente da sua adaptação ao ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A arquitetura do Hotel Maresia, as vestimentas dos funcionários, a utilização do espaço, o nível de atualização tecnológica dos equipamentos e o nível de higiene são artefatos por meio dos quais é percebida a cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fleury e Fisher, em sua obra "Cultura e Poder nas Organizações", de 1996, apresentam um caminho para desvendar a cultura de uma organização, baseado na observação de cinco processos organizacionais. A respeito desses processos, indique a opção correta.

  • a.

    A análise do processo de comunicação permite desvendar as relações entre categorias, grupos e áreas da organização, identificando os elementos essenciais nos processos de criação e cristalização do universo simbólico da organização.

  • b.

    A análise da organização dos processos de trabalho permite identificar, compreender e modificar os valores e comportamentos que vão sendo transmitidos e incorporados na organização.

  • c.

    A análise do histórico das organizações possibilita compreender o processo de construção da identidade da organização, decifrando e interpretando os padrões culturais presentes nos processos de mediação da relação entre capital e trabalho.

  • d.

    A análise das políticas de recursos humanos propicia compreender a natureza, as metas e os objetivos da organização, recuperando seu momento de criação e sua inserção no contexto político e econômico da época.

  • e.

    A análise do processo de socialização de novos membros possibilita fornecer o referencial para se decifrar a dimensão política, mapeando as relações de poder entre as categorias de empregados e entre as áreas da organização.

29-A mudança cultural é a parte mais difícil de uma transformação organizacional, não só no que se refere ao tempo como também com relação aos custos envolvidos. Alguns autores apresentam alternativas por meio das quais a mudança cultural pode ser administrada.

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Reconhecer que o __________ entre os grupos de pares será a questão de maior influência na aceitação e boa vontade para com o processo.

II. Pensar na mudança como a construção de habilidades e concentrar no ____________ uma parte importante do processo.

III. Reconhecer que as pessoas possuem uma postura de ___________ à mudança.

  • a.

    conflito – treinamento – resistência

  • b.

    consenso – treinamento – resistência

  • c.

    conflito – desempenho – apoio

  • d.

    conflito – treinamento – apoio

  • e.

    consenso – desempenho – apoio

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