Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização – macroambiente – e no ambiente interno – microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.

Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o

  • A. processo é utilizado para controlar as variáveis controláveis e as não controláveis.
  • B. macroambiente fornece as variáveis não controláveis.
  • C. macroambiente fornece as variáveis controláveis.
  • D. microambiente fornece as variáveis não controláveis.
  • E. micro e o macroambientes fornecem as variáveis controláveis.

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.

O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.

As habilidades conceituais são essenciais aos gerentes de nível tático, que são os responsáveis por interpretar os objetivos estratégicos de uma organização e desdobrá-los em planos operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    a missão

  • B.

    a visão

  • C.

    as políticas

  • D.

    as táticas

  • E.

    os valores

Uma empresa deseja expandir suas vendas para outros países, mas não conta com os recursos necessários para investir nessa ação. Tampouco conta com pessoal capacitado para entender mercados externos e propor ações de marketing. Ao mesmo tempo, seus diretores não querem compartilhar o processo de produção inovador da empresa, que garante uma vantagem competitiva bastante considerável.

A alternativa que envolve menos investimentos, sendo a melhor opção para essa empresa ingressar no mercado externo, é

  • A. licenciamento
  • B. joint venture
  • C. exportação direta
  • D. exportação indireta
  • E. investimento direto

Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum.

Sendo assim, verifica-se que a pesquisa de mercado realizada está baseada em variáveis de segmentação

  • A. situacionais
  • B. geográficas
  • C. demográficas
  • D. psicográficas
  • E. comportamentais

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações.

Considerado uma arma competitiva, o planejamento estratégico

  • A.

    apresenta em sua estrutura os componentes do pensamento estratégico: análise, formulação, organização e implementação da estratégia.

  • B.

    deve ser hermético a ponto de não sofrer interferência das modificações do meio ambiente e dos aspectos competitivos do negócio.

  • C.

    é construído independente das declarações de visão e missão e não se relaciona com os fatores críticos do sucesso da organização.

  • D.

    é ineficiente quando utilizado para determinar estratégias para conseguir vantagem competitiva, já que tais vantagens dependem de uma orientação diferenciada.

  • E.

    tem seu raciocínio orientado para cumprir as metas de curto prazo estabelecidas pelas forças da concorrência.

Maximiano (2008), relativamente ao processo de planejamento, define que “os planos podem ser classificados segundo diferentes critérios e que um dos critérios mais relevantes para os administradores é o critério da permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes”.

Segundo esse autor, são exemplos de planos temporários:

I. O calendário de curso de graduação.

II. O cronograma da construção de um prédio.

III. O orçamento de uma campanha publicitária.

IV. O fornecimento de bolsa de estudo integral para funcionários que atingiram o nível “excelente” na avaliação de desempenho.

Quais estão corretos?

  • A.

    Apenas I e III.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Tanto o levantamento quanto a análise de informações constituem etapas do processo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...