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Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois defi ne como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, isto é, procura atender a quatro requisitos fundamentais. Assinale a alternativa correta:
Como estrutura básica, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.
Como estrutura de planejamento formal, como mecanismo de controle, como mecanismo de organização e como mecanismo de coordenação entre as partes.
Como estrutura de planejamento, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de controle.
Como estrutura departamental, como mecanismo de operação e controle, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito do comportamento organizacional, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:
( ) O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da efi cácia organizacional.
( ) O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário para trabalhar.
( ) A rotatividade é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária.
( ) Habilidades técnicas referem-se à capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidades específi cas.
( ) Habilidades humanas referem-se à capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo- as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos.
( ) Habilidades conceituais referem-se à capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
V, V, V, V, V, V
V, F, V, F, V, V
F, V, F, V, V, V
F, F, F, V, V, V
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
Condicionamento clássico: um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição.
Condicionamento operante: um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produzia tal resposta
A habilidade não infl uencia diretamente o nível de desempenho e de satisfação do funcionário.
Aprendizagem: qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Um funcionário satisfeito é necessariamente mais produtivo que um funcionário insatisfeito.
Os sentimentos positivos, negativos ou de indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes são denominados
normas de conduta.
cultura organizacional.
ética e valores.
conflitos organizacionais.
clima organizacional.
Cultura organizacional é um conjunto de
procedimentos informais da organização.
normas emitidas pela organização que forma o código de conduta pelo qual todos os seus membros se submetem.
pessoas instruídas que atuam como formadoras de opinião dentro da organização.
procedimentos formais da organização.
mecanismos reguladores e adaptativos de pessoas ou grupos a determinado ambiente, em determinado tempo.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
O conteúdo inerente à cultura organizacional do Hotel Maresia é decorrente da sua adaptação ao ambiente externo.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
A arquitetura do Hotel Maresia, as vestimentas dos funcionários, a utilização do espaço, o nível de atualização tecnológica dos equipamentos e o nível de higiene são artefatos por meio dos quais é percebida a cultura organizacional.
Fleury e Fisher, em sua obra "Cultura e Poder nas Organizações", de 1996, apresentam um caminho para desvendar a cultura de uma organização, baseado na observação de cinco processos organizacionais. A respeito desses processos, indique a opção correta.
A análise do processo de comunicação permite desvendar as relações entre categorias, grupos e áreas da organização, identificando os elementos essenciais nos processos de criação e cristalização do universo simbólico da organização.
A análise da organização dos processos de trabalho permite identificar, compreender e modificar os valores e comportamentos que vão sendo transmitidos e incorporados na organização.
A análise do histórico das organizações possibilita compreender o processo de construção da identidade da organização, decifrando e interpretando os padrões culturais presentes nos processos de mediação da relação entre capital e trabalho.
A análise das políticas de recursos humanos propicia compreender a natureza, as metas e os objetivos da organização, recuperando seu momento de criação e sua inserção no contexto político e econômico da época.
A análise do processo de socialização de novos membros possibilita fornecer o referencial para se decifrar a dimensão política, mapeando as relações de poder entre as categorias de empregados e entre as áreas da organização.
29-A mudança cultural é a parte mais difícil de uma transformação organizacional, não só no que se refere ao tempo como também com relação aos custos envolvidos. Alguns autores apresentam alternativas por meio das quais a mudança cultural pode ser administrada.
Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.
I. Reconhecer que o __________ entre os grupos de pares será a questão de maior influência na aceitação e boa vontade para com o processo.
II. Pensar na mudança como a construção de habilidades e concentrar no ____________ uma parte importante do processo.
III. Reconhecer que as pessoas possuem uma postura de ___________ à mudança.
conflito – treinamento – resistência
consenso – treinamento – resistência
conflito – desempenho – apoio
conflito – treinamento – apoio
consenso – desempenho – apoio
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