Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da administração vista como matéria científica, bem como de seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

O processo de definição de atividades, tarefas, recursos e formas de controle, conhecido como planejamento tático, constitui desdobramento dos cursos de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão dos processos inerentes à prestação de serviços, julgue os itens seguintes. A análise do ambiente que reúne um conjunto de informações referentes às forças, às fraquezas, às oportunidades e às ameaças enfrentadas por uma organização ou projeto é popularmente conhecida por meio da sigla SWOT.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que explica a importância do planejamento para as organizações contemporâneas é

  • A.

    a necessidade de antecipar e controlar todas as variáveis ambientais para obter os resultados esperados.

  • B.

    a predominância das variáveis econômicas e sociais sobre as tecnológicas na configuração do ambiente geral na era contemporânea.

  • C.

    a necessidade de enfrentar os desafios cotidianos da gestão, pois as incertezas da era contemporânea não permitem um horizonte de ação a longo prazo.

  • D.

    a natureza multivariada e complexa do ambiente, tanto geral como de tarefa, no qual atuam essas organizações.

  • E.

    o tipo de ambiente de tarefa extremamente competitivo que exige controle centralizado por parte da direção.

Uma organização submetida à pressão competitiva em função da desregulamentação do mercado onde atua, deve priorizar como objetivo de alcance estratégico:

  • A.

    aumentar a nacionalização de matéria-prima e componentes da empresa.

  • B.

    tornar a empresa uma Organização Cidadã.

  • C.

    diminuir o tempo de resposta às solicitações de clientes.

  • D.

    reduzir custos com a matéria-prima.

  • E.

    realizar joint ventures com outras empresas no país ou em outros países.

A implantação de uma gestão estratégica de projetos no setor público precisa levar em conta, principalmente, que

  • A.

    a estrutura de poder formal no setor público é mais próxima do informal do que no setor privado.

  • B.

    a decisão quanto aos objetivos está centralizada em poucos órgãos.

  • C.

    no setor público é maior a tendência à continuidade administrativa do que no setor privado.

  • D.

    é maior no setor público a dispersão dos atores responsáveis pela tomada de decisão e menor o consenso sobre os objetivos a serem alcançados.

  • E.

    há menor competência no setor público para o uso adequado das ferramentas de planejamento e controle.

O primeiro passo no processo de planejamento é

  • A.

    o estabelecimento racional e sistemático dos programas prioritários.

  • B.

    garantir a aceitação dos gerentes quanto aos objetivos a serem alcançados.

  • C.

    selecionar as subunidades que serão responsáveis pela implantação do plano.

  • D.

    estudar a viabilidade dos programas e a capacidade dos gerentes em realizá-los.

  • E.

    a definição dos objetivos centrais da organização.

Considere o planejamento estratégico como instrumento adequado para a gestão de organizações na sociedade contemporânea. Neste sentido ele

  • A.

    é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a se ajustar a um ambiente complexo, competitivo e mutável.

  • B.

    prescinde da construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura independente dos interesses individuais.

  • C.

    é analítico e envolve a organização como um conjunto de subunidades complexo, abarcando todos os seus recursos para obter efeitos de coordenação das potencialidades da organização.

  • D.

    é orientado para o presente. Seu horizonte de tempo é o curto prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é vista como crucial em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro.

  • E.

    está relacionado com a adaptação do ambiente a uma organização mutável. Para evitar as incertezas, toma suas decisões baseado em dados concretos, não em julgamentos.

A gestão estratégica procura dar respostas às organizações numa era onde a única certeza é a mudança. Portanto, suas decisões normalmente

  • A.

    ocorrem de forma imprevisível; dependem da iniciativa pessoal e têm capacidade de mobilizar toda a organização em torno da liderança.

  • B.

    são tecnicamente complexas; dependem de estruturas hierárquicas verticais e visam eliminar as incertezas ambientais.

  • C.

    não dependem de dados precisos; recorrem a métodos intuitivos e têm visão de curto prazo.

  • D.

    não são rotineiras; mobilizam grandes recursos e estabelecem precedentes para decisões futuras.

  • E.

    resultam de simulações computacionais; são muito caras, mas capazes de prever eventos futuros.

Os conceitos de planejamento e gestão podem ser aplicados pelas organizações à área da comunicação organizacional.

Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, a(s)

  • A. alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.
  • B. participação de profissionais ligados à comunicação na formulação do planejamento estratégico da organização deve ser moderada, a fim de evitar ruídos na comunicação entre a alta administração, os postos gerenciais e os operacionais.
  • C. visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, inclui-se o planejamento estratégico global da organização.
  • D. ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.
  • E. áreas de comunicação e relações públicas devem estar subordinadas aos departamentos de marketing e promoção, tendo como função primária a elaboração de planos de veiculação dirigida.

Considere:

I. O planejamento estratégico ou institucional é genérico, isto é, abrange a organização como um todo, não abordando detalhes específicos de cada departamento ou divisão, sendo direcionado para o longo prazo.

II. O planejamento tático abrange cada um dos departamentos ou divisões da organização, sendo direcionado para o médio prazo, além disso é mais detalhado do que o planejamento institucional.

III. O planejamento operacional inclui cada grupo de tarefas que necessitam ser executadas, é bastante detalhado e é direcionado para o curto prazo.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...