Questões sobre Planejamento

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Julgue os itens a seguir, relativos à medição de desempenho.

A finalidade da medição do desempenho nas empresas é a melhoria de seus processos e de seus sistemas organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa que diagnostica a necessidade de uma profunda mudança organizacional deve iniciar esse processo

  • A.

    criando uma coalizão de pessoas influentes na organização para sustentar o processo de mudança.

  • B.

    desenvolvendo uma visão compartilhada do sentido da mudança entre os seus membros.

  • C.

    estabelecendo um sentido de urgência para a necessidade de mudança, reduzindo as resistências entre os membros da empresa.

  • D.

    gerando mudanças de curto prazo que se transformem em vitórias visíveis a todos os membros da empresa.

  • E.

    criando forças-tarefa para diagnosticar os problemas cruciais a serem enfrentados em primeiro lugar.

O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico

  • A.

    promover a integração logística de toda a cadeia interna de suprimentos da organização.

  • B.

    fazer a distinção entre a cadeia interna de suprimentos da organização, incluindo os fluxos de materiais e de informações, da cadeia externa de fornecedores e do cliente final.

  • C.

    garantir a gestão da cadeia interna, incluindo fluxos de materiais e informações, visando, principalmente, a redução de custos e a racionalização do fluxo de suprimentos da empresa.

  • D.

    realizar ações colaborativas que promovam a união de forças de empresas − cliente e fornecedora, cliente e cliente, ou fornecedora e fornecedora − visando a explorar as atividades logísticas em busca de vantagens mútuas.

  • E.

    agregar valor aos produtos, reduzindo prazos, melhorando o atendimento de emergências, por meio da melhor coordenação intersetorial.

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a

  • A.

    perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo.

  • B.

    perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis.

  • C.

    essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor.

  • D.

    identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos.

  • E.

    perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.

Em relação à intenção estratégica de uma organização é correto afirmar:

  • A.

    Os stakeholders correspondem aos públicos que têm algum tipo de interesse na organização. Dessa forma, podem contribuir para alavancar as atividades da organização e esperar retornos dessa contribuição.

  • B.

    A missão de uma organização corresponde à causa pela qual se deve lutar, está relacionada com demandas genéricas da sociedade e deve ser única ao longo da vida da organização.

  • C.

    A construção de valor em uma organização deve considerar seus diferentes stakeholders, porém, como não é possível atender a todos os interesses envolvidos, deve-se centrar na criação de valor para o principal público de interesse à custa dos demais.

  • D.

    A visão organizacional é relativa àquilo que a organização almeja ser no futuro, simboliza o ápice de seu desenvolvimento e, portanto, não está preocupada com o foco de atuação no presente.

  • E.

    Os valores organizacionais são relativos aos conceitos, filosofias e princípios de uma organização, mas não estão acima das práticas cotidianas na busca de ganhos de curto e longo prazos.

Considere as seguintes afirmativas em relação à gestão de processos:

I. Um processo finalístico está relacionado com a produção de um item ou a entrega de um serviço ao cliente e define a prioridade no fluxo de objetos, sejam materiais ou informações, ao longo das atividades que integram o processo.

II. Um processo de gestão relaciona-se com o gerenciamento da organização e tem como objetivo promover a realização das atividades.

III. A capacitação está relacionada com a possibilidade de entrega de um produto prometido, e quando um processo é considerado incapaz, não há previsibilidade de entrega do produto.

IV. Falhas em um processo crítico podem gerar inúmeros problemas à organização e devem receber atenção contínua na execução das suas atividades, pois não apresentam oportunidades de melhoria.

V. Um processo de suporte fornece apoio aos processos finalísticos, mas não aos de gestão, pois estes já têm a questão do suporte incorporada em suas atividades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    III e IV.

A ferramenta 5W2H é

  • A.

    utilizada na melhoria de processos e o what significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida e os objetivos de melhoria a serem atingidos.

  • B.

    utilizada para apoiar o planejamento das ações de melhoria dos processos e o whose significa identificar quem é o responsável pelo problema identificado, as causas e as ações de melhoria.

  • C.

    utilizada para desenhar processos de gerenciamento e o How long significa quanto tempo irá durar cada um dos processos de gerenciamento e, dessa forma, é possível identificar possibilidades de redução do tempo total.

  • D.

    a base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização e o how much significa quanto deverá custar, ou seja, corresponde a uma estimativa do investimento necessário para se realizar a atividade.

  • E.

    utilizada para apoiar a análise SWOT e o where significa perguntar onde estão localizados os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, identificar as áreas e as atividades que merecem atenção.

Em uma organização, o planejamento

  • A.

    operacional é menos genérico e mais detalhado, tem um prazo longo de tempo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

  • B.

    estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.

  • C.

    tático deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a patamar de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

  • D.

    tático é aquele que coloca em prática os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo.

  • E.

    operacional é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo.

Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

  • A.

    apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.

  • B.

    todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.

  • C.

    o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.

  • D.

    apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.

  • E.

    o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)

  • A. desenvolvimento de mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços disponíveis para o mesmo mercado
  • B. desenvolvimento de produtos, que consiste em ouvir o mercado e oferecer novos produtos e serviços
  • C. despistamento, que consiste na análise constante das turbulências do ambiente para evitar seus efeitos
  • D. diversificação, que consiste em oferecer produtos e serviços que surpreendam, sem relevar as expectativas do mercado.
  • E. penetração do mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços existentes em novos mercados.
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