Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, o mercado não se preocupa somente com os números ou com a capacidade produtiva das empresas, mas também com a forma pela qual estas administram os recursos naturais, humanos e com a capacidade na repetição de resultados. Por isso, algumas empresas, baseadas em normas ou padrões, desenvolveram um sistema integrado que cuidará da gestão de alguns itens. Nessa perspectiva, analise os seguintes itens:
I - responsabilidade socioambiental; II - segurança e saúde ocupacional; III - tecnologia da informação; IV - segurança física dos ativos; V - qualidade. São componentes do sistema integrado de gestão APENAS os itensJulgue os próximos itens, a respeito da evolução da administração e do processo administrativo.
Em um cenário classificado como de sobrevivência, a organização deve adotar a estratégia de fortalecer seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades.
Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.
Alinhamento horizontal e vertical e administração proativa são características típicas do modelo estratégico.
O planejamento da alta administração é o
intermediário.
analítico.
estratégico.
operacional.
holístico.
O planejamento é um processo dinâmico e interativo, que pode ser dividido em várias fases. Assim,
o processo de planejamento inicia-se pela elaboração do plano.
o diagnóstico é a última fase do planejamento.
as formas de acompanhamento e controle estão relacionadas à elaboração do diagnóstico.
a definição de metas e prioridades é posterior à elaboração do plano, precedendo o diagnóstico.
a elaboração do plano é precedida pela análise dos dados e informações obtidos.
A criação de diversos cenários no processo de planejamento estratégico é fundamental para que a organização possa
Como recurso para a implantação do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard
A respeito do planejamento estratégico como instrumento de melhoria da gestão nas organizações, assinale a opção correta.
A capacidade de inovação e experimentação está invariavelmente associada à flexibilização das regras organizacionais.
O planejamento estratégico é um instrumento que permite a previsão e o planejamento de ações futuras.
O diagnóstico estratégico é comumente realizado em uma etapa precedente do planejamento estratégico.
A formulação da estratégia diz respeito somente à organização, que deve sempre estar preparada para a mudança, independentemente do ambiente em que esteja inserida.
Na fase de elaboração da estratégia organizacional, devem ser priorizados os aspectos formais do processo, relegando-se o conteúdo a fases posteriores.
A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do tempo de projeção das próprias estratégias.
estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e persuadir outras pessoas.
a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.
O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve
integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.
definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.
enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.
desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.
limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...