Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas

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A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzilos em ação empresarial. Para atingir tais objetivos efetivamente, Henri Fayol definiu um conjunto de funções administrativas essenciais compostas pelos elementos da administração e que constituem o que chamamos de processo administrativo. Esse processo, em sequência lógica, é composto das seguintes funções:

  • A. direção, organização, planejamento e controle.
  • B. planejamento, organização, direção e controle.
  • C. organização, coordenação, comando e controle.
  • D. controle, direção, planejamento e coordenação.

A função administrativa da organização relaciona-se à definição de uma estrutura cuja finalidade é organizar recursos para cumprir metas organizacionais. Para tanto, requer elementos como cadeia de comando, centralização/descentralização, autoridade formal, equipes e mecanismos de coordenação. Porém, o que influencia decisivamente para que a estrutura seja flexível ou rígida depende de fatores contingenciais como os a seguir descritos

  • A. quadro de pessoal, concorrência, volume de recursos financeiros investidos no negócio e estrutura organizacional.
  • B. nível educacional dos funcionários, localização geográfica da empresa, métodos e processos.
  • C. cargos e funções estratégicas, recursos estratégicos e padrões de liderança e motivação adotados.
  • D. ambiente, estratégia, dimensão/ciclo de vida, tecnologia da produção e interdependência departamental.

Processo Administrativo é o nome dado ao conjunto de funções administrativas, envolvendo planejamento, organização, direção e controle.

Sobre a função planejamento, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O planejamento operacional é amplo, abrange toda a organização e é projetado para o longo prazo.

( ) O planejamento tático abrange cada departamento ou unidade da organização e, geralmente, é projetado para o médio prazo.

( ) O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é

  • A. V V F
  • B. V F V
  • C. F V F
  • D. F V V
  • E. F F V

No que se refere a organizações formais modernas e a processo organizacional, julgue os itens a seguir. As unidades estratégicas de negócios são utilizadas para propiciar o desenvolvimento das competências centrais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo, referente às funções da administração, e assinale a alternativa correta.

I. A direção consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização.

II. O controle é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. A organização procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização para que estes alcancem os objetivos estabelecidos eficientemente. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.

III. O planejamento é a função da administração que assegura que os objetivos estão sendo alcançados. Consiste na monitoração e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados e na correção dos desvios que se verifiquem. A função de controle envolve: a definição de medidas de desempenho, a verificação sistemática do desempenho efetivo, a comparação entre os padrões e objetivos planejados e o desempenho efetivamente observado, e, finalmente, o estabelecimento de medidas corretivas, no caso de se verificarem desvios significativos. É por meio da função de controle que a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. Todas as afirmações estão incorretas
  • B. Apenas a afirmação I está incorreta
  • C. Apenas a afirmação II está correta
  • D. Apenas a afirmação III está incorreta
  • E. Apenas a afirmação I está correta

Em relação às funções administrativas planejamento, organização, direção e controle, assinale a opção correta.

  • A. A finalidade do controle como função administrativa é inibir desvios comportamentais indesejáveis e não aceitáveis na organização.
  • B. A ênfase na qualidade é uma abordagem típica da função de planejamento, com foco na eficiência requerida nos planos estabelecidos.
  • C. Todas as funções administrativas — planejamento, organização, direção e controle — são interpessoais e se correlacionam entre si, e somente a função de planejamento possui segregações conforme o nível institucional, seja estratégico, tático ou operacional.
  • D. A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na direção e, quando dessa definição, devem ser direcionados os esforços à orientação estratégica.
  • E. Melhoria no controle e administração do tempo, foco e flexibilidade são benefícios alcançados por meio da elaboração de planos orientados para o alcance de objetivos propostos no planejamento.

O processo administrativo, segundo Chiavenato, possui quatro funções básicas, a saber: planejamento, organização, direção e controle.

Relativamente à função controle, considerada como um processo cíclico, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas quatro fases.

  • A. Acompanhamento da execução / identificação de inconformidades e adoção de medidas corretivas / definição de novos processos / implantação.
  • B. Análise dos resultados / definição de metas / ações de reforço para aplicação de boas práticas / acompanhamento das ações de melhoria para assegurar o cumprimento das metas.
  • C. Definição dos padrões de desempenho / monitoração do desempenho / comparação do desempenho com os padrões / adoção de ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
  • D. Monitoração dos processos definidos / identificação e eliminação de inconsistências / implantação / avaliação das metas alcançadas por intermédio de indicadores.

O diretor de recursos humanos de uma empresa de varejo recebeu as seguintes incumbências: estabelecer metas de desempenho para os empregados da empresa; definir a estrutura de cargos e salários; implementar as políticas organizacionais relativas à gestão participativa. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

  • A. controle; planejamento; direção;
  • B. planejamento; organização; direção;
  • C. direção; organização; organização;
  • D. planejamento; planejamento; direção;
  • E. direção; planejamento; organização.

Um gerente da área de finanças afirmou que é responsável pela elaboração de orçamentos, pela composição da estrutura de financiamento e pela aplicação dos recursos financeiros da empresa em que trabalha. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

  • A. controle; planejamento; direção;
  • B. organização; planejamento; controle;
  • C. direção; organização; direção;
  • D. planejamento; direção; organização;
  • E. planejamento; organização; organização.

Diversos autores, como Henry Fayol, William Newman e Harold Koontz, trouxeram importantes contribuições ao conhecimento sobre as funções exercidas em uma organização e aquilo que cabe aos administradores. Considerando a síntese das diversas abordagens sobre o tema, tem-se que

  • A. organização é a única atividade não passível de delegação, sob pena de propiciar o denominado ajuste espontâneo.
  • B. planejamento é, a rigor, a única atividade própria do administrador, sendo todas as demais de natureza operacional.
  • C. direção, também denominada liderança ou coordenação, se traduz no estabelecimento de objetivos e metas.
  • D. controle compreende medir o desempenho dos subordinados e também adotar ações corretivas.
  • E. comunicação é considerada, atualmente, a essência da atuação do administrador, exercida, precipuamente, no âmbito externo à organização.
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