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O ambiente de tarefa pode ser analisado segundo o grau de diversidade ou de estabilidade que apresente. A situação em que os fornecedores, clientes, concorrentes e agentes reguladores são pouco diferenciados evidencia um ambiente de tarefa caracterizado como:
estável
mutável
heterogêneo
homogêneo
O ambiente de trabalho, principalmente no que concerne à competitividade e mudança, afeta significativamente a saúde dos trabalhadores. No caso do estresse, os fatores potenciais podem ser classificados em ambientais, organizacionais e individuais. E as conseqüências podem ser agrupadas em fisiológicas, psicológicas e comportamentais. Podemos citar como exemplos de fator ambiental e de conseqüência comportamental, respectivamente:
incerteza econômica e absenteísmo;
exigências interpessoais e ansiedade;
exigências interpessoais e depressão;
problemas familiares e depressão;
incerteza econômica e ansiedade.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Leia o texto abaixo com atenção e assinale a alternativa correta.
"É um padrão de suposições básicas - inventadas, descobertas ou desenvolvidas [pelos membros de uma empresa] para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna - que funcionaram com efi cácia sufi ciente para serem consideradas válidas e, em seguida, ensinadas aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas".
É um conceito de Cultura Organizacional.
É um conceito de Papéis Organizacionais.
É um conceito de Responsabilidade Organizacional.
É um conceito de Comportamento Humano nas Organizações.
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Relacione as colunas e depois indique a alternativa correta a respeito dos elementos superfi ciais da Cultura Organizacional:
1. Cerimônias
2. Ritos
3. Rituais
4. Histórias
5. Mitos
6. Heróis
7. Símbolos
8. Linguagem
( ) Eventos especiais nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresas.
( ) Um conjunto de símbolos verbais que geralmente refl ete a cultura particular da organização.
( ) Objetos, ações ou eventos dotados de signifi cados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem idéias complexas e mensagens emocionais.
( ) Histórias imaginárias que ajudam a explicar atividades ou eventos que de outro modo poderiam ser confusos.
( ) Ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
( ) Relatos de eventos passados que ilustram e transmitem normas e valores culturais mais profundos.
( ) As pessoas de sucesso que corporifi cam os valores e o caráter da organização e de sua cultura.
( ) Atividades cerimoniais destinadas a comunicar idéias específi cas ou a realizar determinados propósitos.
1, 7, 5, 6, 4, 3, 2, 8
1, 8, 7, 5, 3, 4, 6, 2
3, 8, 7, 5, 4, 1, 6, 2
8, 1, 5, 6, 3, 4, 2, 7
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Sobre os modelos de Comportamento Organizacional, podemos afirmar:
São em número de quatro: o autocrático, o de proteção, o de apoio e o de colegiado.
São em número de quatro: o autocrático, o de retenção, o de apoio e o de colegiado
São em número de quatro: o de proteção, o de apoio, o de colegiado e o psicológico
São em número de quatro: o de apoio, o autocrático, o estatutário, o de colegiado
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O modelo Colegiado de Comportamento Organizacional apresenta algumas características. Apontar a melhor alternativa que representa tais características:
É baseado no poder; a orientação gerencial é autoridade; a orientação do empregado é o desempenho no cargo.
É baseado na participação; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é desempenho no cargo.
É baseado na liderança; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é o comportamento respondente.
É baseado na participação; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é o comportamento respondente.
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Assinale a alternativa incorreta sobre o Comportamento Organizacional:
O modelo Colegiado de Comportamento Organizacional depende do fato de a administração criar um sentimento de associação com os empregados. Como resultado, os empregados sentem-se necessários e úteis.
As empresas diferem umas das outras quanto à qualidade do Comportamento Organizacional que desenvolvem.
Nem toda empresa tem um sistema de Comportamento Organizacional.
Toda empresa tem um sistema de Comportamento Organizacional.
Contemporaneamente, tem-se estimulado a cultura de autodesenvolvimento. Uma das formas de estimulá-lo é:
promover reuniões periódicas informais para discussão de projetos de vida.
promover reuniões entre gerentes para avaliar seu pessoal.
utilizar os meios de circulação de informação para explicitar regras.
sensibilizar o quadro funcional para seguir os padrões organizacionais.
disponibilizar informações sobre critérios de avaliação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que concerne à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
I Trata-se de um fenômeno cumulativo, adaptativo que se caracteriza por determinar o comportamento humano, por auxiliar a sobrevivência dos indivíduos, dar sentido a sua relação com o mundo, além de contribuir para o controle das pessoas nos grupos sociais.
II Em virtude de ser um conceito oriundo da antropologia, sua aplicação aos ambientes organizacionais é inadequada, simplista e reducionista na medida em que fenômenos como o mito de origem das sociedades não pode ser comparado ao mito de origem das organizações.
III Corresponde a ativos psicológicos de uma organização, concebidos como programação mental construída no ambiente social.
IV Pode ser considerada como algo que a organização possui — histórias, lendas, crenças e simbolismos organizacionais que afetam o comportamento em conjunto com outros fatores — ou ainda como algo que a organização é, pois as organizações são produtos da realidade social construída pelos membros e são vistas como padrões de relacionamentos ocorridos dentro e fora de suas fronteiras.
V A abordagem cultura corporativa enfatiza a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, considerando que o controle e o aumento da produtividade, além do uso adequado de técnicas, ocorreriam se os dirigentes compreendessem o comportamento das pessoas, as expectativas, os pensamentos e os sentimentos dos empregados.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
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Acerca dos processos sociais nas organizações, assinale a opção correta.
No estudo das organizações e seus grupos, os critérios da justiça de procedimentos são: igualdade, necessidade e equidade.
O clima organizacional possui ampla aplicabilidade no ambiente organizacional por possuir definição cuja origem é metafórica e ser pouco diferenciado dos construtos satisfação no trabalho e cultura organizacional.
Grupos força-tarefa, equipes propriamente ditas, tripulação e equipes de desenvolvimento constituem os tipos resultantes, se o elemento da estrutura das equipes é priorizado na sua classificação.
Conforme os princípios da troca social, as relações entre os indivíduos e organizações podem ser analisadas considerando os investimentos (contribuições) dos indivíduos e as recompensas (retornos) recebidas da organização.
As teorias comportamentais de liderança consistiam na busca de características pessoais que tornassem os líderes eficazes e os diferenciassem dos demais membros do grupo.
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