Questões sobre Planejamento

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Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

  • A.

    marketing, tecnologia, produção e mercado.

  • B.

    missão, valores e visão.

  • C.

    financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas.

  • D.

    estratégicas, táticas e operacionais.

  • E.

    da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:

  • A.

    economicidade.

  • B.

    execução

  • C.

    eficiência.

  • D.

    efetividade

  • E.

    excelência.

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A análise SWOT é um modelo da escola de design, que se orienta pela premissa de que o modelo de formulação da estratégia organizacional deve ser simples e informal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de administração adequadamente executado envolve atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

A análise do ambiente interno, o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes assertivas sobre componentes da gestão estratégica:

I. Visão pode ser definida como a percepção de necessidades encontradas no mercado e os métodos segundo os quais uma organização pode atendê-los.

II. Missão pode ser definida como a razão de ser de uma organização.

III. Valores básicos e missão fazem parte de uma ideo logia central emanada de uma visão corporativa.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

De acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.

O nível institucional é composto por pessoas ou órgãos que transformam as estratégias formuladas em programas de ação para o alcance dos objetivos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão estratégica de pessoas surge como concepção empresarial a partir

  • A.

    dos anos 1990, com a releitura do papel de RH, tendo, entre seus conceitos, o de terceirização e o de superação de questões trabalhistas.

  • B.

    dos anos 1970, decorrente da crise do petróleo e de outros fenômenos, e tem entre seus conceitos o de capital intelectual.

  • C.

    deste século, motivada pela globalização e amparada pelo desenvolvimento de TI, e tem entre seus conceitos a centralização tática.

  • D.

    da década de 1980, decorrente de alterações nos cenários econômicos e sociais, e tem entre seus conceitos o de capital humano.

  • E.

    da década de 1970, motivada pela vontade de grupos de profissionais de RH em colocá-lo em nível estratégico, e tem, entre seus conceitos, o de liberalidade.

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