Questões sobre O comportamento organizacional

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Os itens (I) entendimento da missão; (II) crenças e valores; (III) chefia e liderança; (IV) relações interpessoais; e, (V) salários e benefícios referem-se

  • A.

    à pesquisa salarial.

  • B.

    à gestão por competências.

  • C.

    à análise de cargos.

  • D.

    ao clima organizacional.

  • E.

    ao desenvolvimento organizacional.

Assinale a opção que aponta o termo que é empregado para definir o conjunto de satisfações e insatisfações dos membros de uma organização em determinado período, geralmente identificado por meio de pesquisas calcadas em percepção e opinião.

  • A.

    Cultura organizacional.

  • B.

    Cidadania organizacional.

  • C.

    Clima organizacional.

  • D.

    Diversidade organizacional.

  • E.

    Desenvolvimento organizacional.

Em relação aos conhecimentos tácitos e explícitos, é correto afirmar que:

  • A.

    o conhecimento tácito é de natureza organizacional, pois constitui-se no conjunto de saberes documentados em registros formais.

  • B.

    o conhecimento tácito é de natureza pessoal e está associado a modelos mentais criados pelos indivíduos.

  • C.

    os manuais de padronização de processos de trabalho são exemplos de conhecimentos tácitos.

  • D.

    o conhecimento explícito é de natureza pessoal, pois apenas as pessoas podem codificar seus próprios saberes.

  • E.

    não há como converter conhecimentos tácitos em explícitos, visto que ambos são de naturezas completamente diferentes

O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" – algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.

  • A.

    Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.

  • B.

    Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.

  • C.

    Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.

  • D.

    Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.

  • E.

    Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.

Em 2005 o Governo Federal lançou a Marca Brasil para ser identidade internacional e reforçar a promoção dos produtos brasileiros no exterior. A Marca Brasil apóia-se sobre 5 valores, que reforçam a percepção da imagem positiva do País aos olhos do mundo. São eles:

  • A.

    A herança dos nossos colonizadores; nosso folclore; caipirinha; churrasco; praia.

  • B.

    O povo (alegria, atendimento); café; futebol; carnaval; praia

  • C.

    Novelas; carnaval; futebol; caipirinha; natureza (praia e mar, beleza natural e floresta).

  • D.

    A natureza (praia, mar, beleza natural e floresta); a cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o povo (alegria, atendimento); o clima (sol o ano inteiro) e a modernidade

  • E.

    Cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o clima (sempre tropical); esportes alternativos (vôlei de praia, beach soccer, wind surf); a modernidade (aeroportos e Brasília); o folclore.

Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Os influenciadores organizacionais são definidos como grupos de indivíduos que se alinham em nome de interesses comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem três dicotomias baseadas nas estratégias utilizadas nas negociações globais: individualismo x coletivismo; igualitarismo x hierarquia e alta observância da comunicação x baixa observância da comunicação. As culturas hierárquicas ressaltam as diferenças entre "status social" (ou poder), e as igualitárias não os fazem. Os membros de culturas hierárquicas são relutantes ao confronto direto, pois o mesmo significa a perda do respeito pelo "status social". O poder, em culturas igualitárias, é transitório e situacional. Assinale a alternativa que indica países com cultura hierárquica.

  • A.

    Tailândia, China, Polônia, Hong Kong, Japão.

  • B.

    Turquia, Finlândia, Austrália, México, Brasil.

  • C.

    Portugal, Espanha, Cingapura, Israel, Nova Zelândia.

  • D.

    Índia, Itália, Vietnã, Indonésia, Malásia.

  • E.

    Mianmar, Camboja, Grécia, Laos, Arábia Saudita.

Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Toda organização possui tendência a suprimir alguns conflitos e a explorar outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi feito um estudo com três nacionalidades diferentes: japoneses, americanos e brasileiros. Esse estudo contemplava seis aspectos comportamentais durante uma negociação: períodos de silêncio, interrupção, contato visual direto, toque, uso da palavra "não" e concessões iniciais. Com base na análise empírica do comportamento de pessoas de cada uma das nacionalidades descritas, escolha a alternativa que melhor traduz a realidade dessas três nacionalidades, ou seja, qual nacionalidade se destacou em cada aspecto comportamental.

  • A.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: brasileiros. Contato visual direto: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": brasileiros. Concessões iniciais: brasileiros.

  • B.

    Períodos de silêncio: americanos. Interrupção: brasileiros. Contato visual direto: americanos. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": americanos. Concessões iniciais: japoneses.

  • C.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: americanos. Interrupção: americanos. Contato visual: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": japoneses. Concessões iniciais: brasileiros.

  • D.

    Períodos de silêncio: brasileiros. Interrupção: japoneses. Contato visual direto: brasileiros. Toque: americanos. Uso da palavra "não": brasileiros. Concessões iniciais: americanos.

  • E.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: americanos. Contato visual direto: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": americanos. Concessões iniciais: brasileiros.

No ambiente organizacional há influências positivas e negativas que facilitam ou dificultam os planos da empresa. A influência que é imposição do ambiente, à qual a empresa não pode deixar de atender, denomina-se:

  • A.

    coação

  • B.

    restrição

  • C.

    problema

  • D.

    contingência

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