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Os gestores de uma empresa pública avaliam periodicamente as estratégias traçadas, fazendo comparação com as dos concorrentes e redefinindo novas ações para o alcance das metas e, por consequência dos objetivos organizacionais. Nessa situação, que tais gestores estão exercendo a função de
controle.
coordenação.
organização.
planejamento.
direção.
Jonas, gerente do departamento de materiais e patrimônio de determinado órgão público, após o devido planejamento, decidiu implantar um novo sistema informatizado de controle de materiais e de bens patrimoniais. Nessa situação e acerca de processos administrativos, é correto afirmar que Jonas realizou planejamento caracteristicamente
estratégico, de curto prazo, e envolve a organização como um todo.
tático, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operação.
planejamento desenvolvido por Jonas é caracteristicamente operacional, de médio prazo, e envolve o seu departamento.
estratégico, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operação.
tático, de médio prazo, e envolve o seu departamento.
Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, função integrante do processo administrativo.
I O planejamento é um processo permanente, continuamente realizado nas organizações, não se limitando a um único plano de ação.
II O planejamento é voltado para o futuro, pois é uma relação entre o que deve ser feito e o tempo disponível para sua consecução, sendo o presente irrelevante nesse contexto.
III O planejamento é uma técnica que visa à alocação de recursos humanos e não-humanos da organização, de modo a atingir a eficácia.
IV O planejamento é uma função administrativa que independe das demais funções para o seu pleno funcionamento.
V O planejamento é uma técnica capaz de inibir as mudanças e inovações impostas pelo ambiente, cuja função é minimizar as inovações e a necessidade de maiores adaptações da organização ao seu ambiente.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Existem dois tipos de questões estratégicas, relacionadas a um planejamento estratégico, as de sinal forte e as de sinal fraco. Assim sendo, podemos defini-las respectivamente:
De Sinal Fraco – São questões esperadas e que podem ser mapeadas. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro; De Sinal Forte – São questões que apenas "se insinuam". Sua visibilidade é parcial ou mesmo muito baixa.
De Sinal Fraco – São questões inesperadas e que mesmo assim, podem ser mapeadas. Sua essência está nos seus desdobramentos e podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que apenas "se sugerem". Sua visibilidade é parcial e muito alta.
De Sinal Forte – São questões esperadas e que podem ser mapeadas. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que apenas "se insinuam". Sua visibilidade é parcial ou mesmo muito baixa.
De Sinal Forte – São questões administrativas, do dia-a-dia, independente do que possa acontecer. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que "se insinuam", porém de forma precisa. Sua visibilidade é baixa.
De Sinal Forte – São questões direcionadas ao contexto sócio-ambiental bem como a globalização. Sua essência e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que sugerem soluções mesmo com sua visibilidade baixa.
Ainda sobre Planejamento Estratégico, podemos afirmar que Administrar em Tempo Real, não significa apenas fazer as coisas mais rapidamente do que antes. Diz respeito a instrumentos (tecnologia da informação) capazes de nos ajudar a gerar uma excepcional agilidade de respostas.
De acordo com a afirmativa acima descrita, podemos contextualizar a administração estratégica em tempo real como sendo:
Um processo sistemático de identificação antecipada das questões estratégicas para a organização e, efetivação de respostas rápidas às questões mais relevantes e prioritárias.
Um processo de tecnologia da informação das questões estratégicas para a globalização e, efetivação de respostas rápidas às questões mais relevantes e prioritárias.
Um processo administrativo que o relações públicas usa para obter respostas rápidas sobre suas funções na empresa onde atua.
Um instrumento, uma ferramenta gerencial que o relações públicas usa para obter respostas rápidas sobre o desempenho dos funcionários na empresa onde atuam.
Um método administrativo usado apenas pelo relações públicas no gerenciamento de questões estratégicas numa organização.
Entende-se por planejamento estratégico, um conjunto de decisões que orientam o gerenciamento do presente. Conseqüentemente, também está correto afirmar que planejamento estratégico é um conjunto:
De elementos corporativos que orientam o gerenciamento do presente, através do passado de uma organização, num horizonte de longo prazo, sob condições de incertezas.
Coerente de grandes decisões que orientam o gerenciamento do passado e do presente, num horizonte de longo prazo, sob condições de certezas.
Coerente de grandes prioridades e decisões que orientam o gerenciamento do presente e a construção do futuro de uma organização, num horizonte de longo prazo, sob condições de certezas.
Coerente de grandes prioridades e decisões que orientam o gerenciamento do passado e a construção do futuro de uma organização, num horizonte de longo prazo, sob condições de incertezas.
De elementos administrativos que orientam o gerenciamento corporativo do passado e do presente na construção do hoje de uma organização, num horizonte de longo prazo, sob condições de certezas.
Com relação ao planejamento estratégico, considere:
I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.
II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.
III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.
IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.
V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
I e III.
II, III, IV e V.
II, III e V.
II e IV.
Num planejamento estratégico, entende-se por cenários, o instrumento capaz de reduzir as incertezas de uma organização frente ao seu Mercado. Podemos compreender, então que os cenários servem para:
1) Antecipar oportunidades e ameaças para os seres humanos.
2) Unificar as visões e premissas dos decisores a respeito do mundo e dos seus futuros.
3) Antecipar oportunidades e ameaças para as empresas.
4) Unificar as visões e premissas do relações públicas nas empresas onde atua.
5) Antecipar e Unificar missões e visões do relações públicas nas empresas onde atua.
Portanto, é correto apenas o que se afirma em:
1 e 5.
2 e 3.
1, 2 e 3.
4 e 5.
1 e 2.
No contexto da administração até 1950, o ambiente de negócios era estável e repetitivo. Dinâmico, mas altamente previsível e o futuro era um prolongamento do presente e do passado. Portanto, podemos entender que o planejamento estratégico, naquela época era baseado em:
1) Planejamento de médio prazo.
2) Gestão por controle.
3) Controle financeiro.
4) Planejamento de longo prazo.
5) Planejamento de curto prazo.
Portanto, é correto apenas o que se afirma em:
1 e 5.
2, 3 e 5.
2, 3 e 4.
2 e 4.
3 e 5.
O planejamento estratégico visa a colocar uma organização melhor posicionada no mercado do que antes de sua elaboração. Visando cenários diferentes e possibilidades de mudança, todos os agentes são envolvidos na sua elaboração. Acerca do planejamento estratégico, assinale a opção incorreta.
Na sua elaboração, a conjuntura econômica deve ser prevista como variável.
Benchmarking é uma técnica utilizada para uma organização comparar seu desempenho em relação a outra.
Uma estratégia se desdobra em planos e meios.
Um projeto se distingue de uma atividade dado que, aquele, caracteriza-se por um caráter mais permanente do que esta.
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